50 anos do golpe militar-empresarial de 1964

vladimir-herzog

O jornalista Vladimir Herzog (Vlado) foi torturado até a morte nas instalações do DOI-CODI, no quartel-general do II Exército, em São Paulo

Amanhã (1º de abril), e não hoje (31 de março), faz 50 anos que ocorreu o golpe militar-empresarial no Brasil, que redundou em 21 anos de uma ditadura corrupta que matou e torturou, além de atrasar o desenvolvimento democrático do Brasil por mais de uma geração.

O presidente João Goulart foi apeado do poder pelos militares, com amplo apoio, inclusive financeiro, do empresariado, da direita e dos Estados Unidos da América.

Que nunca mais ocorra um golpe no país. Para isso devemos radicalizar a Democracia, com um aprimoramento e fortalecimento da Democracia representativa e uma efetivação dos instrumentos necessários para a Democracia participativa e direta, nos termos da Constituição Social, Republicana e Democrática de Direito de 1988.

Muita educação, muita informação realmente livre, muito debate político.

Transformar a Democracia formal brasileira em uma Democracia substancial. É o que espero para as atuais e futuras gerações.

Sobre o tema:

Veja eventos e filmes pelo Brasil em memória aos 50 anos do golpe militar-empresarial

Filmes sobre o golpe e ditadura militar-empresarial no Brasil (1964-1985)