Matéria da Gazeta do Povo critica personalismo do Governo Beto Richa, o que “emperraria” a gestão pública

A matéria de hoje do jornal Gazeta do Povo, de Fabiula Wurmeister, cujo título é “Divergências políticas emperram gestão pública”, faz uma crítica séria sobre o Governador Beto Richa (PSDB).

Carlos Alberto Richa vai mudar a função das Unidades de Saúde da Mulher e da Criança, que combateriam a mortalidade infantil e materna, investimento de R$ 50 milhões do Governo de Roberto Requião (PMDB), e vai transformar essas unidades em postos comuns e rebatizá-los como Unidades de Atenção Primária à Saúde da Família.

Além disso a “reforma administrativa” do Governo Beto Richa vai mudar atribuições da Secretaria de Justiça e Cidadania e da Procuradoria-Geral do Estado. Vai extinguir a Secretaria da Criança e da Juventude e criar a Super-Secretaria da Família e Desenvolvimento Social para a a Primeira Dama Fernanda Richa, assumindo as funções sociais da antiga SETP. Vai incluir o termo “economia solidária” no nome da Secretaria do Trabalho e Emprego, sendo que essa secretaria já tratava sobre a economia solidária no Governo Requião. Vai, ainda, unir as secretarias de Transporte e de Obras, dando origem à Super-Secretaria de Infraestrutura e Logística, como presente para o irmão do Governador, José “Pepe” Richa.

Na reportagem o professor de administração pública da Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Dimas de Oliveira Estevam, afirma que o exemplo do Governo Beto Richa marca outra característica da descontinuidade, o personalismo: “Cada nova gestão tem a necessidade de apresentar ‘novas’ soluções, nem sempre inovadoras, mas que carreguem sua marca. Isso se concretiza desde a perda de prioridade, a simples mudança de nome, objetivos ou estratégias, até a interrupção das atividades, quase sempre com base em critérios políticos e não técnicos.”

Um comentário sobre “Matéria da Gazeta do Povo critica personalismo do Governo Beto Richa, o que “emperraria” a gestão pública

  1. Pingback: Beto Richa só confia na família « Blog do Tarso

Deixe um comentário