Inscrições aqui
Com as presenças confirmas do ex-Presidente Lula, Ministro das Comunicações Paulo Bernardo, Paulo Henrique Amorim, Luiza Erundina, Luis Nassif, Fábio Konder Comparato, Brizola Neto, Jean Wyllys, João Arruda, Benvindo Siqueira, Luiz Carlos Azenha, Blog do Tarso, entre outros.
Veja texto de Luiz Carlos Azenha sobre o evento:
Blogueiros sujos: Debates polêmicos no segundo encontro nacional
por Luiz Carlos Azenha
Foi num clima de intensa cordialidade que, de forma acalorada, concordamos em discordar sobre absolutamente tudo. A única unanimidade foi na tarefa de organizar o Segundo Encontro Nacional de Blogueiros Sujos, que o Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé promoverá em Brasília nos próximos dias 17, 18 e 19.
Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, ficou encarregado de fazer o relato oficial, nas próximas horas.
Porém, como repórter diante da notícia, não poderia deixar de adiantar algumas informações.
O balanço dos encontros regionais foi extremamente positivo, com mais de 1.400 blogueiros/internautas reunidos em 11 estados (antes dos encontros da Bahia e de Minas Gerais).
Para o encontro nacional de Brasília, já confirmamos que as mesas de abertura ficarão por conta do ministro Paulo Bernardo, seguido por um debate entre a deputada Luiza Erundina e os professores Fábio Konder Comparato e Venício Lima. Isso na sexta-feira, 17, a partir das 19 horas.
No dia seguinte, a partir das 9 da manhã, uma série de mesas paralelas resultarão de um esforço autogestionado.
Na oficina de Partidos e Blogosfera, por exemplo, debaterão José Dirceu, Renato Rabelo, Brizola Neto, Jean Wyllys e João Arruda (PMDB-PR).
Para o debate sobre Política na internet e neutralidade na rede, estão confirmadas as presenças de Marcelo Branco, Sergio Amadeu e Ricardo Poppi.
No debate sobre Judicialização da Censura, as presenças do Falha de S. Paulo, Esmael e Paulo Henrique Amorim.
Deverei organizar uma das mesas: Como enfrentar o Facebook?
Se tudo der certo, o professor Hariovaldo deverá abrilhantar um debate sobre o Humor na Rede, com presenças do Porra, Serra! e do Cloaca.
A lista de atividades é enorme e será em breve divulgada detalhadamente.
A confirmar, ainda, um debate sobre o Cinema Nacional entre o Cloaca e o Ali Kamel; outro, sobre Financiamento de Campanha, entre Paulo Henrique Amorim e o ministro Antonio Palocci; e um terceiro, sobre Cultura & Civilização, reunindo Renato Rovai e a ministra Ana de Hollanda. Estamos em dúvida sobre quem convidar para o debate “Teoria da Dependência Revisitada: Adorno e a Larica”; sugestões?
O Rodrigo Vianna cuidará de elaborar a minuta de um projeto para criar uma cooperativa para financiar e organizar a defesa de blogueiros que sofrem ações na Justiça.
E o Diego Casaes criará, no estilo do Otoridades e do Threatened Voices, o mapa dos Blogueiros Perseguidos, sob ameaça física ou jurídica, em todo o Brasil.
Nosso objetivo é financiar a hospedagem e a alimentação dos primeiros 400 inscritos que pagarem a taxa. Em breve, o Eduardo Guimarães divulgará detalhes não só da programação, como do tremendo esforço para cobrir os custos do evento. Da parte do Viomundo, assumimos o compromisso de repetir a dose de 2010, com a compra de uma das cotas dos Amigos da Blogosfera. Agradecemos antecipadamente ao Ricardo Negrão, da Rede Brasil Atual, e à Rosane Bertotti, da CUT, pela ajuda neste esforço. E à Força Sindical, a primeira a comprar uma das cotas.
Os sindicatos dos Bancários e dos Metalúrgicos bancarão a transmissão ao vivo, pela TVT.
O que mais nos anima, de qualquer forma, é a possibilidade de repetir, de forma ampliada, os contatos pessoais que tanto enriqueceram nosso primeiro encontro.
Contamos, como sempre, com a razão de ser da blogosfera, que são todos os nossos 14 leitores, para as tarefas de divulgação no twitter, no facebook e em outros espaços.
PS do Viomundo: Ah, sim, já temos 211 inscritos.
PS2: Revelado no encontro que, em Washington, um repórter perguntou ao ministro Patriota, especulando sobre uma possível visita de Dilma Rousseff aos Estados Unidos, algo assim: “A saúde dela vai permitir a viagem?”. É o assim-chamado PIG internacional em ação. Leia, aqui e aqui, relatos sobre essa tendência homicida.
