
O Blog do Tarso participou da coletiva do prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT-PT-PV) Foto de Everson Bressan
O Blog do Tarso foi o primeiro a divulgar a lista de secretários de Gustavo Fruet, prefeito eleito de Curitiba.
Fruet anunciou nesta segunda-feira (17) a composição do seu secretariado e algumas medidas de reestruturação da administração municipal.
“Anuncio hoje parte do secretariado. Não tenho a preocupação de preencher todas as pastas de imediato. Estamos priorizando aquelas com maior dotação orçamentária e que são responsáveis pelos serviços essenciais. Pelo bem de nossa cidade, estou montando uma equipe técnica, com capacidade de articulação política, independente de preferências partidárias. Da mesma forma que estou tendo a confiança ao nomear, quero ter liberdade para agradecer e dispensar caso as necessidades da população não sejam atendidas”, explicou Fruet.
PLANEJAMENTO, ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS
– As ações das Secretarias de Administração e Planejamento estão sendo unificadas neste momento, sob a coordenação do secretário de Planejamento, professor Fábio Scatolin.
– Scatolin terá ao seu lado os economistas César Reinaldo Rissete e Wilhelm Milward Meiners. Estes dois técnicos ajudarão na elaboração dos projetos e no contato com Brasília para captação de recursos federais.
– Na Secretaria de Finanças, Eleonora terá ao seu lado o economista José Carlos Marucci, também para ajudar na ordenação de despesas e no contato com Brasília para captação de recursos federais.
GM
– As ações das Secretarias de Defesa Social e Antidrogas serão unificadas na estrutura da Defesa Social. Programas da Antidrogas, como Bola Cheia, Movimento Poty, Papo Legal, Cão Amigo e as operações especiais serão mantidos e ampliados.
– Em respeito a corporação e confirmando o projeto de valorização da Guarda Municipal, anúncio hoje o diretor da Guarda, inspetor Frederico, antes mesmo de anunciar o secretário de Defesa Social. Fiz questão de escolher um homem da tropa para demonstrar nossa disposição de dialogar.
OBRAS PÚBLICAS
– Algumas mudanças serão adotadas na Secretaria de Obras afim de garantir a melhor destinação dos recursos públicos e assegurar que na nossa administração as obras tenham início, meio e fim.
– Por exemplo: haverá critério no cadastro de fornecedores. Hoje, o cadastro é renovado apenas com base em documentos apresentados pelas empresas. A partir de agora, a cada renovação, as empresas serão vistoriadas para verificar a existência e a vida útil de suas instalações e equipamentos. Se bem executadas, as obras de uma determinada empresa terão influência na sua renovação. Se mal executadas também.
– Será priorizada a área de custos e orçamentos para realizar a cotação mensal dos insumos. Pelo menos, três cotações para cada insumo. As tabelas referenciais serão atualizadas anualmente. Hoje, as tabelas chegam a ficar defasadas por quatro anos. Também serão definidas as vias de tráfego mais adequadas para o transporte de insumos com caminhões pesados.
– Hoje, as licitações acontecem sobre recursos fictícios e depois os ajustes vão sendo feitos através de medições. Os contratos, no ato da contratação, serão empenhados como um todo para diminuir custos e riscos.
– Após a eleição, estamos recebendo uma série de informações sobre atrasos no pagamento de fornecedores. Vamos cumprir a lei. Ou seja, quem autorizou aquilo que não está sendo cumprido será responsabilizado.
– Não é possível mais tolerar tantos atrasos e prejuízos com obras mal executadas. A má influência pna fiscalização das obras e contratos será enfrentada. Haverá um boletim de desempenho por obra, que será assinado pelo fiscal ou equipe de fiscalização.
– Uma das metas mais ousadas, mas que será perseguida é a diminuição dos termos aditivos em obras públicas. Teremos mais rigor na contratação de projetos terceirizados. A longo prazo, o fortalecimento do quadro técnico do IPPUC nos ajudará neste processo, independente de concursos públicos que serão realizados para projetos específicos.
SGM
– Vamos descentralizar as ações da Secretaria de Governo. O vereador Caíque Ferrante, que encerra seu mandato, ficará responsável pelo contato com a Câmara Municipal.
ICI
– Mudança na relação entre Prefeitura e ICI. Esperar reunião com membros do Conselho Administrativo antes de anunciar mudanças.
URBANISMO
– Implantaremos algumas medidas para reduzir prazos e desburocratizar aprovações de projetos. Entre elas, estabelecer a Comissão Técnica de Zoneamento, com a participação de representantes dos órgãos de classe nas discussões e proposições quanto ao zoneamento e uso do solo.
– A médio prazo eliminar os intermediários, tratando direto com proprietário, responsável pelo projeto ou responsável técnico pela obra.
– Dar transparência aos trâmites, prestando bom atendimento ao público e aos profissionais da área.
A EQUIPE DE GUSTAVO FRUET: Continuar lendo →