Beto Richa quer tanto privatizar a Celepar que seus aspones acham que ela é uma empresa privada

NOTA DE ESCLARECIMENTO

O Sindicato dos Trabalhadores em Informática e Tecnologia da Informação do Paraná (Sindpd-PR) esclarece que há quase três décadas, desde sua criação em 1985, é o instrumento de organização sindical e de representação legal dos trabalhadores e trabalhadoras da Companhia de Informática do Paraná – Celepar. 

Na reunião de conciliação do Dissídio Coletivo, ocorrida na última sexta-feira (13), na sede do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, causou muita estranheza ao Sindpd-PR o posicionamento dos representantes da Celepar, que questionaram a representação do sindicato, apoiados no argumento de que a instituição seria uma empresa “privada”, particular, e não uma instituição pública (sociedade de economia mista), que integra a administração indireta do Governo do Estado. 

A própria apresentação institucional que está disponível no site da Celepar contradiz essa alegação (http://www.celepar.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1):

Companhia de Informática do Paraná – CELEPAR é uma Sociedade de Economia Mista, criada pela Lei Estadual 4945, de 30 de outubro de 1964, constituída por escritura pública lavrada em 05 de novembro de 1964, é a mais antiga Empresa Pública de Informática no país.
Empresa de capital fechado, seu acionista majoritário é o Estado do Paraná e encontra-se vinculada a Secretaria  do Planejamento e Coordenação Geral (SEPL)
http://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=11399&indice=1&totalRegistros=1).

As questões jurídicas alegadas pela direção da Celepar com a finalidade de limitar a representação do Sindpd-PR no processo de negociação salarial deste ano não geram efeitos para minorar a relação entre o sindicato e sua base de trabalhadores na Celepar. Porque inexiste qualquer decisão em âmbito judicial e/ou administrativo vigente que impeça a atuação do sindicato enquanto entidade representativa e de defesa dos trabalhadores da Celepar, até por esta ter capital acionário majoritariamente público. 

Para que essa postura surpreendente da Celepar de se auto-afirmar enquanto empresa privada não venha a prejudicar os trabalhadores, o Sindpd-PR sugeriu a implantação de uma comissão direta dos funcionários para eventualmente dar continuidade ao processo de negociação salarial atual. O sindicato está tomando todas as medidas jurídicas cabíveis para defender os direitos e interesses dos trabalhadores e também para garantir sua legitimidade e representatividade. O Sindpd-PR sempre organizou e defendeu os trabalhadores e trabalhadoras da Celepar, não cabendo qualquer questionamento sobre o poder de representação da entidade sindical na defesa desses trabalhadores. 

A diretoria colegiada do Sindpd-PR lastima essa estratégia adotada pela Celepar, que confunde os trabalhadores e posterga mais uma vez o fechamento do acordo coletivo de trabalho para o período 2012/2013. Confunde porque, para fins de Dissídio Coletivo, a Celepar se intitula empresa privada, mas quando a discussão é sobre a participação nos lucros e resultados (PLR), ela volta a ser oportunamente apresentada como instituição pública. E realiza concurso público para admissão dos trabalhadores, bem como realiza licitação para a contratação de serviços e aquisição de bens como instituição pública que de fato é. 

Pautados no respeito para com os trabalhadores e trabalhadoras da Celepar, reiteramos que nossa posição e compromisso são muito claros e não deixam margens para dúvidas: fazemos a defesa do emprego e da informática pública como patrimônios sólidos do povo do Paraná.SINDPD-PR forte é a certeza de uma Celepar pública! 

Curitiba-PR, 17 de julho de 2012

A Direção Colegiada

SINDPD-PR

Provável lista de votação dos 40 maiores brasileiros de todos os tempos, com Lula em primeiro

Desde o início da votação do SBT que vai eleger o maior brasileiro de todos os tempos, tenho informações que o grande escolhido será o ex-presidente Lula. Depois de divulgada a lista do 41º até o 100º, e em face ao perfil dessa lista, me arrisco a dizer que os 40 primeiros colocados serão os seguintes, com Lula em primeiro mas os demais não necessariamente nessa ordem:

  1. Lula
  2. Ayrton Senna
  3. Getúlio Vargas
  4. Pelé
  5. Juscelino Kubitschek
  6. Tiradentes
  7. Dilma Rousseff
  8. Oscar Niemeyer
  9. Santos Dumont
  10. Roberto Carlos
  11. Faustão
  12. Luciano Huck
  13. Ana Maria Braga
  14. Chico Xavier
  15. Ronaldo Fenômeno
  16. Zilda Arns
  17. Irmã Dulce
  18. Ruy Barbosa
  19. Sobral Pinto
  20. Dom Pedro II
  21. Betinho (Herbert de Souza)
  22. Gugu
  23. Fernanda Montenegro
  24. Princesa Izabel
  25. Dom Paulo Evaristo Arns
  26. Renato Russo
  27. Oswaldo Cruz
  28. Chico Mendes
  29. Tancredo Neves
  30. Roberto Rivellino
  31. Edir Macedo
  32. Rio Branco
  33. Dom Hêlder Câmara
  34. Fernando Henrique Cardoso
  35. Jânio Quadros
  36. Ruth Cardoso
  37. Xuxa
  38. José Sarney
  39. Marina Silva
  40. Paulo Maluf

Quem está mentindo: Luciano Ducci ou seu Secretário de Trânsito?

Quando estourou o escândalo das multas do Secretário de Trânsito Marcelo Araújo na coluna do Celso Nascimento, ele emitiu nota oficial dizendo de forma expressa: “Quando me convidou, o prefeito foi por mim informado de que a minha habilitação de motorista estava em situação NORMAL, o que é fato, uma vez que o meu direito de dirigir continuava assegurado”. Hoje na Gazeta do Povo Luciano Ducci (PSB) disse que quando convidou Marcelo Araújo em novembro de 2011 não tinha informação sobre os pontos em sua carteira de habilitação, e que foi informado apenas depois.

Se Marcelo Araújo está mentindo merece demissão. Se Luciano Ducci está mentindo não merece a reeleição.

Acareação já!

Justiça manda Luciano Ducci retirar propaganda nos ônibus a pedido de Gustavo Fruet

Justiça manda Prefeitura de Curitiba tirar propaganda de ônibus

A juíza eleitoral, Adriana Ayres Ferreira, determinou nesta terça-feira (17) que a Prefeitura de Curitiba retire, no prazo máximo de 48 horas, a publicidade institucional “557 novos ônibus” de toda frota do transporte coletivo.

A decisão atende a ação proposta pela coligação Curitiba Quer Mais, que tem Gustavo Fruet (PDT) como candidato a prefeito.

A magistrada deixa claro que a decisão tem objetivo de evitar que os atuais administradores se utilizem da máquina pública na campanha do candidato à reeleição. “Por óbvio, as campanhas são sempre desiguais, sobretudo porque algumas são milionárias, pois contam com apoio da elite econômico-financeira, ao passo que outras chegam a ser franciscanas; alguns candidatos são mais carismáticos, outros menos. Mas não é dessa ordem a desigualdade que o presente dispositivo visa coibir. O que se combate, aqui, é o desequilíbrio patrocinado com recursos do erário”, garante.

Segue a íntegra da decisão: Continuar lendo

Pedro Cardoso ataca a Rede Globo (capitalista, inimigo, nazismo, falsa, ridícula)

http://www.youtube.com/watch?v=__LEo3dD1DU&feature=related

Programa “Na Moral” de Pedro Bial do dia 12.07.2012.

Beto Richa vai gastar uma fortuna de dinheiro público com a Microsoft. Por que não usa software livre e gratuito?

A Casa Civil do Paraná, do governo Beto Richa (PSDB), abriu licitação (Tomada de Preços 3/2012) para gastar R$ 649.410,74 com a compra de softwares proprietários, da já milionária Microsoft.

Veja o edital da licitação, clique aqui.

A Lei Estadual 14.058/2003 determina que a Administração Pública utilizará, preferencialmente, programas abertos de computador e softwares livres.

Além disso não é legal a indicação de marca no edital (Microsoft), segundo a Lei 8.666/93 e a Lei de Licitações do Estado do Paraná, a não ser que tenha uma convincente justificativa técnica.

Fontes do Blog do Tarso informam que os valores fixados no edital estão superfaturados, como por exemplo do software office.

Beto Richa vai jogar fora dinheiro com público com a Microsoft. Por que não utiliza software livre e gratuito?

Tribunal de Contas e Ministério Público, façam alguma coisa!

Em Recife o petista Humberto Costa está disparado na frente na disputa pela prefeitura

Humberto Costa (PT), candidato a prefeito de Recife, está em primeiro lugar na pesquisa realizada pelo Ibope para a eleição municipal de 2012 na capital do Estado de Pernambuco.

Costa tem 40% das intenções de voto, Mendonça Filho (DEMO) tem 20%, Daniel Coelho (PSDB) tem 9%, Geraldo Júlio (PSB) 5%, Esteves Jacinto (PRTB) 2%, Edna Costa (PPL) e Jair Pedro (PSTU) obtiveram 1% e Roberto Numeriano (PCB) não pontuou.

Foram entrevistadas 805 pessoas entre os dias 12 e 14 de julho, e a margem de erro é de três pontos percentuais.