O novo Papa é da Argentina e será o dirigente vitalício da cidade-estado Vaticano. Seu nome fantasia será Francisco I. Ele é contra o casamento homoafetivo e contra que homossexuais adotem crianças. Além disso há suspeitas de que o novo Papa tenha colaborado e apoiado a ditadura militar na Argentina. Será o primeiro Papa não europeu. Quem sabe um dia tenhamos eleições diretas e possibilidade de uma Papisa, assim como direito ao casamento do Papa, padres e freiras?
Arquivo diário: 13/03/2013
Por uma Curitiba ciclável – Logo Curitiba 320 anos
85% não concorda com aumento de comissionados do Beto Richa, Judiciário e MP
Dos leitores do Blog do Tarso, 85% são contra o aumento de cargos comissionados realizado pelo governo Beto Richa (PSDB), pelo Tribunal de Justiça e pelo Ministério Público no Estado do Paraná. Tudo com aprovação por lei pela Assembleia Legislativa. 10% concordam e 5% não sabem o que são comissionados.
Os cargos de confiança ou de comissão são cargos ocupados sem a necessidade de concurso público prévio. A regra, segundo o art. 37, II, da Constituição da República, é a realização de concurso público. Isso deveria ser de 5% até no máximo 10% dos cargos na Administração Pública. O problema é que os Poderes estão aumentando o número de comissionados em até 50%, o que é um absurdo. O STF entendeu que o máximo de comissionados seria de 50%, mas isso não pode ser justificativa para que os Poderes aumentem até esse limite. Esse entendimento deveria servir para diminuir o número de cargos para os Poderes que extrapolavam esse limite.
Se você for divulgar essa enquete, informe a seguinte frase prevista na Resolução nº 23.364 do Tribunal Superior Eleitoral, caso contrário você pode levar uma multa de R$ 53.205,00 a 106.410,00 da Justiça Eleitoral:
“Essa enquete não se trata de pesquisa eleitoral (prevista no art. 33 da Lei 9.504/97), e sim mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.”


