“Na ditadura militar havia mais corrupção com empreiteiras”

 ditaduracorrupta

Em entrevista para a Folha de S. Paulo publicada em 1º de dezembro de 2014, o historiador Pedro Henrique Pedreira Campos, que publicou o livro objeto de pesquisas durante 4 anos “Estranhas Catedrais: As Empreiteiras Brasileiras e a Ditadura Civil-Militar” (Editora da UFF, 2014), informa que o setor de infraestrutura teve participação ativa no golpe de 1964 e se manteve próximo ao Estado também após a redemocratização.

Segundo ele as empreiteiras têm enorme influência em todos os governos e o poder e a participação delas em escândalos de corrupção têm origem em relações criadas ainda durante a ditadura militar.

Para o historiador os mecanismos de fiscalização atuais é que revelaram os casos de corrupção que antes eram acobertados. Leia partes da entrevista:

“Considerando a história do capitalismo, a apropriação do público pelo privado é mais uma regra. As empreiteiras calculam a corrupção para obter lucro.”

“Durante a ditadura, as empreiteiras tiveram acesso direto ao Estado, sem mediações, sem eleições. Havia um cenário ideal para o seu desenvolvimento: a ampla reforma econômica aumentou recursos públicos disponíveis para investimentos e mecanismos legais restringiram gastos para a saúde e educação e direcionaram essas verbas para obras públicas, apropriadas pelas empreiteiras.”

Essas empresas têm saudades da ditadura, já que não existiam mecanismos de fiscalização de práticas corruptas. Elas não eram alvos de escândalos nacionais, porque isso não era investigado.”

“A empreiteiras mantêm práticas da época da ditadura militar, como por exemplo o descuido com a segurança do trabalhador. Isso acontece porque elas precisam ter uma margem de lucro maior.”

Na ditadura a gente não tinha acesso aos casos de corrupção. Eles não vinham à tona, o que não quer dizer que não existiam. Eu diria que, em relação ao aparelho de Estado, a apropriação era ainda maior. Hoje essas empreiteiras estão sujeitas a órgãos de fiscalização e volta e meia são alvo de denúncias.”

“São as instituições da democracia que conseguem revelar os casos de corrupção: o Ministério Público e a Polícia Federal. É um mérito dos governos recentes o investimento nesses mecanismos.”

“Muitos empreiteiros atuaram no Ipes – Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais, que teve participação ativa no golpe, e financiaram os que buscavam desarticular o governo João Goulart.”

“Hoje, assim como na ditadura, as empreiteiras não atuam de forma individual. Claro que alguns dos maiores empreiteiros têm relação direta com alguns políticos. Mas a maioria dessas empresas tem sindicatos e organizações que levam ao Estado projetos de obras, tentam pautar políticas públicas e forçam o direcionamento do orçamento”.

“Mas muito mudou. Se elas têm saudade da ditadura, é porque eram ainda mais poderosas naquela época. Hoje, há menos obras e elas não têm acesso tão fácil ao Estado. O mecanismo de atuação política dos empresários, que era mais direcionado ao Executivo e às agencias, foi diversificado. O trabalho passou a ser junto ao Legislativo e aos partidos, por meio de financiamento das campanhas.

“O financiamento empresarial de campanhas eleitorais é uma peça muito importante na corrupção”.

20 comentários sobre ““Na ditadura militar havia mais corrupção com empreiteiras”

  1. nao podemos esquecer que tanto Lula como Dilma recorreram as forças armadas para evitar justamente escandalos de corrupçao que sempre acontece quando ,essas empreiteiras estao no comando das obras. Quantas pontes,. estradas foram construidas pelo exercito justamente para evitar a corrupçao e as falsas denuncias perpetradas pelo PSDB.

    Curtir

  2. Você é um piadista. Talvez se justifique seu comportamento face a ser um petista. Aliás, muitos petistas são mais realistas na política atual. Petista que participa de maneira neutra na política atual tem mais consciência. É incrível e inconcebível como uma pessoa que se diz tão intelectual tente justificar a atuação atual do partido com discurso do passado. Vamos entender, o Brasil tem muitos corruptos face ter sido descoberto por Portugueses corruptos. Uma coisa não justifica a outra.

    Por favor, faça um discurso com mais intelectualidade. O Brasil não merece isso.

    Curtir

  3. Ainda ontem, assistindo a uma dissertação em uma agremiação religiosa, o palestrante culminou sua explanação com o AMOR, assegurando Ele que esta é a lei que não proíbe nem obriga. Simples e ajuizadamente aponta e estimula rumos apropriados e coerentes. Só, que para concluir com este verbo tão raro e não obstante tão evidenciado por igrejas, livros e mídias, ele retrocedeu ao Egito dos tempos de Moisés, onde o rei, ao perceber que seus servos eram homens fortes, e consequentemente temerosos no caso de uma revolta deles, editou do trono uma lei de imolação de qualquer filho, homem, dos escravos hebreus. Era um édito em favor da segurança do estado real. Era justa? Moisés teve que suar, quase torrando a paciência, para intuir e instituir um outro código que lhe permitisse levar os ex-cativos, 600.000 homens, suas mulheres e filhos, através do deserto por quarenta anos. Do seu extenso regimento legal, conhecemos dez leis, que alguma igrejas ainda consideram, mas nem todos seus fiéis as obedecem. Ao longo dos tempos, muitos preceitos, mandos, ordens, provérbios, regimentos, estatutos, e leis foram aconselhadas, escritas, impostas, várias orientações foram dadas, mas nunca se chegou ao justo ponto. As leis constituídas vetam a Talião; um país desconsidera os direitos de outros.;Por que o contribuinte escamoteia seus impostos, e os comerciantes vendem mais caro mercadorias vencidas? Por qual insensatez verifica-se a banda podre das polícias? Juízes em arroubos de respeitabilidade usurpam a cadeira dos déspotas e ditadores; secretários desviam as merendas escolares, outros, os medicamentos dos vulneráveis em troca de seus confortos; auxiliares governamentais prevaricam noites e madrugadas com treitas espetaculares, na azáfama do governante. O que é, de que é feito, quem o trará à luz, este tão clamado, esperado redentor, singelo e miúdo, imenso, conciliatório, regulatório: AMOR?

    Curtir

  4. que coisa mais idiota. Um historiador pressupõe isso, e você toma como verdade. Igual, tem muita gente que pressupõe que todo PTista é ladrão. Você concorda??

    Curtir

  5. Caro Tarso, pode um partido oferecer prêmios em sorteio trocando assinaturas por cupons para a legalização do partido? O Partido Militar Brasileiro está usando essa tática, como não tem o número suficiente de pessoas para assinarem sem nada em troca, oferece sorteio de prêmios em troca de assinaturas.

    Curtir

  6. Conclusões erradas, de um petista procurando, pra variar, justificar o roubo do PT com o suposto roubo de outros. Falar que as empreiteiras eram mais poderosas na época da ditadura é piada. Hoje são muito maiores e algumas delas sequer atuavam naquela época. Texto político e, portanto, parcial.

    Curtir

  7. temos que ser racionais…é fácil acusar para justificar . Mas quem acusa tem que investigar e provar posteriormente para ter o direito de citar. Acredito que corrupção vem desde Cabral . Creio que no regime militar, houvesse corrupção e desvios, muito embora seus generais morreram pobres. O que acontece no PT é algo diferente: só investigam porque algum comparsa dedurou, e se investigassem mesmo, não teríamos 12 anos de formação de quadrilha. A cúpula petista , inclusive familiares dos mesmo hoje estão bem de vida, com empresas e convênios milionários que apareceram do nada . Antes não tinham nada, hoje estão muito bem obrigado. Enfim, se querem acusar o regime militar, acusem. Mas mostrem fatos e mostrem enriquecimento com milionários patrimônios dos militares. Mostrem esquemas gigantescos de aparelhamento do estado, das instituições, etc etc. Acredito que acharão pontos isolados de corrupção dos quais alguns se beneficiaram, mas nada tão monstruoso como hoje, que beneficia TODO PT E TODA A BASE ALIADA

    Curtir

  8. O Mario Andreazza, Geisel, Figueiredo e Armando Falcao morreram classe media! O Andreazza nem dinheiro deixou para pagar o traslado de seu corpo para o RJ….. kkkk e o Lulinha? tem dinheiro pra comprar uma colecao de avioes…kkkk

    Curtir

  9. Qual foi o General corrupto que enriqueceu ou que tenha filhos que enriqueceram como aconteceu com o bebum e a Anta? Vai arrumar uma lavagem de roupa seu desocupado!

    Curtir

  10. Ja li muita coisa sem noção na internet… Mas vc superou! Parabens!
    .
    “so de curiosidade”, o “Historiador”, citado em sua fonte, eh formado por uma federal ne? Tem, mestrado e/ou doutorado de uma federal tb… curioso…..

    Curtir

Deixe um comentário