Depois de mais de 2 anos de governo, Beto Richa deixa Instituto de Criminalística à míngua

339658bb8ee85388b836e07beb6863bf

Já são mais de dois anos e dois meses de governo Beto Richa (PSDB) no Paraná e o estado está cada vez mais em crise, decorrente do marasmo do governo atual. O Instituto de Criminalística do Paraná (IC) vive falta de pessoal, com apenas 195 peritos no Estado, não tem uma política de profissionalização dos seus servidores, com a desvalorização cada vez maior dos trabalhadores da entidade. Veja uma notícia do Sinpoapar:

Instituto de Criminalística pode parar de emitir laudos por falta de tinta para impressora

Peritos Criminais do Instituto de Criminalística do Paraná (IC) podem parar de emitir laudos periciais, indispensáveis para os inquéritos policiais e processos criminais, por falta de toner e tinta nas impressoras do órgão. Como o sistema não é informatizado, não há outro meio para os laudos chegarem às delegacias, senão impressos. Na capital o IC conta com 11 seções, sendo que mais da metade delas não possui tinta na impressora. No interior a situação é igualmente preocupante.

Segundo o Sindicato dos Peritos Oficiais e Auxiliares do Paraná – Sinpoapar, o problema vem ocorrendo desde o final do ano passado: “Houve uma mudança nos procedimentos para aquisição de toner para impressão e desde então estamos tendo enormes dificuldades para o exercício de nosso trabalho. Sabemos que a direção do Instituto de Criminalística já fez diversos pedidos e contatos com a SESP, mas parece que o problema não se resolve. Recebemos recentemente duas novas impressoras alugadas, mas a concorrência para usá-las é grande e elas vivem dando problema”, afirmou o presidente do Sindicato, Ciro Pimenta.

Ainda segundo Pimenta, este problema reflete bem o atual panorama da perícia criminal paranaense junto à Secretaria de Segurança Pública (SESP). “O Instituto de Criminalística é um órgão executor, porém o órgão meio, que é a SESP, não está nos provendo com os materiais necessários para a plena execução de nossas tarefas. Desde o ano passado nossos processos de aquisição de materiais e equipamentos têm seguido por um caminho muito moroso e burocrático, e apesar do nosso Governador Beto Richa anunciar milhões de reais em investimentos na Segurança Pública, hoje nos falta até toner para as impressoras. Sem toner, os Peritos não terão como imprimir laudos e infelizmente os processo criminais e inquéritos policiais serão prejudicados.”

Ainda segundo o Sindicato, desde o final do ano passado tem sido recorrente a falta de materiais para os trabalhos de perícia criminal. “Dia destes estávamos sem água, sem materiais e insumos para os laboratórios, agora estamos sem serviços de limpeza e estão acabando novamente os toners“, afirma Ciro.

Viaturas – Outro problema recorrente na Criminalística são as viaturas paradas. “O Governo nos prometeu novas viaturas até o final de 2012, mas por enquanto continuamos rodando em carros velhos e sem a manutenção adequada. Sabemos que há dinheiro para investimentos, bastaria bom senso em nos oferecer boas condições de trabalho”, afirmou um diretor sindical.

Atualmente quase metade das viaturas do IC encontram-se paradas, sendo a maior parte delas por pequenos problemas.

Desde o início do ano, o governador Beto Richa já fez duas entregas de viaturas para a Policia Militar e para a Polícia Civil, mas a Policia Científica ainda não foi contemplada.

“Dependemos de novas viaturas para poder atender aos locais de crime com rapidez, segurança e qualidade. Trata-se de dar boas condições para que o Instituto realize seu trabalho e possa contribuir na solução dos crimes“, diz Pimenta.

2 comentários sobre “Depois de mais de 2 anos de governo, Beto Richa deixa Instituto de Criminalística à míngua

  1. Pingback: Depois de mais de 2 anos de governo, Beto Richa deixa Instituto de Criminalística à míngua | " F I N I T U D E "

Deixe um comentário