Paulo Henrique Amorim e Joice Hasselmann não se enquadrariam nos novos princípios editoriais das Organizações Globo

A Globo divulgou hoje os Princípios Editoriais das Organizações Tabaj… quer dizer, Globo (veja o documento). Um dos tópicos diz o seguinte:

“d) A participação de jornalistas das Organizações Globo em plataformas da internet como blogs pessoais, redes sociais e sites colaborativos deve levar em conta três pressupostos: notícias por eles apuradas devem ser divulgadas exclusivamente pelos veículos para os quais trabalham ou por estes autorizados; procedimentos internos, projetos, ideias, planos para o futuro ou quaisquer outras informações relativas ao dia a dia das redações não devem ser divulgados, sob pena de tornar vulnerável o veículo em que trabalham em relação a seus concorrentes; os jornalistas são em grande medida responsáveis pela imagem dos veículos para os quais trabalham e devem levar isso em conta em suas atividades públicas, evitando tudo aquilo que possa comprometer a percepção de que exercem a profissão com isenção e correção. Com base nestas premissas, cada veículo deve ter políticas próprias para presença de seus profissionais na internet, e que todos os jornalistas se obrigam a cumprir;”

Basicamente proíbe a atuação de seus jornalistas na internet, seja em blogs, twitter, facebook, etc. Seus jornalistas vão continuar parecendo “bonecos de ventríloco” (estilo Fátima Bernardes), sem opinião e apenas repassadores da opinião de seus patrões.

Com essas regras jornalistas como Paulo Henrique Amorim (Conversa Afiada) e Joice Hasselmann (Blog da Joice) não poderiam manter seus blogs se fossem funcionários da Globo.

Deixe um comentário