Gustavo Fruet vai entrar com ação judicial contra ICI e Dataprom para obter código fonte de software

526898_621350297905772_1609014617_n

Sempre disse que o ICI – Instituto Curitiba de Informática era uma caixa-preta que foi criada pelo ex-prefeito Cassio Taniguchi (ex-PFL) e mantido pelos ex-prefeitos Beto Richa (PSDB) e Luciano Ducci (PSB) para burlar o concurso público, as licitações e o controle social e do Tribunal de Contas.

Sempre disse que o ICI era apenas um intermediador entre a Prefeitura de Curitiba e grandes empresas de informática, que ganhavam milhões de dinheiro público sem licitação.

Sempre disse que todos os softwares desenvolvidos com dinheiro do povo curitibano não eram softwares livres, mas sim softwares proprietários, que ficavam em nome das empresas privadas e do ICI. Ao contrário da Celepar, que durante o governo Roberto Requião (PMDB) desenvolvia softwares livres que ficavam em nome da Celepar e do Estado do Paraná.

Pois bem, o prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), resolveu entrar na Justiça para obter o código fonte do Sistema de Bilhetagem Eletrônica do transporte coletivo, desenvolvido pela empresa Dataprom.

Ele tentou negociar, mas como eu previa, não houve negociação entre Urbs, ICI e a própria Dataprom, pois o negócio dessa gente é ganhar dinheiro público sem grandes complicações ou controles.

O código é necessário para a prefeitura de Curitiba fazer a licitação da manutenção do sistema de bilhetagem, abrindo um mercado que hoje é exclusivo da Dataprom, sem licitação.

Segundo Gustavo a licitação abriria caminho para possível aprimoramento e barateamento do serviço, com reflexos diretos no custo da tarifa de ônibus.

Onde estava o Ministério Público, o Tribunal de Contas e o Poder Judiciário, que deixaram isso acontecer desde a década de 90?

Que as autoridades públicas e privadas sejam responsabilizadas, e que a tecnologia da informação e comunicação fique nas mãos do Município de Curitiba, dos curitibanos, e não do ICI ou empresas privadas beneficiadas todo esse tempo sem licitação.

6 comentários sobre “Gustavo Fruet vai entrar com ação judicial contra ICI e Dataprom para obter código fonte de software

  1. Pingback: Gustavo Fruet vai entrar com ação judicial contra ICI e Dataprom para obter código fonte de software | C O O LTURA
  2. Ihhhh…o Fruet vai levar mais uma derrota pelas ventas….no mínimo vai ter de pagar um monte de dinheiro que está devendo…..
    Que decepção em ter votado nesse prefeito….em lugar de negociar como gente grande e garantir o melhor pra popoulação, vai dar uma de piá pançudo de novo….daquele jeito com que a molecada faz quando joga bolinha de gude…. O pessoal de dentro do ICI está falando que nem nas reuniões do Conselho, que é o forum adequado pra resolver as coisas, os gloriosos representantes do Fruet não aparecem… Consta que não aparecem desde Março….ou seja, não querem resolver nada: ou porque não têm capacidade , ou porque estão perdidos,mesmo depois de 9 meses de gestão….Falta muito pra próxima eleição pra prefeito??????

    Curtir

  3. Ele vai querer a propriedade intelectual, tal como já se fizeram com as patentes dos remédios do cocktail de tratamento do HIV, se for essa a estrategia, talvez tenha algum sucesso, senão vai perder, aliás pra que ele quis ser prefeito mesmo?

    Curtir

  4. Pingback: Governo Beto Richa contratou a Dataprom que está sendo questionada na Justiça por Gustavo Fruet | Blog do Tarso
  5. E adivinha quem é o dono da Dataprom?? Além de controlar a bilhetagem, controla os radares, e a manutençao semafórica. A PMC esta amarrada com esta empresa há muito tempo. Que tal uma hospedagem no hotel MABU???

    Curtir

Deixe um comentário