Você é um governante que acabou de vencer as eleições e tomou posse?
Você tem duas alternativas:
1. Melhorar e profissionalizar a Administração Pública; ou
2. Privatizar tudo o que você vê pela frente, aplicando o neoliberalismo-gerencial.
Você sabia que os maiores casos de corrupção na Administração Pública se dão por meio de privatizações e terceirizações?
Licitações prévias aos contratos administrativos para contratação de serviços e fornecimento de bens com a iniciativa privada; venda de empresas estatais; concessões de serviços públicos; Parcerias Público-Privadas; convênios com ONGs; contratos de gestão com Organizações Sociais – OS; termos de parceria com OSCIPs – organizações da sociedade civil de interesse público.
É por meio de acordos de vontade com a iniciativa privada que ocorrem os maiores casos de corrupção, de dinheiro público indo para o ralo.
Um hospital público é ineficiente? O museu estatal não funciona? A escola pública poderia ser melhor? Que tal aplicar a Constituição Social e Democráica de Direito de 1988 e melhorar a administração do órgão ou da entidade pública? Que tal fazer mais concurso público e contratar menos comissionados, terceirizados ou temporários? Que tal capacitar seus servidores públicos? Que tal ensiná-los a realizar licitações? Que tal melhorar os instrumentos de controle interno? Que tal deixar tudo 100% transparente para que haja um controle externo efetivo por meio da própria população, imprensa, Tribunais de Contas, Ministério Público, Poder Legislativo e Poder Judiciário? Que tal gastar menos com publicidade? Que tal nos poucos cargos comissionados preenchê-los com pessoas preparadas técnica e politicamente?
Que tal parar com o discurso mentiroso de que a iniciativa privada é mais eficiente e começar a pensar que não existe apenas o Princípio da Eficiência na Constituição? Mas também os Princípios da Moralidade, Igualdade, Impessoalidade, Publicidade, Finalidade, Razoabilidade, Supremacia do Interesse Público sobre o privado, entre outros?
Enfim, que tal senhor governante preguiçoso “arregaçar as mangas” e começar a trabalhar? Que tal melhorar a estrutura pública e não deixá-la ainda mais precária para depois justificar uma privatização?
Sempre ouço falar que o Estado é corrupto, que a Administração Pública é corrupta. Mal sabem que quem é o corruptor do Estado, da Administração Pública, dos governantes, dos servidores públicos, é a iniciativa privada.
Escolha por privatizações corruptas e precarização da Administração Pública? O senhor governante é preguiçoso ou incompetente. Ou muito esperto, com o intuito de engordar o caixa 2 nas próximas eleições.

