Em defesa da lista fechada e do financiamento público de campanha na reforma política

Entrevista com a Prof.ª Maria Victoria Benevides, sobre a reforma política, publicada na Revista Teoria e Debate:

Muito bom o texto a seguir publicado na Revista Teoria e Debate, sobre a adoção da lista fechada e financiamento público de campanha em outros países:

Mais textos sobre a reforma política na revista Teoria e Debate:

Será que é tão ruim assim trabalhar com o Beto Richa?

Ivan Lelis Bonilha (PSDB) quer deixar a Procuradoria-Geral do Estado para ser Conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná. Ricardo Barros (PP) quer deixar de ser Secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul para concorrer ao cargo de Presidente da FIEP.

Pergunta que não quer calar: será que é tão ruim assim trabalhar com o Beto Richa?

O que você não leu na mídia sobre Paulo Renato (1945-2011) – Idelber Avelar

Por Idelber Avelar

Revista Fórum

Morreu de infarto, no último dia 25, aos 65 anos, Paulo Renato Souza, fundador do PSDB. Paulo Renato foi Ministro da Educação no governo FHC, Deputado Federal pelo PSDB paulista, Secretário da Educação de São Paulo no governo José Serra e lobista de grupos privados. Exerceu outras atividades menos noticiadas pela mídia brasileira. Continuar lendo

TCE/PR: Rossoni, e a transparência?

Como candidato na eleição para escolha do novo Conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná, impugnei as candidaturas de Ivan Bonilha, Nelson Garcia e Augustinho Zucchi. Ontem a Assembléia Legislativa do Paraná não acatou minhas impugnações e homologou as candidaturas das três autoridades.

Até aí tudo bem. O problema é que hoje requeri para a Diretoria Legislativa da Assembléia Legislativa cópia dos currículos e certidões negativas dos três impugnados e o pedido foi negado. Tive que fazer um requerimento por escrito para o Presidente da Comissão Especial, Deputado Élio Rusch, mas me foi informado que provavelmente o pedido será negado.

Como candidato e cidadão tenho direito de ter acesso a todos os documentos, nos termos do art. 5º, inc. XXXIV, da Constituição da República, que assegura o direito de petição e certidão para questões pessoais e de interesse público.

Será que alguém tem algo a esconder? Será que os candidatos realmente atendem os requisitos de habilitação? Presidente Valdir Rossoni, que tal publicizar a documentação? Será que depois dos escândalos dos diários secretos e funcionários fantasmas, agora teremos documentos secretos e fantasmas?

Veja os posts:

Impugnei hoje as candidaturas dos Deputados Nelson Garcia e Augustinho Zucchi para Conselheiro do TCE/PR

Impugnei também a candidatura de Ivan Bonilha para o cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas

Charge: oposição

Hoje na Gazeta do Povo