As duas principais funções dos vereadores são legislar e fiscalizar o Poder Executivo.
Infelizmente apenas 41% dos curitibanos entendem que essas são as principais funções dos vereadores (27% acham que o mais importante é a fiscalização da prefeitura e 14% a produção das leis), segundo pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas publicada hoje na Gazeta do Povo. A maioria acha que o mais importante é que o vereador leve recursos para seu bairro (59%), seja um elo de ligação com a prefeitura (50%) e faça assistencialismo (30%).
Os moradores de Curitiba deram nota 4,7 para os membros da Câmara Municipal de Curitiba.
Apenas 34% dos curitibanos sabem o nome de pelo menos um vereador.
O que verificamos é que a maioria dos vereadores trabalham pouco, apenas votam títulos de cidadão honorário e nomes de ruas, e pouco fiscalizam o governo municipal (prefeito, secretários, presidente de entidades da Administração indireta). E têm muitos servidores comissionados sem concurso público que servem, exclusivamente, para fazerem política partidária para seus patrões.
E os vereadores que apoiam o prefeito Luciano Ducci (PSB)? Não fiscalizam o Poder Executivo. Pelo contrário: qualquer pedido de informação da oposição, como por exemplo informações sobre o ICI – Instituto Curitiba de Informática, são vetados pelos vereadores situacionistas.
Não reeleja os seguintes vereadores, que estão na Lista Proibida do Blog do Tarso:






