Eleição do TC confirmada para segunda-feira, 17h, na AL

image

A eleição para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná será realizada na segunda-feira (15), às 17 horas.

O quórum mínimo para o início da sessão de eleição é de 28 parlamentares. Para ser eleito, o candidato precisa ter a maioria dos votos dos deputados presentes, ou seja, 50% mais um. Caso nenhum candidato atinja a maioria, será realizado um segundo turno entre os dois candidatos mais votados. Se no segundo turno houver empate, vencerá o candidato mais idoso.

Grande manifestação marcada para o meio-dia de segunda-feira na frente da AL, contra a escolha dos dois deputados estaduais: Segunda-feira a “água vai ferver” na frente da Assembleia Legislativa.

1012179_532634430136528_1877133536_n

 

OAB/PR pede para deputados pensarem bem e ouvirem o povo para a escolha do TC

A Eleição do TC

Pela primeira vez, a sociedade paranaense acompanha com especial atenção a eleição na Assembleia Legislativa para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas. Trata-se de uma dívida histórica da cidadania paranaense com nossas instituições: sempre houve uma omissão absoluta em relação à formação da Corte que controla os gastos públicos.

Certamente a onda de sensibilização política que atingiu a população em razão das recentes manifestações trouxe luz à sombria acomodação social, que permitiu ao longo de décadas um distanciamento do povo em relação aos centros de decisão do poder. A representação política foi-se degenerando, ao ponto de presenciarmos um enfraquecimento jamais visto dos partidos, constituindo-se hoje em motivo de total descrédito. Levantamento divulgado pela ONG Transparência Internacional revela que 81% dos brasileiros consideram os partidos políticos do país “corruptos ou muito corruptos”.

Nesse passo, a sociedade exerce cada vez mais uma legítima pressão sobre os detentores de mandato popular, exigindo uma postura inequívoca de respeito aos fundamentos democráticos e republicanos, em obediência estrita aos princípios constitucionais que informam a administração pública.

Para isso, o sistema conta com um órgão imprescindível, o Tribunal de Contas, que desempenha missões fundamentais, entre elas a de apreciar as contas prestadas anualmente pelo Governador do Estado, julgar as contas dos administradores e demais responsáveis por dinheiro, bens e valores públicos da administração direta e indireta, incluídas as fundações e sociedades instituídas e mantidas pelo Poder Público estadual, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuízo ao erário público. Ao Tribunal de Contas compete, ainda, a importante função de aplicar aos responsáveis, em caso de ilegalidade de despesas ou irregularidade de contas, as sanções previstas em lei.

Por isso, na quadra em que vivemos, torna-se absolutamente vital que os predicados constitucionais dos candidatos sejam fielmente observados, em especial, idoneidade moral, reputação ilibada e notórios conhecimentos jurídicos, econômicos, financeiros, contábeis ou de administração pública. O momento histórico exige uma reflexão sobre a adequação do processo de indicação dos conselheiros.

Por tudo isso, a Ordem dos Advogados do Paraná espera que a escolha do próximo Conselheiro seja precedida de um intenso debate, aprofundada reflexão e total transparência, pois não está em jogo apenas mais um cargo a ser preenchido dentre os milhares da administração. Os deputados estaduais estarão julgando a si mesmos, estarão testando sua capacidade de perceber o especial momento em que vivemos, e quais respostas pretendem oferecer ao clamor popular por mais austeridade no controle dos recursos públicos.

Diretoria da OAB Paraná

TC: AL decide que dois deputados têm idoneidade moral, reputação ilibada e notórios conhecimentos

Membros da Comissão Especial entrega relatório final ao presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni. / Foto: Nani Gois/Alep (crédito obrigatório)

Membros da Comissão Especial entregam relatório final ao presidente do Legislativo, deputado Valdir Rossoni. Foto: Nani Gois/Alep

O deputado estadual Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, recebeu ontem (11) o relatório final da Comissão Especial criada para organizar o processo de escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas. Dos 45 candidatos inscritos, três desistiram de concorrer e dois foram eliminados por não apresentarem todos os documentos exigidos. Portanto, 40 candidatos estão habilitados a participar da eleição, dois deputados e 38 técnicos.

O candidato deputado Fábio Camargo (PTB) recebeu 3 impugnações, questionando sua idoneidade moral e reputação ilibada e seu notório conhecimento, mas seus termos foram negados e ele foi habilitado.

O deputado Plauto Miró (DEMO), que é agropecuarista e não tem formação universitária, foi considerado como alguém com notório conhecimento jurídico, contábil, econômico, financeiro ou de Administração Pública.

Veja o relatório final, clique aqui.

Segunda-feira a “água vai ferver” na frente da Assembleia Legislativa

image

Na próxima segunda-feira (15), o movimento por um Tribunal de Contas do Paraná mais técnico fará um grande protesto contra somente critérios políticos e falta de transparência na eleição de conselheiro do TC. Será às 12h na frente da Assembleia Legislativa do Paraná.

Existem 38 candidatos técnicos e mais dois deputados, Fábio Camargo (PTB) e Plauto Miró (DEM). O movimento não quer que os deputados estaduais escolham os dois deputados na eleição que ocorrerá “escondidinha” na segunda-feira dia 15 ou na quarta-feira dia 17.

O nome do evento é “TCE-PR: Troque seu almoço por um Paraná melhor!”. Confirme participação no Facebook, apareça na segunda-feira e divulgue para os seus contatos.

Os dois deputados não têm notórios conhecimentos, estão sendo investigados pelo Ministério Público e há suspeita de inidoneidade moral de um deles. Além disso eles não podem votar em si mesmos. Alguns candidatos questionam a votação que será secreta. Muitos candidatos prometem acionar judicialmente a Assembleia se um dos dois candidatos for eleito.

O autor do Blog do Tarso, o advogado e professor universitário Tarso Cabral Violin é candidato, e é considerado como a alternativa mais viável aos dois deputados. Há um manifesto de apoio ao candidato assinado por juristas, professores, advogados, magistrados, membros do Ministério Público, sindicalistas, estudantes, blogueiros, ativistas e cidadãos.

O professor Tarso já tem dois votos garantidos e ainda pode ser votado por deputados do PMDB, PDT, PT, PV e demais partidos. É possível chegar ao segundo turno contra um dos deputados. Será vitorioso quem tiver 28 votos de deputados.

Se as bases dos deputados estaduais, a imprensa e os movimentos das ruas exigirem, poderá ocorrer uma reviravolta na eleição.

TC para o TC!

ObsCenas: Beto Richa, Clayton Camargo e Fábio Camargo

Captura de Tela 2013-07-12 às 00.38.13

Gov. Beto Richa participa da posse de novos Desembargadores do T

 

Em pleno período eleitoral para a escolha do novo Conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná, o Governador Beto Richa (PSDB) participa da posse de novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Paraná, com o Presidente do TJ Desembargador Clayton Camargo e seu filho, o deputado estadual Fábio Camargo (PTB), candidato na eleição. Foto: Ricardo Almeida / ANPr