Richa é condenado a devolver R$ 2 milhões por locação de aeronaves sem licitação

beto-richa-helisul

Ontem (21) o Poder Judiciário do Paraná, por meio de sentença do juiz Guilherme de Paula Rezende da 4ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba, em Ação Popular, condenou o governador do estado, Beto Richa (PSDB), o dono da empresa Helisul e o chefe da Casa Militar, Adilson Casitas, a indenizar os cofres públicos estaduais em R$ 2 milhões.

Quando chegou ao governo em 2011, sua primeira atuação foi contratar emergencialmente aeronaves de luxo (um avião e um helicóptero) sem licitação, com a Helisul, que prestou serviços para a campanha eleitoral de Richa e depois ganhou de presente contrato milionário, por três meses (março a junho de 2011).

Isso mesmo, sem licitação! Emergencialmente Richa precisava voar com aviões de luxo quando assumiu o governo.

Note-se que o Estado do Paraná tinha três aviões em condições de uso, que eram utilizados pelo ex-governador Roberto Requião (PMDB), em viagens oficiais.

O governo Richa considerou as naves inservíveis, mas tinham registro e autorização da Anac para voar.

E um absurdo ainda maior: um dos aviões “inservíveis” foi vendido para o próprio dono da Helisul. Mas não era inservível?

Após ganhar milhões sem licitação, a Helisul venceu uma licitação com o mesmo objeto e continua ganhando milhões dos cofres públicos até hoje.

O governo do estado colocou a culpa no advogado que assinou o parecer jurídico e na avaliação técnica de membros da Casa Militar, e que não houve prejuízo aos cofres públicos, e tudo foi aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Informou ainda que Richa está indignado e vai recorrer.

Gastos desnecessários como esse, junto com aumento de gastos com comissionados, o maior salário de governador do país e suspeitas de corrupção, acabaram com o caixa do estado, que está quebrado.

Richa vive um inferno astral. Pode sofre Impeachment por causa do Massacre de Curitiba, conforme petição que será protocolada na segunda-feira na Assembleia Legislativa, e há denúncias de corrupção de parentes e amigos próximos do governador.

Juristas vão pedir Impeachment de Beto Richa na 2ª (13h30) na AL-PR

IMPEACHMENT

Por enquanto 2000 juristas, advogados, professores universitários e da rede pública, estudantes, servidores públicos, blogueiros, jornalistas e demais cidadãos assinaram a petição pelo Impeachment do governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), por causa do massacre do Centro Cívico de Curitiba de 29 de abril de 2015.

Protocolaremos a petição na segunda-feira (25), 13h30, na Assembleia Legislativa do Paraná. Assine você também!

Clique aqui