Nelson Jobim desmente revista Veja e Gilmar Mendes

O ex-ministro da Defesa e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal – STF, Nelson Jobim, negou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tenha pressionado o ministro do STF, Gilmar Mendes, a adiar o julgamento do mensalão, usando como moeda de troca a CPI do Cachoeira.

A pouco confiável reportagem da revista Veja relata um encontro de Lula com Gilmar no escritório de advocacia de Jobim, no qual Lula teria dito que o julgamento em 2012 é “inconveniente” e oferecido ao ministro proteção na CPI, de maioria governista. Gilmar tem relações estreitas com o senador Demóstenes Torres (ex-DEMO), acusado de envolvimento com a quadrilha do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Questionado pelo jornal O Estado de S. Paulo, Jobim reagiu:

“O quê? De forma nenhuma, não se falou nada disso. (…) O Lula fez uma visita para mim, o Gilmar estava lá. Não houve conversa sobre o mensalão”.

Segundo a revista Veja, que também está sendo investigada por ter relações com Cachoeira, Gilmar confirmou o teor dos diálogos e se disse “perplexo” com as “insinuações” de Lula, que teria perguntado a ele sobre uma viagem a Berlim, aludindo a boatos sobre um encontro do ministro do STF com Demóstenes da capital alemã, supostamente pago por Cachoeira.

Jobim disse que na conversa foram tratadas apenas questões “genéricas” e “institucionais”, e que em nenhum momento Gilmar e Lula estiveram sozinhos ou falaram na cozinha do escritório, como relatou Veja, a suspeita. Disse Jobim:

“Tomamos um café na minha sala. O tempo todo foi dentro da minha sala, o Lula saiu antes, durante todo o tempo nós ficamos juntos”.

Outra questão importante: Gilmar Mendes é que pediu o encontro com Lula no dia 26 de abril.

Segundo a revista de ultra-direta Veja, Lula teria procurado, em seguida, o presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto, que negou ter havido qualquer contato com o ex-presidente, exceto em um recente almoço no Palácio do Alvorada, na ocasião da instalação da Comissão da Verdade, quando Lula convidou Ayres Britto para um vinho com ele e o amigo comum, o grande professor e advogado de Direito Administrativo, Celso Antonio Bandeira de Mello, segundo o Correio do Brasil.

6 comentários sobre “Nelson Jobim desmente revista Veja e Gilmar Mendes

  1. essa revista não tem nenhuma credibilidade,já deveria está fechada.imprensa livre não precisa dessa revista ,suja os verdadeiros jornalistas.

    Curtir

  2. Como já foi comentado em outros blogs, o encontro dos três mosqueteiros (Demóstenes, Cachoeira e Gilmar) em Berlim logo virá à tona na CPI. Então, deve ser uma tentativa de se vacinar. Contra o que? Conforme pergunta do blog do Azenha.

    Curtir

    • Que pena! Apesar de ter sido ministro de Lula, acreditava que o Jobim fosse mais correto… É evidente que o fato narrado por Veja existiu e, quanto à ligação da Revista ao Cachoeira, os delegados ouvidos desmentiram.
      Apesar disso, como democrata, considero melhor a manutenção dos órgãos jornalístivos livres, inclusive estes que deturpam a realidade, a ter uma censura como a proposta pelo Fernando, acima.

      Curtir

  3. Pingback: Presidente da OAB condena Lula antecipadamente. Denúncia não se confirmando, impeachment de Ophir Cavalcante? « Blog do Tarso

Deixe um comentário