A ideologia

Por Leandro Konder – Brasil de Fato – 10/02/2011

Sem a ideologia, tendemos a atrofiar e empobrecer nossa relação conosco mesmos

Continuar lendo

Lula não privatizou a saúde. FHC sim.

Hoje na Gazeta do Povo foi publicado o artigo “Privatização à vista?”, da Professora Rosane Kolotelo Wendpap (clique aqui para acessar). O texto trata da empresa pública na área da saúde que Lula criou em seu governo. Sobre o tema veja o meu “Lula criou uma empresa pública da saúde” (clique aqui para acessar). A autora diz que essa mesma Lei o ex-Presidente FHC assinaria. Ora, o modelo de FHC para a saúde era de privatização via organizações sociais, conforme explico no “Bresser-Pereira, FHC e a privatização da saúde” (clique aqui para acessar). São modelos bem diferentes, pois enquanto as empresas criadas por Lula fazem parte da Administração Pública Federal indireta, as organizações sociais criadas por FHC são entidades privadas do Terceiro Setor, de fora da Administração Pública, que não fazem licitações ou concursos públicos e são contratadas também sem licitação.

A professora questiona o “dogmatismo ideológico” mas diz que Lula atuou igual a forma que FHC atuaria, o que entendo ser um equívoco; e ainda dá a entender que críticas à privatização na época eleitoral não passa de oportunismo. Será que ela também não é dogmática em sua ideologia contrária aos governos petistas?

Apenas mais duas correções ao texto de hoje: em empresas estatais não há cargos comissionados, mas no máximo “empregos” de confiança, e também não há estabilidade dos servidores celetistas nessas empresas, o que há, em alguns casos, é a chamada “estabilidade branca”.

Estudante de Direito da Universidade Positivo foi vencedor no concurso de monografias da FEMPAR

Os estudantes de Direito da Universidade Positivo tiveram expressiva participação no IV Concurso de Monografias da FEMPAR. O aluno Edson do Nascimento Ferreira foi o vencedor do certame com o trabalho “O crime de gestão temerária de instituições financeiras e as funções garantidoras do princípio da legalidade (…)”, sob a orientação do professor Alessandro Silvério.

Além dele, Iverlei de Toledo Marcondes Teixeira foi classificado em quarto lugar com a monografia intitulada “Leitura crítica do papel do juiz no processo penal”. O trabalho foi orientado pela professora Érica Hartmann.

Sou da geração X… e vc?

Publicado hoje na Folha de S. Paulo

Por MÁRION STRECKER

Gen X, Y ou Z? Qual é a sua?


Classificar as pessoas em gerações sempre causa controvérsias; além disso, depois do Z, o que vem?


Continuar lendo

Partido dos Trabalhadores faz hoje 31 anos

Lula diz que Consenso de Washington fracassou, a direita corrói o Estado do Bem-Estar Social, devemos resgatar as melhores tradições revolucionárias e humanistas e depois de FHC o Brasil afastou-se do neoliberalismo.

O ex-Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em seu discurso no Fórum Social Mundial 2011, em Dakar, disse que:

a) a história não acabou;

b) o Consenso de Washington fracassou;

c) não podemos sucumbir à tentação de substituir o neoliberalismo falido por um nacionalismo primitivo, conservador e autoritário como o da direita européia e norte-americana;

d) que a direita européia e norte-americana utiliza os imigrantes como bodes expiatórios, corrói o Estado do Bem-Estar e investe contra os direitos dos trabalhadores;

e) devemos resgatar as melhores tradições revolucionárias e humanistas;

f) que a partir de 2003 o Brasil resgatou sua soberania política e econômica e afastou-se com determinação do neoliberalismo.

Veja abaixo a íntegra do discurso:

Continuar lendo