Por uma sabatina pública na Assembleia Legislativa para eleição de Conselheiro do TC

img_61093_20130520

Hoje será instalada na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná a comissão responsável por analisar o currículo dos candidatos à vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas, além de suas certidões negativas, por meio de uma sabatina.

A comissão é formada pelos deputados estaduais Tadeu Veneri (titular) e Elton Welter (suplente) do PT; Caíto Quintana (titular) e Gilberto Martin (suplente) do PMDB; Francisco Bührer (titular) e Mara Lima (suplente) do PSDB; Elio Rusch (titular) e Pedro Lupion (suplente) do DEM; e Wilson Quinteiro (titular) e Hermas Brandão Júnior (suplente) do PSB.

Eles vão entrevistar e homologar os candidatos inscritos em até três dias. A eleição está prevista para os dias 14 a 17 de julho.

Há uma briga na AL se as sabatinas serão públicas e transparentes ou não. O deputado Tadeu Veneri (PT) defende que a sabatina seja pública e que a AL deve escutar os protestos dos últimos dias: “O que um candidato fala para nós deve ser dito para toda a sociedade. Esse processo não deve ficar restrito aos deputados, não é bom que elas sejam fechadas”.

Será a comissão que escolherá a transparência da sabatina. Entendo que ela deve ser pública!

Post correlato: Sou candidato ao cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná

Um comentário sobre “Por uma sabatina pública na Assembleia Legislativa para eleição de Conselheiro do TC

  1. Eu complementaria: pela Universidade pública (como a sabatina) e gratuita! Aproveitando seu notório conhecimento jurídico, a sabatina ocorre no sábado? Ou pode ocorrer numa quarta-feira, dia da quartina?

    Curtir

Deixe um comentário