Ministério Público do Paraná dá mau exemplo ao criar cargos comissionados

Sou um defensor do Ministério Público, inclusive do seu papel de investigador. O Ministério Público do Estado do Paraná sempre foi tímido na fiscalização da Administração Pública, principalmente nas grandes questões relativas ao Poder Executivo, Poder Judiciário e Poder Legislativo. Muitas vezes é duro com os “bagrinhos” mas silente com os governadores, prefeitos, deputados, desembargadores e juízes poderosos.

Nos últimos anos o MP/PR vem fazendo um importante papel tentando limitar o número de cargos comissionados, sem concurso público, existente nas câmaras municipais e na Assembleia Legislativa do Paraná. Está exigindo que pelo menos a maioria dos cargos, mais de 50%, sejam ocupados por servidores concursados. Ótima medida, é moralizante, um mínimo a ser exigido, um começo, mas ainda não é o ideal.

Não há na Constituição ou na Lei um percentual máximo de comissionados na Administração Pública, mas a regra segundo o art. 37, II, da Constituição da República é o concurso público. Assim, entendo que esse percentual de comissionados deveria ser de no máximo 5 a 10%.

O problema é que agora o Ministério Publico do Paraná está dando mau exemplo ao criar um número exagerado de cargos comissionados. Depois de pouco mais de 4 meses da criação de 180 cargos comissionados de assessor de promotoria, o MP enviou à AL/PR projeto de lei para a criação de mais 69 cargos comissionados. O MP passará a ter 871 servidores efetivos e 795 comissionados.

O pior de tudo é a justificativa do procurador-geral de justiça do Paraná, Gilberto Giacoia. Ele diz que há uma defasagem na estrutura do MP com relação ao Judiciário, e que o MP estaria dentro do limite de 50% que ele cobra do Poder Legislativo. Ele dá a entender que no MP não há aparelhamento e que os promotores acabam escolhendo  pessoas de confiança capacitadas.

Ora, ora, ora. Isso é um absurdo! Os assessores dos promotores devem ser concursados! É o concurso público que vai dizer que a pessoa é capacitada ou não para o cargo. Não sou contra o MP estruturado, desde que com servidores concursados. O Poder Legislativo deve diminuir muito do limite de 50%, e não o MP deve chegar ao limite estabelecido por ele mesmo.

Como ja disse aqui. Cargos comissionados servem para, de forma excepcional, serem preenchidos por pessoas de confiança de um agente político que vence uma eleição e pretende implementar políticas públicas vencedoras do pleito. E isso não se aplica para assessores de promotores. No máximo, isso se aplicaria para alguns assessores diretos do procurador-geral.

Ministério Público do Paraná: dê exemplo. Para que o MP possa continuar a ser defendido pela sociedade paranaense e brasileira.

Luciano Ducci será a Dilma do Beto Richa?

dilma-ducci

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Partido dos Trabalhadores) é considerado o maior presidente do Brasil de todos os tempos. Mas Lula exerceu um papel político em seu governo, decidindo as grandes questões de Estado e de Governo. Quem fazia a gestão do dia-a-dia da Administração Pública Federal foi a então Ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT).

“Dilma” virou sinônimo de ótima gestora, tanto e que quando a senadora do Parana, Gleisi Hoffmann (PT), foi escolhida como Ministra da Casa Civil de Dilma. Virou a “Dilma da Dilma”.

O governo Beto Richa (PSDB) vive uma grande crise no Paraná, já na metade de sua gestão, quase nada fez. Beto vai fazer uma reforma do seu secretariado no início de 2013, para tentar salvar seu governo da tragédia.

Conforme informado em primeira mão no Blog do Tarso, Beto Richa pensa em escolher o prefeito de Curitiba derrotado ainda no primeiro turno, Luciano Ducci, como presidente da Copel, com salário de mais de R$ 50 mil. Após essa denúncia, Beto Richa talvez desista de colocar Ducci na Copel e pode fazer de Ducci o gestor do governo Richa. Ducci seria, assim, a “Dilma do Beto”. Mas é claro, com grande chance de ser um novo vexame. Se Ducci é um poste, Beto não é o Lula.

Por favor 2014, chega logo!

A Lista Proibida do Blog do Tarso voltou!

Após o sucesso da Lista Proibida do Blog do Tarso dos vereadores para a eleição de 2012 (veja aqui), que foi importante para o baixo número de vereadores reeleitos, informo que a Lista Proibida voltou, mas desta vez vai apontar os deslizes dos deputados estaduais e federais do Paraná.

Ajude a Lista Proibida com novos nomes e justificativas.

Deputados estaduais e federais que pretendam ver seus nomes retirados da lista, favor enviar solicitação com justificativa.

Veja a Lista Proibida do Blog do Tarso com os deputados estaduais e federais do Paraná, clique na imagem acima.

Parabéns Dilma pelo aniversário e pela aprovação de 78%

14dez2012-a-presidente-dilma-rousseff-participa-de-cerimonia-na-tumba-do-soldado-desconhecido-em-frente-ao-kremlin-em-moscou-1355483050500_956x500

Presidenta Dilma Rousseff passa o seu aniversário de 65 anos na Rússia

A presidenta Dilma Rousseff continua sendo a franca favorita para se reeleger em 2014, seja de Aécio Neves (PSDB), Geraldo Alckmin (PSDB) ou Eduardo Campos (PSB).

A pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje informo que 78% dos brasileiros aprovam o modo de governar da presidenta Dilma. Subiu um ponto de setembro, e a desaprovação caiu de 18% para 17%.

A popularidade do governo Dilma é menor que a do segundo mandato de Lula, pois em dezembro de 2008 84% aprovaram a maneira de Lula governar, mas Dilma bate Lula se for comparado ao primeiro mandato de Lula, pois em novembro de 2004 Lula tinha 62% de aprovação.

Pesquisa realizada entre dos dias 6 e 9 de dezembro de 2012, com 2.002 eleitores com mais de 16 anos em 142 municípios, com margem de erro de dois pontos percentuais.

Parabéns Dilma pelos 65 anos!

Pergunta do dia: Beto Richa, o subsídio do transporte coletivo de Curitiba será mantido com Gustavo Fruet? Ou seria mantido apenas se vencesse Luciano Ducci?

governador beto richa recebe o prefeito eleito gustavo fruet. governador beto richa recebe o prefeito eleito gustavo fruet.

Charge do dia: Gustavo Fruet e Beto Richa

598635_337128636395287_2134052883_n