É ilícita a escolha do nome do Presidente do LACTEC por Beto Richa, que desrespeita o Ministério da Justiça

O novo diretor-superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, Omar Sabbag Filho, e o vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns

A Câmara de Vereadores de Curitiba aprovou ontem uma emenda à Lei Orgânica de Curitiba que vai permitir que um vereador assuma o cargo de Diretor de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIP, sem perder o mandato.

Pelo jeito o Governador Beto Richa continua mandando na Câmara de Vereadores de Curitiba. Essa alteração legislativa pretende beneficiar diretamente o vereador tucano Omar Sabbag Filho, escolhido pelo Governador Carlos Alberto Richa, também do PSDB, já no início de seu mandato, para dirigir o Lactec – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento, uma associação privada qualificada como OSCIP, com a Companhia Paranaense de Energia (COPEL), a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), a Associação Comercial do Paraná (ACP) e o Instituto de Engenharia do Paraná (IEP), como associados.

O absurdo é que dos 33 vereadores presentes, 32 votaram a favor da mudança. Professora Josete do PT foi o único voto contrário.

Essa alteração legislativa municipal é inconstitucional, uma vez que quem proíbe que agente público assuma a Diretoria de uma OSCIP é a Lei Nacional 9.790/99.

O parágrafo único do art. 4º da Lei das OSCIPs permite que agentes públicos participem apenas dos Conselhos das OSCIPs, e não da Diretoria, e ainda veda qualquer remuneração ou subsídio.

O Ministério da Justiça, órgão responsável pelas OSCIPs também tem essa posição, inclusive ao ampliar o entendimento também para agentes públicos municipais e estaduais. Veja no site do Ministério da Justiça.

O advogado André Passos, ex-Vereador de Curitiba pelo Partido dos Trabalhadores, comunicou ao Blog do Tarso que se ainda fosse vereador teria votado contra essa lei inconstitucional.

O Blog do Tarso acionará o Poder Judiciário e o Ministério da Justiça, contra a lei municipal inconstitucional e contra a nomeação ilícita do Presidente da LACTEC pelo Governador Beto Richa.

Mais uma ação do Blog do Tarso contra Carlos Alberto!

Todos os princípios da nossa Constituição

Por EGON BOCKMANN MOREIRA (Gazeta do Povo de hoje)

É imperioso repetir à exaustão que não há legalidade sem obediência à moralidade ou sem a publicidade dos atos e contratos; que são ilegais os atos praticados para beneficiar amigos e parentes

Continuar lendo

Texto de Marcos Coimbra contra o Distritão

Distritos e distritões

Por Marcos Coimbra (Sociólogo e Presidente do instituto Vox Populi)
Correio Braziliense – 13/03/2011 (contribuição do Blog da Desi)
Se formos em frente na adoção do voto distrital, é bom prestar atenção no risco de termos distritos “artificiais”, criados com base em cálculos que levam em conta apenas as vantagens que seus autores pensam auferir do modelo

Traiano nega que Beto Richa irá vender a CELEPAR, mas não desmente a privatização dos seus serviços

Danilo Scalet (Diretor de Tecnologia da Informação da CELEPAR), Jacson Carvalho Leite (Diretor Presidente da CELEPAR) e o Governador Beto Richa. Foto: Ricardo Almeida / AENotícias

O líder do Governo Beto Richa na Assembléia Legislativa, Ademar Traiano (PSDB), desmentiu que a Companhia de Informática do Paraná – CELEPAR será vendida. Mas infelizmente ele não desmentiu o que o Presidente da Companhia Jacson Carvalho Leite falou e o que o Governador Carlos Alberto confirmou, de que serão privatizados os serviços da Companhia.

Veja as blogadas Beto Richa irá privatizar serviços da CELEPARBeto Richa menospreza serviços de TI e confessa, meio envergonhado, que ira privatizar serviços da CELEPAR

Curso: Processo Civil na Propriedade Intelectual