Lula e o PT aparelharam o Estado?

Recentemente publicamos um post que mostrou um estudo que desmente que Lula e Dilma tenham aparelhado a Administração Pública. Vamos voltar ao tema?

Você sabia que em 2010 tínhamos menos servidores estatais na União do que em 1991?

São 21.391 servidores a menos do que em 1991.

Os governos neoliberais-gerenciais de Fernando Collor de Mello (PRN) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) diminuíram indecentemente o número de servidores no âmbito da Administração Pública Federal, enquanto que Lula e Dilma apenas fizeram a recomposição com servidores concursados, levando em conta ainda o aumento da população.

tabela-funcionarios-publicos

Você sabia que o Brasil, proporcionalmente, tem bem menos servidores públicos do que vários outros países do mundo?

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) informa que o número de servidores públicos, incluídos todos os entes federativos e as empresas estatais, por mil habitantes, é baixo no Brasil.

grafico-servidores-publicos-1

Você sabia que Lula e Dilma diminuíram proporcionalmente o número de servidores comissionados na Administração Pública federal?

grafico-funcionarios-comissionados1

Você sabia que a maior parte dos cargos em comissão é ocupada por servidores públicos concursados?

Você sabia que a obrigação de um percentual mínimo de servidores concursados nos cargos em comissão foi instituída pelo Decreto 5.497/2005 do Lula?

grafico-ocupacao-cargos-em-comissao

Você sabia que os servidores comissionados da União possuem alto grau de qualificação?

grafico-escolaridade-dos-comissionado1
Você sabia que com o governo Lula a remuneração média real dos cargos em comissão caiu substancialmente desde 2002, e o valor é bastante inferior à remuneração média dos servidores púbicos federais?
grafico-salario-medio-dos-comissionados

Você sabia?

Não?

A culpa dessa falta de informação é da TV Globo, revista Veja, Folha de S. Paulo, UOL, rádios CBN e BandNews e velha mídia em geral.

Informações do Brasil Debate, aqui e aqui.

4 comentários sobre “Lula e o PT aparelharam o Estado?

  1. Pingback: Descubra la enigmática Corea del Norte con RT | MANHAS & MANHÃS
  2. parabens Tarso! Numeros para elevar o nivel da discussão politica. Diferente de alguns “politicos” (na verdade politiqueiros) que tem como plataforma politica “anti-PT”!!!

    Curtir

  3. Certamente você conhece o seu Prefeito, ou pelo menos acha que conhece, mas você sabe quem é o Secretário de Administração? Você conhece o Gestor de Licitações ou o Secretário de Finanças? O Secretário de Governo? E os subordinados destas pessoas? Talvez conhecê-los não seria tão interessante quanto saber como eles pensam e como agem para administrar seu Município, a qual preço eles pensam e agem, para quem eles pensam e agem.

    Leia: http://onovoprincipe.blogspot.com.br/

    Curtir

Deixe um comentário