A hora da verdade para Lula e o PT

pt A hora da verdade para Lula e o PT

Do Balaio do Kotscho, por Ricardo Kotscho

Caros leitores,

pelos comentários enviados até agora, dá para perceber como o tema do texto abaixo provocou opiniões polêmicas, com muitos discordando de mim, o que só mostra duas coisas: a riqueza da democracia e do debate na internet, em que não há espaço para a unanimidade, ao contrário do que ocore com o pensamento único da grande imprensa.

Só esqueci de responder uma coisa ao leitor Fernando Aleador, que me levou a escrever este post: imparcialidade não existe no jornalismo.

Todos os jornalistas e donos de meios de comunicação têm lado. Só escrevo o que penso e sinto, sem pedir licença nem querer agradar ou desagradar a ninguém.

Nem precisava dizer isso para quem acompanha meu trabalho há quase 50 anos, mas para os que estão chegando agora é bom repetir: meu lado é o do Lula, do PT e o da maioria do povo brasileiro, que venceu 500 anos de opressão e hoje vive num país melhor e mais justo.

Ricardo Kotscho

***

“Por que o bloguista inexplicavelmente não conta nada sobre Rosemary e o possível envolvimento do ex-presidente Lula em algumas operações ilícitas? Aonde está a sua imparcialidade de jornalista?”, pergunta o leitor Fernando Aleador, em comentário enviado às 04h57 desta sexta-feira.

Tem toda razão o leitor.

Demorei para escrever e dar esta resposta porque, para mim, estes últimos foram os dias mais difíceis da minha já longa carreira, posto que os fatos envolvem não só velhos amigos meus, como é do conhecimento público, mas um projeto político ao qual dediquei boa parte da minha vida.

Simplesmente, não sabia mais o que dizer. Ao mesmo tempo, não podia brigar com os fatos nem aderir à guerra de extermínio de reputações e de desmonte da imagem do ex-presidente Lula e do PT que está em curso nos últimos meses.

A propósito, escrevi no começo de novembro um texto que se mostrou premonitório sob o título “O alvo agora é Lula na guerra sem fim”, quando o STF consumou a condenação dos ex-dirigentes do PT José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares.

De uma hora para outra, a começar pelo julgamento do mensalão, até chegar às revelações da Operação Porto Seguro, o que era um projeto vitorioso de resgate da cidadania reconhecido em todo o mundo levou um tiro na testa e foi jogado na sarjeta das iniquidades.

“O que me intriga é saber por que agora, por que assim e por que tamanha insistência. É claro que o esforço para acabar com a corrupção é legítimo e louvável, mas não terminaram recentemente de sangrar o PT até a entrada do necrotério? Quem estaria sedento por mais?”, pergunta-se a colunista Barbara Gancia, na edição de hoje da Folha, e são exatamente estas as respostas que venho procurando para entender o que está acontecendo.

Talvez elas estejam na página A13 do mesmo jornal, em que se lê: “FHC acusa Lula de confundir interesses públicos e privados”. Em discurso num evento promovido pelo PSDB no Jóquei Clube de São Paulo, na quinta-feira, o ex-presidente pontificou, mesmo correndo o risco de falar de corda em casa de enforcado:

“Uma coisa é o governo, a coisa pública, outra coisa é a família. A confusão entre seu interesse de família ou seu interesse pessoal com o interesse público leva à corrupção e é o cupim da democracia”.

Sem ter o que propor ao eleitorado, após sofrer três derrotas consecutivas nas eleições presidenciais, e perder até mesmo em São Paulo na última disputa municipal, o PSDB e seus alíados na mídia e em outras instituições nacionais agora partem para o vale-tudo na tentativa desesperada de eliminar por outros meios o adversário que não conseguem vencer nas urnas.

Nada disso, porém, exime o ex-presidente Lula e o PT de virem a público para dar explicações à sociedade porque não dá mais para fazer de conta que nada está acontecendo e tudo se resume a uma luta política, que é só dar tempo ao tempo.

A bonita história do partido, que foi fundamental na redemocratização do país, e a dos milhões de militantes que ajudaram a levar o PT ao poder merecem que seus líderes venham a público, não só para responder a FHC e às denúncias sobre a Operação Porto Seguro publicadas diariamente na imprensa, mas para reconhecer os erros cometidos e devolver a esperança a quem acreditou em seu projeto político original, baseado na ética e na igualdade de oportunidades para todos.

Chegou a hora da verdade para Lula e o PT.

É preciso ter a grandeza de vir a público para tratar francamente tanto do caso do mensalão como do esquema de corrupção denunciado pela Operação Porto Seguro, a partir do escritório da Presidência da República em São Paulo, pois não podemos eternamente apenas culpar os adversários pelos males que nos afligem. Isso não resolve.

Mais do que tudo, é urgente apontar novos caminhos para o futuro, algo que a oposição não consegue, até porque não há alternativas ao PT no horizonte partidário, para uma juventude que começa a desacreditar da política e precisa de referências, como eu e minha geração tivemos, na época da luta contra a ditadura.

Conquistamos a democracia e agora precisamos todos zelar por ela.

5 comentários sobre “A hora da verdade para Lula e o PT

  1. Tarso, na mnha modesta opinião, com todo respeito aos amigos do PT, mas essa hora da verdade foi faz tempo, quando deveriam ter punido e expulsado os mensaleiros, depois quando não aceitam o julgamento (é um direito), mas fazer nota oficial de partido contra a decisão do STF passou do ponto, e agora no caso Rosemarygate provavelmente vão querer acochambrar também, então a meu ver essa hora da verdade já foi e o partido já ficou marcado por esses escandalos, não que os outros não tenham, mas quando votei no PT (acredite – já briguei na rua por causa de um adesivo do Lula no meu carro lá pelos idos de 1992…), eu queria algo diferente de tudo o que está aí…

    Curtir

  2. Concordo plenamente com Luciano Coelho, já não sou mais moleque e o que vemos o tempo todo é corrupção… Os políticos fizeram no País a corrupção profissionalizantes, e os presidentes que antecederam-nos só mentiram para o povo brasileiro, inclusive com a falácia da reforma política e outras reformas que ñ passaram de um grande engodo.

    Curtir

  3. O que é mais gozado,é que o PSDB,que saiu do PMDB,com a bandeira da anticorrupção,esqueceu rápido a sua proposta original,comprou não uns poucos deputados(Mensalão),mas muitos,sabe-se lá quantos,para aprovar a reeleição,de forma aberta,quando o PC Farias do FHC,Sergião Motta,que felizmente não era meu parente,o meu Mota é com umTê só,andava com uma mala de viagem,no porta malas do carro,cheia de dinheiro(aquelas de rodinha)e convencia os deputados indecisos,a votar pela reeleição.Não vamos esquecer,que o vice do Serra,Índio da Costa e seus familiares deram um prejuizo ao sistema financeiro,só de Três milhões e cem mil reais,segundo o Banco Central(Banco Cruzeiro do Sul),ha desculpe eu esqueci,ele não é Tucano,é do DEM,exPFL,exPDS,ex ARENA,mas muito EXPERTO,como diz um amigo meu,só trocaram o M pelo S

    Curtir

  4. mas isso daqui não eh um blog, é um lugar glorificando petistas e aliados e contra atacando tudo que ataca eles com o argumento que a mídia controla nossa opinião contra o governo. ABRAM A PAGINA DA VEJA NOS TEMPOS DE FHC E PAREM DE CHORAR QUE ESTÃO SENDO ATACADOS,AO MENOS DEFENDAM O COMBATE AO VÍRUS DE CORRUPÇÃO QUE O PT INFESTOU PELO PAIS.

    Curtir

  5. Pequena correção ao meu comentário,o rombo do Banco Cruzeiro do Sul é de três bilhões e cem milhões,os donos:a família INDIO DA COSTA(vice do Serra)perto doa AP 470,soa como piada.de mau gosto claro…

    Curtir

Deixe um comentário