Paulo Henrique Amorim e Joice Hasselmann não se enquadrariam nos novos princípios editoriais das Organizações Globo

A Globo divulgou hoje os Princípios Editoriais das Organizações Tabaj… quer dizer, Globo (veja o documento). Um dos tópicos diz o seguinte:

“d) A participação de jornalistas das Organizações Globo em plataformas da internet como blogs pessoais, redes sociais e sites colaborativos deve levar em conta três pressupostos: notícias por eles apuradas devem ser divulgadas exclusivamente pelos veículos para os quais trabalham ou por estes autorizados; procedimentos internos, projetos, ideias, planos para o futuro ou quaisquer outras informações relativas ao dia a dia das redações não devem ser divulgados, sob pena de tornar vulnerável o veículo em que trabalham em relação a seus concorrentes; os jornalistas são em grande medida responsáveis pela imagem dos veículos para os quais trabalham e devem levar isso em conta em suas atividades públicas, evitando tudo aquilo que possa comprometer a percepção de que exercem a profissão com isenção e correção. Com base nestas premissas, cada veículo deve ter políticas próprias para presença de seus profissionais na internet, e que todos os jornalistas se obrigam a cumprir;”

Basicamente proíbe a atuação de seus jornalistas na internet, seja em blogs, twitter, facebook, etc. Seus jornalistas vão continuar parecendo “bonecos de ventríloco” (estilo Fátima Bernardes), sem opinião e apenas repassadores da opinião de seus patrões.

Com essas regras jornalistas como Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada) e Joice Hasselmann (Blog da Joice) não poderiam manter seus blogs se fossem funcionários da Globo.

Deputados da Assembléia Legislativa formam uma gangue?

Do Humor Político

O Músico gaúcho Tonho Crocco produziu o vídeo GANGUE DA MATRIZ em dezembro de 2010 para protestar contra o aumento aprovado pelos Deputados Gaúchos de 73% nos seus próprios salários, de R$ 11.564,76 para R$ 20.042,34  por 36 votos a 11.

Os excelentíssimos parlamentares decidiram entrar com processo judicial em represália ao Rap de protesto e Tonho Crocco foi enquadrado nos artigos 138, 139 e 140 do Código Penal, que preveem pena de um mês a dois anos de prisão.

Trechos: “O crime aconteceu em plena luz do dia / Votado e aprovado pelos próprios deputados / Subiram seu salário, me senti um otário / Capitalistas, comunistas / Todas as vertentes presentes na lista / Só falta o Tiririca vir trampar aqui / É hora de falar, é hora de Lutar

O Músico publicou ontem em seu Blog um Manifesto contra a Censura e pela Liberdade de Expressão: www.tonhocrocco.com

Tiririca, a saga

Direito Administrativo, Democracia e Direitos Fundamentais, dia 22/08 na UniBrasil

Vou falar às 10h sobre os limites da participação popular no processo de democratização da Administração Pública.

Saúde não é mercadoria

Por Rafael Jardim do Jornal Opção

Apesar de parecer, para alguns, um mero capricho ideológico, a saúde pública, universal e gratuita é realidade na grande maioria dos países desenvolvidos. Enquanto isso, no Brasil, aplaudimos o “bilionário da saúde”

Últimos dias da enquete do Blog do Tarso sobre quem o PT deve apoiar em 2012: Tadeu Veneri, Dr. Rosinha, Angelo Vanhoni ou Gustavo Fruet? Participe!