Entrevista sobre o CNJ com Ney José de Freitas

“Nós não tivemos até hoje um ministro no Supremo Tribunal Federal. O Paraná está em processo de articulação política, aos poucos vai se afirmando. Temos uma espécie de timidez que nos impede de dar voos maiores, mas iremos superar isso.” Foto de Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

“O CNJ não deve ser nem tímido, nem comprometer os tribunais”

Ney José de Freitas, presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) e novo conselheiro do CNJ

Publicado hoje na Gazeta do Povo, por Themys Cabral

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) veio para revolucionar a Justiça brasileira. Em vários aspectos, cumpriu a promessa. Em outros, vem sofrendo duras críticas. Criado em 2004 para ser o responsável nacionalmente pelo controle administrativo, financeiro e disciplinar do Poder Judiciário, o Conselho inaugura, agora, sua quarta composição com o desafio de firmar seu caminho de forma a ter uma atuação forte, mas, ao mesmo tempo, não interferir na autonomia dos tribunais. Entre o novo time de 15 conselheiros com essa missão, o Paraná é representado pelo presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), desembargador Ney José de Freitas.

O conselheiro que acaba de assumir e tem mandato de dois anos, podendo ser reconduzido mais uma vez, fala em entrevista sobre suas expectativas na nova função e sobre os desafios do CNJ. “O CNJ não deve ser um órgão tímido”, diz o conselheiro recém-empossado.

Veja a entrevista: Continuar lendo

Foto mostra o que ocasiona o desrespeito a auto-determinação dos povos pelos EUA e aliados

Corpos espalhados em Trípoli, capital da Líbia, após confrontos entre "rebeldes" patrocinados pela OTAN e forças leais a Kadafi. Foto de Youssef Boudlal/Reuters

Estudantes da Universidade Estadual de Maringá exigem “Fora Beto Richa!”

Foto de Fabio Dias da Gazeta do Povo

Mais de 400 estudantes da Universidade Estadual de Maringá manifestaram contra o corte de verbas na educação realizado pelo governador Beto Richa (PSDB). Eles ocuparam a Reitoria da UEM e pedem por meio de cartaz (foto) o “Fora Beto Richa”. Enquanto isso Beto Richa passeia pela Europa com os deputados Valdir Rossoni (PSDB) e Ademar Traiano (PSDB), com a viagem com tudo pago por nós, com dinheiro público.

“Rebeldes”, pero no mucho

Congresso Comemorativo aos 10 anos do Estatuto da Cidade – 5 a 7 de outubro de 2011 – Porto Alegre