O ex-Governador Roberto Requião (PMDB) criou a Secretaria de Estado da Criança e da Juventude em 2007. O Governador Beto Richa encaminhou projeto de lei para a Assembleia Legislativa que extingue a Secretaria da Criança e cria a Super-Secretaria da Família e do Desenvolvimento Social para a Primeira-Dama Fernanda Richa. A Secretaria, que já tinha 85 cargos comissionados sem concurso público, passará a contar com mais 127 cargos comissionados.
O Deputado Estadual Tadeu Veneri (PT) informa a Coordenação Regional da Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP) está se posicionando contra a extinção da Secretaria da Criança da Juventude e a incorporação de suas atividades pela futura Secretaria da Família. Veja o documento divulgado por Veneri:
I – A ABMP – Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude, por intermédio de sua Coordenação Regional (Sul), manifesta-se frontalmente contrária à suposta pretensão de extinção ou mesmo redefinição de nomenclatura e função da Secretaria Estadual da Criança e da Juventude (SECJ) no âmbito do Estado do Paraná.
II – A ABMP entende que os princípios constitucionais da proteção integral, prioridade absoluta e eficiência, densificados na exigência de formulação preferencial e no financiamento privilegiado de políticas públicas voltadas à infância e juventude artigo 4o, parágrafo único, alíneas “c” e “d” do ECA), pressupõem autonomia, independência e especialização administrativa coerentes com a preservação de pasta própria no Secretariado Estadual Paranaense para coordenação e articulação orgânica, unitária e intersetorial das elevadas e complexas questões infanto-juvenis, experiência exitosa e exemplar que deve ser mantida, inclusive porque traz relevante e positivo no reequilíbrio da política infanto-juvenil sob o ponto de vista federativo.
III – Entende a ABMP que a temática da criança e adolescente há de ser estabelecida a partir da ideia de crianças, adolescentes e jovens como sujeitos de direitos, sem confusão ou mistura deste critério com as questões afetas à assistência social ou mesmo com outros espaços de socialização (família, escola, etc), inclusive tendo em vista todas as implicações epistemológicas decorrentes da superação do paradigma da situação irregular para a proteção integral.
IV – A ABMP, sem prejuízo de posicionamento e mobilização como entidade da sociedade civil representativa das três classes funcionais do segmento de Justiça (Ministério Público, Judiciário e Defensoria), crê na conscientização e reflexão necessária de parte do Governo do Estado do Paraná, acreditando que eventual e excepcional risco de retrocesso poderá ser impedido pelo meio democrático, seja por deliberação do Conselho Estadual da Criança e Adolescente, instância de controle democrático e popular do Poder Executivo, seja pela atuação do Poder Legislativo.
Curitiba, 01 de junho de 2011.
Helen Sanches Márcio Soares Berclaz
Presidente da ABMP Coordenador Regional da ABMP

Tudo que o Beto faz é pensando na própria família!
Dane-se o povo do Paraná e aopinião publica.
Cadê o MP que não impede o nepotismo e essas artimanhas do governador?
CurtirCurtir
Concordo plenamente com a posição do Verneri,
Porem, no fim das contas quem vai decidir são os ilustres deputados da ALEP que, como todos já sabem, estão na maioria alinhados com as “idéias” do Betinho-piá-de-prédio governador.
Está mais do que evidente que esta manobra para alteração de algumas secretarias, não passa de um esquema para transferir mais “poderes” dentro do governo para a Fernanda, o irmão do governador Pepe, o advogado do cara, Bonilha. Além também de distribuir a maior parte dos cargos comissionados do governo nas mãos dos parentes e dos mais chegados ao governador.
Infelizmente acho que não adianta de nada a chiadeira do Veneri, o projeto vai passar e vamos ter que engolir mais essa.
CurtirCurtir
Boa tarede! amigos,
Com referência a extinçaõ da Secretaria da Criança e do Adolescente e a Criação da Super-Secretaria da Família e do Desenvolvimento Socia, Mudanças são bem vindas. Aacredito que o Governador Beto Richa quer o melhor para a criança e para o adolescente e para isso precisa haver muitas mudanças. A Sra. Fernanda Richa formou uma Super equipe de profissionais com muita experiência nesta questão da criança e do adolescente. E parabenizo o Governador e a primeira dama por tomarem esta decisão.
Surei Assad
CurtirCurtir