Amanhã ocorrerá o primeiro jogo da final da Copa Libertadores da América de 2012. Boca Juniores, o maior time da Argentina versus Corinthians, o maior do time do Brasil. E não me venham dizer que é o Flamengo (o maior time dos que torcem para dois times).
Se o Corinthians vencer a Libertadores será o terceiro título mais importante da história do timão, depois do Paulista de 1977 e o Mundial de 2000.
São os dois times do povo. São os dois times que mais despertam paixões em seus países. Boca Juniors é o grande campeão da Libertadores, pois a Argentina faz tempo prioriza a Copa continental.
O Corinthians até a década de 80 priorizava o Campeonato Paulista e virou o maior vencedor de todos os tempos. Na virada das décadas de 80 para 90 passou a priorizar o Campeonato Brasileiro e foi campeão em 90, 98, 99, 2005 e 2011. Na virada das décadas de 90 para 2000 priorizou um título mundial e foi o primeiro campeão mundial interclubes em 2000, organizado pela FIFA. Já tínhamos como salão de festa o Morumbi e o Pacaembu como estádio público. Mas estamos construindo o estádio do Corinthians no Itaquera para a abertura da Copa do Mundo de 2014.
Por pressão mais das torcidas adversárias do que dos próprios corinthianos, agora a prioridade é vencer uma Copa Libertadores. Que assim seja feito! Em homenagem ao maior ídolo do Corinthians de todos os tempos, falecido no ano passado no dia do pentacampeonato brasileiro, Doutor Sócrates!

