
Sede do Instituto Publix
O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER, autarquia vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura do Paraná, contratou uma consultoria externa, o Instituto Publix, de Brasília (DF), que vai desenvolver um novo modelo de gestão para resultados.
O Instituto Publix é responsável em propor privatizações/terceirizações por meio de organizações sociais – OS e PPP – parcerias público-privadas, o que é uma fuga ao concurso público, às licitações e ao regime jurídico administrativo. Basicamente o seu lema e objetivo é o fim da Administração Pública idealizada por Max Weber e implementação da chamada Administração Pública Gerencial, que surgiu no Brasil junto com o neoliberalismo da década de 90, no governo do presidente FHC.
Pretendem copiar modelos privados no Poder Público, que muitas vezes não é compatível com a Constituição brasileira de 1988. Fim do controle por meio de procedimentos e apenas controle de resultados, com o falso discurso da “eficiência privada”.
O Instituto Publix já havia sido contratado pelo Município de Curitiba quando Beto Richa era prefeito e pela Sanepar, na gestão do atual governador.
A pergunta que fica: o governo Beto Richa (PSDB), além de querer a aplicação do neoliberalismo-gerencial no Paraná, contratou o Instituto por meio de licitação?
A mesma Publix que realizou o choque de gestão em MG na gestão Aécio Neves, e a mesma Publix que realizou consultoria na gestão do Ducci em Curitiba………
CurtirCurtir
A resposta ao seu ultimo parágrafo é muito simples, provavelmente devem ter realizado licitação sim, mas na modalidade carta convite, aí o professor Tarso, me pergunta mas como carta convite? E eu digo simplesmente burlando a lei de licitações apesar desse tipo de modalidade ser reservada ao limite neste caso de R$ 80.000,00, simplesmente eles subvertem esse procedimento lhe retirando a publicidade ou seja “errei de propósito a modalidade”, porém como a carta convite dispensa publicidade ninguém vai ficar sabendo pelo menos por enquanto.
Provavelmente, não é esse edital do link abaixo que trata da contratação da Publix pela prefeitura e Curitiba da época do Beto Richa, mas dá uma olhada, recentemente o IPPUC se utilizou da carta convite num contrato com orçamento disponível R$1.370.000,00 (Um milhão trezentos e setenta mil reais), incluindo os impostos, eu não sei o que o Beto Richa pretende com a “Privatix”, mas a consultoria não será para dar pitacos na Emater, afinal de contas por sorte daquele pessoal o Requião a transformou numa autarquia, mas o que sobra? Copel, Sanepar, Compagás, que tal?
“http://ippucweb.ippuc.org.br/ippucweb/sasi/arquivos/licitacao/L73/L73_001.pdf”
CurtirCurtir
Prezado Tarso, é muito simples você ter certeza se isso que acusa é verdade ou não. Porque gritar sem provar também não compensa, não é honesto com ninguém. Basta ver as empresas que participaram da carta convite e ver se os sócios tem algum vínculo com a referida empresa, isso você ver digitando na internet mesmo. Se não tiver apaga sua matéria. Se tiver siga em frente!
CurtirCurtir
Favor verificar e encaminhar para mim…
CurtirCurtir
MARMELADA PRÓXIMA OU NA HORA DA MORTE POLÍTICA E ADMINISTRATIVA DE UM (DES) GOVERNO MOLENGA E FRACASSADO QUE ESTÁ EM QUEDA LIVRE PERANTE A OPINIÃO PÚBLICA ONDE A PROPAGANDA NÃO ESTÁ DANDO O JEITO! MATA MAIS! E PIOR QUANDO ESSA MARMELADA VEM ENVENENADA COM A SICUTA OU O ARSENICO DO ODIADO E DESTRUTIVO NEOLIBERALISMO QUE É O MANTO PROTETOR DAS ELITES RICAS ARROGANTES, EGOÍSTAS, GANANCIOSAS E DESUMANIZADAS QUE NÃO GOSTAM DE REPARTIR, PREGANDO FALSAMENTE “QUE A DEMOCRACIA (CONTROLADA POR ELES ATRAVÉS DO DINHEIRO E DA DISCRIMINAÇÃO) DÁ CONDIÇÕES IGUAIS A TODOS (DEMISSÕES E MÃO DE OBRA BARATA QUE REBAIXA O SER HUMANO Á CONDIÇÃO DE INSETOS) QUE DEPENDE DE CADA UM (COM FALTA DE OPÇÕES INDO PARA INFORMALIDADE ALGUMAS VEZES ATÉ CRIMINOSA) CHEGAR AONDE QUER!” ENTÃO É ISSO QUE O “PIAZÃO DE CONDOMÍNIO” BETO (PLAYBOY NEOLIBERAL) RICHA QUER: DESCONSTRUIR, FATIAR E AFUNDAR O ESTADO DO PARANÁ DEIXANDO OS FARELOS PARA QUEM FOR ASSUMIR EM 2015! SABENDO DESDE JÁ QUE NÃO VAI SER ELE O PRÓXIMO GOVERNANTE! RESUMINDO, ISTO TEM UM NOME: IRRESPONSABILIDADE!
CurtirCurtir
Tarso, parece que o Homero (IMAP) tem alguma participação com essa publix, indireta mas tem !
CurtirCurtir