Ministra irmã de Chico Buarque defende regulação de propriedade intelectual na internet. Pede pra sair!

Do Blog Brasil Cultura

A ministra da Cultura do Brasil, Ana de Holanda, defendeu a regulação dos direitos de propriedade intelectual na internet, uma política radicalmente diferente da de seus antecessores, que advogavam pela liberdade na rede na época em que Luiz Inácio Lula da Silva era o presidente.

Em entrevista, Ana de Holanda expressou sua “enorme preocupação” com a problemática que geram os downloads livres e defendeu a regulação dos direitos de propriedade intelectual, e dotando-os de garantias jurídicas, à semelhança do que fizeram outros países.

Veja a matéria completa, clique aqui.

Esquerda espanhola critica reação do governo após expropriação da YPF

O deputado da Esquerda Unida, Alberto Garzón, lembrou que a Repsol é controlada pelo capital estrangeiro.

Veja no Opera Mundi

Ministras Ideli Salvatti e Miriam Belchior pretendem estender o RDC para o PAC

Presidenta Dilma Rousseff e as Ministras Gleisi Hoffmann, Miriam Belchior e Ideli Salvatti

As ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Miriam Belchior (Planejamento) conversaram hoje (19) comos  líderes da base aliada para propor que o RDC – Regime Diferenciado de Contratação (regime de contratações especial para a Copa e Olimpíadas) seja estendido para obras do PAC.

Sobre o RDC ver o meu texto Avanços e retrocessos do RDC e os demais posts sobre o tema, clique aqui.

Tarso Cabral Violin – Blog do Tarso

Senador Requião diz que Beto Richa se encontrou com membros da quadrilha de Carlinhos Cachoeira. Governo nega.

Segundo o Senador Roberto Requião (PMDB), o governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), se encontrou com membros da quadrilha de Carlinhos Cachoeira, em discurso hoje (19) no Congresso Nacional. Requião disse que a polícia federal interceptou e-mails que comprovam o encontro, que teria acontecido 5 dias após a posse de Beto Richa como governador em 1º de janeiro de 2011, para o Senador, Carlos Alberto Richa teria envolvimento com o argentino Roberto Coppola e com o cunhado de Cachoeira, Adriano Aprígio.
O Senador do Paraná deu detalhes sobre o teor dos supostos e-mails, nos quais Coppola informa que Richa teria se comprometido a reativar uma empresa de loterias no Paraná, que foi fechada no último governo Requião; e cobrou a convocação de Richa para depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito – CPMI do Cachoeira.

A Secretaria de Comunicação Social do governo do Paraná divulgou nota negando qualquer envolvimento de Richa com pessoas ligadas ao “suposto” bicheiro Cachoeira, que Beto nunca tratou de qualquer proposta de reativação das loterias estaduais e nem autorizou qualquer membro do governo a falar sobre o assunto.

“Está clara a urgência dessa minha comunicação. Que essa CPMI se instale e rapidamente venha explicar essa intimidade e esse encontro de tão bons resultados com o bicho e o jogo no Brasil” Senador Roberto Requião (PMDB)

Carlinhos Cachoeira

Carlos Ayres Britto assume a presidência do STF. Ives Gandra Martins prefere ministros “constitucionalistas clássicos”

Carlos Ayres Britto, o novo presidente do STF. Foto de hoje, de Carlos Humberto/STF

Hoje a Gazeta do povo informou que os próximos quatro Ministros do Supremo Tribunal Federal votaram juntos em temas polêmicos no Supremo. O constitucionaliosta/administrativista Carlos Ayres Britto, que assume hoje a presidência, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski e a constitucionalista/administrativista Cármen Lúcia Antunes Rocha (que assumiu ontem a presidência do TSE, a primeira mulher).

Mas alguns juristas torcem o nariz para esse nomes, como por exemplo o conservador Ives Gandra Martins, que os chamou de “ministros que agem como legisladores positivos, que criam normas jurídicas”, de “neoconstitucionalistas”, e que longe de estar chamado os ministros citados de incompetentes, entende apenas que “eles não se encaixam em uma linha clássica do constitucionalismo, a qual eu particularmente entendo como a mais adequada”.

Prefiro a posição do ex-presidente da OAB, Marcelo Lavenère, que disse que o STF só tem a ganhar com esses presidentes, que refletem uma visão mais arejada e oxigenada do Direito, por trazerem o judiciário para mais perto da sociedade.

O que eu espero é que os ministros votem pela inconstitucionalidade das OS!

Foto da posse ocorrida hoje, com a presidenta Dilma Rousseff

Parabéns ao Curso de Direito da UFPR pelo Selo OAB Recomenda

Parabéns ao Curso de Direito da Universidade Federal do Paraná – UFPR por ter recebido o “Selo OAB Recomenda”. Realmente a UFPR é um dos melhores cursos de Direito do país. Ensino público, estatal, gratuito e de altíssima qualidade e interesse público.

Lembrando que o governo FHC (PSDB) queria privatizar as universidades federais e repassar a gestão para organizações sociais – OS.

Pena que algumas instituição também receberam o “Selo” sem merecerem, e outras ficaram de fora da lista, mesmo merecedoras. Pura politicagem!

Charge: positivismo dogmático cartesiano

Hoje é dia do índio. Há motivo para comemorar?

O Brasil era dos índios. Agora eles t6em apenas três artigos na Constituição:

Art. 20. São bens da União: (…)

XI – as terras tradicionalmente ocupadas pelos índios.

Art. 231. São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.

§ 1º – São terras tradicionalmente ocupadas pelos índios as por eles habitadas em caráter permanente, as utilizadas para suas atividades produtivas, as imprescindíveis à preservação dos recursos ambientais necessários a seu bem-estar e as necessárias a sua reprodução física e cultural, segundo seus usos, costumes e tradições.

§ 2º – As terras tradicionalmente ocupadas pelos índios destinam-se a sua posse permanente, cabendo-lhes o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes.

§ 3º – O aproveitamento dos recursos hídricos, incluídos os potenciais energéticos, a pesquisa e a lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso Nacional, ouvidas as comunidades afetadas, ficando-lhes assegurada participação nos resultados da lavra, na forma da lei.

§ 4º – As terras de que trata este artigo são inalienáveis e indisponíveis, e os direitos sobre elas, imprescritíveis.

§ 5º – É vedada a remoção dos grupos indígenas de suas terras, salvo, “ad referendum” do Congresso Nacional, em caso de catástrofe ou epidemia que ponha em risco sua população, ou no interesse da soberania do País, após deliberação do Congresso Nacional, garantido, em qualquer hipótese, o retorno imediato logo que cesse o risco.

§ 6º – São nulos e extintos, não produzindo efeitos jurídicos, os atos que tenham por objeto a ocupação, o domínio e a posse das terras a que se refere este artigo, ou a exploração das riquezas naturais do solo, dos rios e dos lagos nelas existentes, ressalvado relevante interesse público da União, segundo o que dispuser lei complementar, não gerando a nulidade e a extinção direito a indenização ou a ações contra a União, salvo, na forma da lei, quanto às benfeitorias derivadas da ocupação de boa fé.

§ 7º – Não se aplica às terras indígenas o disposto no art. 174, § 3º e § 4º.

Art. 232. Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo.

Pergunta do dia: faltam médicos no interior do Paraná e do Brasil, vamos democratizar o acesso aos cursos de medicina?

Gilmar Piolla é o candidato de Samek, Dilma e Lula para prefeito em Foz do Iguaçu

O Superintendente da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, é o candidato do PT à prefeito em Foz do Iguaçu/PR. Será o candidato de Jorge Samek, Diretor-Geral da Itaipu, da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula.

Seu adversário será o deputado estadual Reni Pereira (PSB), candidato do decadente governador Beto Richa (PSDB).

Outro que pode ser candidato é Chico Brasileiro (PCdoB).

O vencedor substituirá o atual prefeito Paulo Mac Donald, do PDT.