UOL mente sobre número de participantes na posse de Dilma

Captura de Tela 2015-01-02 às 20.12.35

Imagem da matéria falaciosa do UOL

 

O portal de notícias UOL, do grupo da Folha de S. Paulo, mentiu sobre o número de pessoas na posse da presidenta Dilma Rousseff (PT) ocorrida na quarta-feira (1º).

O Universo On Line, que é famoso por fazer uma defesa do PSDB de São Paulo e ataques aos seus adversários, faltou com a verdade ao informar que apenas 6 mil pessoas viram Dilma subir a rampa, receber a faixa e discursar no Parlatório na Praça dos Três Poderes, em Brasília (veja a matéria aqui). E ainda fez comparação com as posses de Lula em 2003 (71 mil), 2007 (10 mil) e Dilma em 2011 (30 mil).

A Polícia Militar do Distrito Federal calculou que 40 mil pessoas estiveram presentes na Esplanada dos Ministérios, e durante o pronunciamento de Dilma 20 mil pessoas.

Dentro do Palácio do Planalto havia cerca de 3 mil pessoas convidadas entre autoridades, notoriedades e militantes.

A própria Folha desmentiu o UOL e falou em 15 mil pessoas na Praça dos Três Poderes e 30 mil no total.

Um dos fundamentos para a mentira do UOL é a foto acima. Mesmo se for verdade que a foto foi tirada durante o discurso de Dilma, o número de pessoas é bem maior do que de 6 mil.

Outra questão importante é que muita gente ficou por mais de 5 horas em pé, no sol, esperando Dilma. Nesse período escutamos o longo discurso da presidenta, por meio de caixas de som, do Congresso Nacional, e ouve atraso. E muitas pessoas, após verem Dilma subindo a rampa, foram embora, antes do discurso no Parlatório, na frente do Palácio do Planalto, pois estavam quase desmaiando de calor ou perderiam seu transporte para voltar para casa.

Eu estava lá. No meio do povo. Eu vi.

Não confie no UOL! Democratização da mídia já!

33 comentários sobre “UOL mente sobre número de participantes na posse de Dilma

  1. Vocês se esquecem que foi tudo televisado e a ausência de público foi mais que notória. Se comparadas às audiências de posses anteriores o “público” (leia-se componentes do MST comedores de pão com mortadela) realmente não chegou nem a 6.000 pessoas. Se descontarmos os tais 4.500 seguranças, teremos o verdadeiro número de militontos presentes = 1.500. De público mesmo (famílias civis) não havia ninguém.

    Curtir

    • Poderia ter ido, pra falar com tanta propriedade daquilo que nâo viu! Eu sou de Goiânia, não ganhei passagem e nem um pâozinho, rs. E lá tinham sim muitos representantes de movimentos populares, mas também tinham muitas familias de todos os lugares do Brasil, muitas crianças (emocionante ver a reaçâo de algumas) Enfim, o que está em questâo é o futuro do Brasil, nao entendo o motivo de comentários maldosos, cheio de preconceito e soberba. Foi um dia que ficará marcado na minha vida.

      Curtir

      • Futuro ? o atual governo tá aí faz 12 anos e voce vem me falar em futuro ? riso de crianças ? emoção ? sugiro que dê uma olhada na tua conta de luz em 2015, no valor do transporte e no imposto que vai pagar…daí vem me falar em emoção.

        Curtir

      • Provavelmente você, deve estar locado na parte simples de Goiânia né? para falar com tanta comoção assim (sem preconceito sobre suas condições de modo geral), o Dia que ficou marco foi, no momento em Fernando Henrique, com a Bandeira da nação, subiu no carro, e hasteou para todos que lá estavam, isso é demonstração de amor a pátria, e não o cinismos, de uma pessoa que após regime militar voltou para destruir e sugar o país, em sinal de demonstração de poder…………….

        Curtir

  2. tá bom, mas 40 mil já é pouco. Agora, não interessa cara, ela foi eleita na bacia das almas, vai fazer ajustes que vão prejudicar o povão e serão o sonho da direita, então, que diferença faz quantos tinha na posse ? discussão ridícula.

    Curtir

  3. Quase desmaiar de calor ficar em pé pra ver posse de presidente ? o povo brasileiro tem mesmo que tomar na cabeça e merece os políticos que tem, merece a vida que tem, merece a conta de luz, o transporte publico que tem, merece tudo !!!!!! O ultimo a sair apaga a luz do aeroporto ! vai ficar só o Tarso pregando a excelencia dos serviços publicos mas usando colégio particular e unimed !!!!!!

    Curtir

  4. Lindo Dilminha tomando posse ao ladito do RENAN CALHEIROS !!! Isso aí Tarso, ce tá mesmo do lado certo, RENA,N, RENAN P PRESIDENTE !! o representante do moderno, do futuro, isso aí !!!! Viva o Brasil do Tarso !!!

    Curtir

  5. TARSO OMITE MP QUE DIFICULTOU ACESSO AO SEGURO DESEMPREGO

    Blog do Tarso silencia sobre medida do governo Dilma, na calada do final do ano, que exige agora dezoito meses para receber seguro desemprego ao inves dos seis anteriores, o que prejudica o trabalhador principalmente em época de recessão e o trabalhador menos qualificado que tem mais dificuldade de se recolocar. Uol omite, Globo omite, Tarso omite. Tudo igual, tudo igual, só que o Tarso é mais pobrinho !!!

    Curtir

  6. Segundo a PM-DF eu e mais 40 mil fomos a posse da Dilma…
    segundo a UOL ,nem eu nem meu grupo de 30 pessoas fomos a posse, pois não estamos na foto aerea deles… não sei em quem acredito…

    Curtir

  7. Eu e minha esposa estávamos lá, posso afirmar que jamais passei tanto calor como neste dia, estávamos a beira da exaustão, pois nos fixamos a frente do palácio do planalto que seria o último local da posse.

    Afirmo que a grande maioria deixou o local assim que Dilma Rousseff subiu a rampa e iniciou seu discurso.

    Observem que os atiradores de elite (mais ou menos uns cinco que contei) já não aparecem nesta foto, no teto do palácio, pois possivelmente já havia se encerrado o discurso no parlatório.

    Curtir

    • Luiz, realmente estava um calor imenso e até a água estava escassa. Eu tbm. estive lá, paguei minha passagem e o hotel que estive hospedada até o dia de ontem, 06/01/2015. Fui com meus próprios recursos, queria conhecer Brasília e aproveitei a oportunidade da Posse da Presidente e a grande maioria ficou até o final, só foi embora quando as autoridades se retiraram do local. Tinha pessoas de todos os estados do Brasil. O número posso não saber com exatidão mas, que estava lotado e fervendo com o calor, ah, isso estava…tirei fotos que ainda não passei para o computador, mas irei publicar no face, após retirar da máquina fotográfica e do celular…

      Curtir

  8. Quem assistiu a posse junto com o Tarso foi a Katia Abreu, legitima representante dos movimentos populares, defensora dos pobres e oprimidos, agora integrante integral do novo governo Dilmécio !!!!!!!

    Curtir

  9. Se tinha seis mil ou quarenta mil isso não mudará nada. A Dilma está eleita e ponto final. Ela não vai governar para seis mil ou quarenta mil e sim para toda a população brasileira. Agora quanto a possível manipulação das informações o fato é que, ao menos na foto, dá para perceber claramente que não há 40 mil pessoas em frente ao parlatório. O resto é especulação então toca o barco !

    Curtir

  10. A policia militar do Distrito Federal que contou? kkkkkkkkkk tá explicado porque tinha 40mil na somatório deles, foi visível, o desprezo sobre ela, nem sei porque estou comentando aqui, faz muito tempo que não leio este blog, após incontestável demonstração do seu lado partidário, por sinal, péssima escolha, mas a “democracia” , livre Arbítrio é para isso………….

    Curtir

  11. O volume de gastos secretos com cartões corporativos do governo federal feitos pela Secretaria da Administração da Presidência da República aumentou 55,3% durante o ano passado, batendo um recorde desde sua regulamentação em 2001 no governo FHC. Foram gastos R$ 8,7 milhões, todos mantidos sob sigilo “nos termos da legislação, para garantia da segurança da sociedade e do Estado”. Em 2014, a fatura anual dos cartões corporativos do governo chegou a R$ 65,2 milhões, outro recorde.

    Curtir

  12. Martinha Suplicy rasgando elogios ao governo Dilma e ai Tarso, você um DILMISTA convicto em 2018 vai tirar foto com o Lula ?

    Curtir

Deixe um comentário