Ollanta Humala para Presidente do Peru. Não a Keiko Fujimori!

Em pesquisa divulgada hoje sobre a eleição para presidente do Peru, que ocorrerá no próximo domingo (05.06), o candidato da esquerda Ollanta Humala está a frente da candidata de extrema-direita, KeikoFujimori, filha do ex-presidente e ditador Alberto Fujimori. O jornal La República indica Humala com 43,8% e subindo, contra 42,5% de Fujimori.

Ontem 15 mil pessoas se encontraram em Lima para se colocar contra a candidatura da filha do ditador, que tem entre suas principais plataformas de campanha a concessão de anistia ao pai, condenado a 25 anos de prisão por violações dos direitos humanos. Eram vítimas de esterilização forçada ou de outros abusos cometidos durante o governo do ex-presidente. A farta ficha de denúncias, por sinal, é um dos motivos que levaram a uma divisão da classe política tradicional, que tenderia a apoiar o político mais conservador que se colocasse em um embate contra Humala, o que não ocorreu em massa.

Humala alertou que é de se esperar a divulgação de informações errôneas por parte da adversária na reta final. Fujimori valeu-se abertamente da distribuição de alimentos em zonas mais pobres para ganhar votos e se valeu extraoficialmente da máquina do Estado peruano, fornecida pelo presidente Alan García para fazer campanha.

Rossoni no Twitcam no melhor estilo tucano: em cima do muro

Hoje o Presidente da Assembleia Legislativa Valdir Rossoni fez uma Twitcam. No melhor estilo tucano, ficou em cima do muro. Fez propaganda para seu filho ser Prefeito de Bituruna, não respondeu sobre Álvaro Dias, não respondeu se apóia Gustavo Fruet ou Luciano Ducci, não respondeu sobre o Bolsonaro, não respondeu sobre privatizações, não respondeu sobre o nepotismo do Governador Beto Richa e negou que tenha fantasmas em seu gabinete. Não respondeu sobre a eleição para Conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná. Disse que já fez muita besteira em sua vida, só não disse quais. Falou ainda que não é nem de esquerda nem de direita, mas de centro. Puxou o saco do Governador Beto Richa. Apenas teve coragem de falar mal do ex-Governador Roberto Requião. Teve coragem também de ser desrespeitoso com nossa colega blogueira http://midiacrucis.wordpress.com. Defendeu ainda suas amplas plantações de eucalipto no interior. Por fim, disse que os deputados escolhidos como secretários podem manter gabinetes porque está previsto em Lei Estadual. Apenas não explicou se essa lei é constitucional, se é moral, se é legítima.

Professor Belmiro Valverde critica modelo implementado por FHC de Terceiro Setor (ONGs, OSCIPs)

ONGs chapa branca – Por Belmiro Valverde

Ongs e Oscips são, crescentemente, formas de sifonar recursos públicos para organizações privadas com pouco ou nenhum controle

Publicado hoje na Gazeta do Povo

Continuar lendo

TCE/PR: Deputado Nelson Garcia e bancada do PMDB questionam legalidade de candidatura de Ivan Bonilha

Deputados questionam legalidade de candidatura de Bonilha ao TC

Por Ivan Santos do Blog Política em debate

Deputados estaduais questionaram, essa semana, a legalidade da candidatura do Procurador Geral do Estado, Ivan Bonilha, à vaga de conselheiro do Tribunal de Contas, aberta após a anulação da indicação de Maurício Requião, irmão do ex-governador e senador Roberto Requião (PMDB). Por ser procurador geral, Bonilha assinou o ato do governador Beto Richa (PSDB) que referendou o cancelamento da nomeação de Maurício, e no entender dos parlamentares, estaria por isso impedido de disputar o cargo, já que é parte interessada na questão. “Acho uma dificuldade grante. Ele é parte interessada. E não vai poder julgar as contas do Beto no governo, nem na prefeitura de Curitiba”, afirmou o deputado Nelson Garcia (PSDB), que também disputa a indicação.

A mesma avaliação tem os deputados da bancada do PMDB, para quem uma eventual indicação de Bonilha poderá facilmente ser contestada e derrubada na Justiça.

MavAldo Rebelo radicaliza

 

Nova enquete: você concorda que o Governador Beto Richa (PSDB) prorrogue o prazo dos contratos com as concessionárias de pedágio?

Ex-Governador Jaime Lerner, que criou os pedágios no Paraná, e o atual Governador Beto Richa, que pretende prorrogar o prazo dos contratos com as concessionárias

Quando o atual Governador do Estado, Beto Richa, era Deputado Estadual, ele compunha a base de apoio do Governador Jaime Lerner, que na época firmou os contratos de pedágio com as concessionárias atuais. O Governo Roberto Requião não conseguiu acabar com o pedágio por causa de decisões contrárias ao interesse público do Poder Judiciário. O Secretário de Planejamento do Governo Jaime Lerner foi Cássio Taniguchi, que ocupa o mesmo cargo no Governo atual. Beto Richa já se manifestou pela possibilidade dos atuais contratos de pedágio serem prorrogados. Nova enquete do Blog do Tarso: você concorda que o Governador Beto Richa (PSDB) prorrogue o prazo dos contratos com as concessionárias de pedágio?

Sobre o tema ver:

Jaime Lerner condenado à prisão por favorecer concessionária de pedágio

Beto Richa informa que vai propor Lei das PPPs no Paraná. Tradução: privatizações e mais pedágios

Beto Richa propõe criar Agência para regular suas privatizações via PPPs

Beto Richa é inimigo do Estado. Viva a Democracia!

Editorial da Gazeta do Povo defende privatização e prega o Estado Mínimo

O editorial do jornal paranaense Gazeta do Povo defende hoje a privatização e prega o Estado Mínimo. Parece até que estamos na década de 90 do século passado e que o Governo vencedor das eleições é o de Fernando Collor ou de FHC.

Ainda bem que cada vez mais a velha mídia perde sua força, principalmente devido a democratização da internet. A velha mídia defende o Estado fraco para a resolução dos problemas sociais e Estado forte para manter a “ordem” e garantir os lucros do grande capital.

Ainda bem que com o fortalecimento da Democracia é o povo que define o futuro da nação, e não a velha mídia, que muitas vezes tem saudades de períodos ditatoriais ou neoliberais.