Contrário às concessões dos aeroportos

Em homenagem ao leitor mais crítico do Blog do Tarso, o Fabio Ari, vou tratar das concessões dos aeroportos.

É claro que não é comparável as privatizações criminosas ocorridas no Governo FHC com algumas concessões de serviços públicos dos Governos Lula e Dilma. Fernando Henrique Cardoso vendeu empresas estatais essenciais, com várias denúncias de privilégios para determinados grupos econômicos.

De qualquer forma, o Blog do Tarso é contrário aos monopólios ou oligopólios privados. Não é possível que interesses lucrativos dominem áreas eminentemente de interesse público, como é o caso dos aeroportos. Se privatizarem o Aeroporto Afonso Pena vou ter a liberdade de escolher por qual aeroporto viajar?

Serviços públicos aeroportuários devem ficar nas mãos do Estado, tanto a titularidade quanto a prestação dos serviços.

Se não confiamos nos serviços prestados por empresas privadas como a Tam e Gol, porque devemos confiar nos serviços de empresas privadas nos aeroportos? Celso Antônio Bandeira de Mello sempre diz que se o Estado não é tão eficiente para prestar serviços, muito menos para fiscalizar. Gestão estatal ineficaz? Troque o governante nas próximas eleições. E as concessionárias? Contratos de 30 anos com pouco poder estatal para atuar pelo interesse público. Qualquer reclamação fale com o SAC das concessionárias. mesmo nível do SAC da Oi, Tim, Net, etc.

E sobre a falácia dos investimentos privados? Maior parte sempre vem de empréstimos a juros baixos do BNDES.

Deixem para a iniciativa privada a fabricação de refrigerantes, a hotelaria e outros serviços não estratégicos!

Deixe um comentário