Desculpe a minha ignorância. Resido desde 1986 em Curitiba e nunca tinha ouvido falar na “Ordem Estadual do Pinheiro”.
Hoje o governador Beto Richa (PSDB) gastou dinheiro público e entregou a condecoração da Ordem Estadual do Pinheiro ao Senador Aécio Neves (PSDB), provável candidato a presidente em 2014 pelo partido, já que José Serra acabou de ser eliminado da disputa depois de publicado o livro “A Privataria Tucana”.
Mais 46 pessoas receberam a condecoração, com a justificativa de que se destacaram em suas áreas de atuação, pela notoriedade do saber ou por serviços relevantes prestados ao Paraná.
Algumas condecorações foram merecidas, como por exemplo as condecorações para Félix Fischer, René Ariel Dotti, Olympio de Sá Sotto Maior Neto e o lutador corinthiano campeão mundial Anderson Silva.
Instituída em 1972, a Ordem do Pinheiro é a mais alta comenda do Estado e é atribuída em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. As homenagens marcaram as comemorações de 158 anos da emancipação política do Paraná.
Beto Richa disse que “homenageamos figuras ilustres pelas contribuições que deram para o desenvolvimento social e econômico do Estado e do País, com ética e civismo”.
O que o ex-governador e Senador de Minas Gerais, Aécio Neves, já fez de bom pelo Paraná? Nada!
E o que fez de bom para Minas Gerais? Foi o governador coronel que domina os meios de comunicação e privatizou e precarizou o estado das Minas Gerais.
E o que fez de bom para o Brasil? Nada! Pelo contrário: deu um péssimo exemplo de ser pego em uma blitz no Rio de Janeiro e se recusar a assoprar o bafómetro.
E por falta de opções será o candidato do PSDB para o cargo de presidente do Brasil em 2014, para concorrer com a Presidenta Dilma Rousseff (PT).
Beto Richa, com o evento, pretende se cacifar para ser o candidato a vice de Aécio neves em 2014. Para isso pretende continuar fazendo eventos “tucanos” como esse e aplicar o ideário neoliberal tucano no Paraná, com as privatizações e precarização da Administração Pública.
Para terminar, a piada do dia: outro que foi agraciado foi Jaime Lerner (DEMO), o pior governador de todos os tempos do Paraná, que desmontou o Estado, criou o pedágio mais caro do Brasil, privatizou o Banestado e até tentou privatizar a Copel.
Acho que quem escolheu os nomes para a premiação foi Cássio Taniguchi (DEMO), ex-prefeito de Curitiba, ex-secretário de planejamento de Jaime Lerner e atual secretário de planejamento de Beto Richa. Foi ele que criou a privatização via OS em Curitiba e o principal articulador para a privatização da saúde e cultura via OS no Estado.

