Espanhois protestam contra a privatização da saúde

Do Opera Mundi divulgado pelo Blog do Esmael Morais

Milhares de pessoas realizam correntes humanas em hospitais de Madri

Eles protestam contra os planos do governo regional em privatizar as instalações hospitalares públicas

Agência Efe (02/12/12)

Milhares de pessoas, muitos deles profissionais da área de saúde, se reuniram na frente dos principais hospitais de Madri para protestar contra os planos do governo regional controlado pelo conservador PP (Partido Popular) de privatizar os estabelecimentos de saúde públicos da comunidade autônoma.

Os manifestantes fizeram uma corrente humana em torno dos estabelecimentos cantando temas como “Saúde não se vende, saúde se defende!”.

A campanha, chamada “Abreace seu Hospital” foi organizada pelo movimento “Mesa em Defesa da Saúde Pública”.

Segundo a ativista Magdalena Salcedo, integrante de um sindicato de profissionais da saúde, o objetivo dos protestos é, além de cancelar os planos de terceirização, exigir do governo regional de Madri um projeto para “para tornar possível uma saúde pública mais eficiente”.

Magdalena acrescentou que a saúde privada “não é mais barata”, e que os protestos contra os ajustes do governo regional não são reivindicações trabalhistas, mas “um sentimento de responsabilidade, de que é preciso defender a saúde pública”.

Em frente ao Hospital La Princesa, milhares de pessoas – 3 mil, segundo os organizadores – deram as mãos e formaram uma corrente de cerca de 500 metros. Também foram registrados protestos semelhantes como La Paz, Gregório Marañón, Alcorcón, Fuenlabrada e o Príncipe das Astúrias, na cidade de Alcalá de Henares.

No entanto, o secretário de Saúde da comunidade madrilena, Javier Fernández-Lasquetty, ironizou os protestos. Ele “elogiou” as correntes humanas, classificando-as como “demonstrações de carinho” aos centros hospitalares e aos respectivos funcionários.

Segundo Lasquetty, o que o governo da comunidade está fazendo é “precisamente empreender reformas” para proteger o funcionamento dos hospitais da crise. “Como poderemos manter a qualidade da saúde pública se não fizermos reformas para defende-las quando contamos com menos recursos econômicos?”

Os manifestantes pretendem continuar com os protestos na próxima semana, dessa vez em frente à Assembleia regional.

Aécio Neves, o “boi de piranha”, e Beto Richa seu vice

IMG_3915

O Senador Aécio Neves (PSDB-MG) será o “boi de piranha” nas eleições presidenciais de 2014. A presidenta Dilma Rousseff (PT) é franca favorita para se reeleger ainda no primeiro turno.

José Serra (PSDB), depois de perder duas vezes a eleição presidencial e ser derrotado até na eleição para prefeito de São Paulo, nunca mais será candidato a presidente.

Geraldo Alckmin (PSDB) não vai querer arriscar e vai tentar se reeleger governador em São Paulo.

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), não vai arriscar se queimar em 2014 e vai deixar para disputar em 2018.

Marina Silva, hoje sem partido, se disputar não vai ter grandes chances, assim como o candidato do PSOL.

Sobrou para Aécio Neves, que tem prestígio em Minas Gerais por ser praticamente o coronel do Estado, com amplo domínio nos meios de comunicação, mas sem grandes chances de decolar no resto do país. Um senador de oposição mediano, passa mais tempo farreando no Rio de Janeiro do que no seu Estado natal.

Foi pego em blitz da Lei Seca e se recusou a assoprar o bafômetro.

Previsão: vitória de Dilma com mais de 60% no primeiro turno, Aécio com no máximo 30% e os demais candidatos com no máximo 10%. Se Marina for candidata Aécio não chega a 30% e Marina fica um pouco acima dos 15%.

O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB) pretende ser vice de Aécio em 2014, em uma chapa pura tucana. Em dois anos de governo, Beto não aguenta mais ser governador, e ser vice lhe permitiria trabalhar menos, com mais pompa, podendo viajar o mundo atrás das corridas de Fórmula 1 e carros esportivos. Além disso Beto receia não chegar nem no segundo turno se tentar a reeleição, pode ficar atrás de Gleisi Hoffmann (PT) e Roberto Requião (PMDB).

Por favor 2014, chega logo!

Enquete: Presidenta Dilma Rousseff 62% e Aécio Neves 12%

Captura de Tela 2012-12-03 às 15.37.16

Plínio de Arruda Sampaio do PSOL tem 8%.

Participe da enquete, na coluna da direita um pouco para baixo.

Se você for divulgar essa enquete, informe a seguinte frase prevista na Resolução nº 23.364 do Tribunal Superior Eleitoral, caso contrário você pode levar uma multa de R$ 53.205,00 a 106.410,00 da Justiça Eleitoral:

“Essa enquete não se trata de pesquisa eleitoral (prevista no art. 33 da Lei 9.504/97), e sim mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza método científico para a sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.”