No domingo o rapper Emicida foi detido em Belo Horizonte/MG, após ser acusado de desacato à autoridade, durante a realização de um show gratuito na periferia da capital mineira, devido a um comentário antes da música Dedo na Ferida. Emicida pediu à platéia para manifestar seu apoio aos moradores de Eliane Silva, terreno que desde a sexta-feira 11 está sendo desocupado pela Polícia Militar: “Levanta o seu dedo do meio para a polícia que desocupa as famílias mais humildes, levanta o seu dedo do meio para os políticos que não respeitam a população e vem com ‘noiz’ nessa aqui, ó. Mandando todos eles se f****, certo, BH? A rua é noiz”.
Policiais militares consideraram o comentário ofensivo e no final do show deram voz de prisão ao músico.
O rapper em nenhum momento se dirigiu diretamente aos policiais militares que trabalhavam no evento ou pediu ao público para fazer algum gesto obsceno a eles. A apresentação ocorreu sem nenhuma confusão, veja o vídeo.
O jurista Tulio Vianna no Twitter alertou que “o desacato é crime contra funcionário público e não contra um órgão do Estado. Fazer “gesto obsceno” pra PM não é crime; é manifestação”. “O crime de desacato é um cheque em branco dado pelo legislador para que qualquer policial possa prender por manifestação de pensamento”.

Evidente violação ao art. 220 da nossa CF. Totalmente equivocada a PM de MG. O BR dessa forma caminha para um retrocesso!
CurtirCurtir
Fica aqui meu dedo do meio para os blogs sem conteúdos, em especial esse.
Fica meu dedo do meio para os meus vizinhos da invasão Eliane Silva, que esses sensacionalistas e politicamente corretos que acreditam que os invasores do Eliane Silva, são mesmo pobres coitados… então deixe-me contar uma, a maioria dos meus vizinhos estavam naquela invasão, deixe-me contar outra, todos tem casa própria. E instalaria mais uma nova favela no bairro. Que pena que esse blog inútil, tem grande satisfação em
depreciar a PM, e não viram que a desocupação foi pacifica, coerente e não violenta.
Meu dedo do meio para vocês.
CurtirCurtir