Sobre o debate ocorrido na Band com os candidatos ao governo do Paraná, foi um evento muito ruim, travado, com candidatos nervosos e vários pouco preparados. Sobrou baixaria, faltou ideologia e propostas. Os candidatos de esquerda e centro-esquerda foram os melhores: Gleisi Hofmann (PT), Roberto Requião (PMDB), Bernardo Pilotto (PSOL) e Rodrigo Tomazini (PSTU). Veja a análise sobre cada um:
Bernardo Pilotto (PSOL), nascido em Curitiba em 1984, formado em Ciências Sociais pela UFPR e mestrando em Saúde Coletiva na Universidade Federal de São Paulo, é um dos candidatos mais preparados ao governo do Paraná. No debate acertou ao divulgar seu partido e criticar a privatização da saúde via OS – organizações sociais e convênios. Fez um belo discurso final. Vai votar em Luciana Genro (PSOL) para presidenta.
Beto Richa (PSDB) é candidato à reeleição ao cargo de Governador do Paraná, nascido em Londrina em 1965, é formado em Engenharia Civil pela PUC-PR. Considerado o pior governador do estado de todos os tempos, foi muito mal no debate, sem conseguir justificar porque quebrou o Paraná, precarizou a Administração Pública e é “uma mãe” com as concessionárias do pedágio. Ainda teve que escutar que não gosta de trabalhar e só pensa em seu cabelo e bronzeado. Vai votar em Aécio Neves (PSDB) para presidente. Marina Silva (PSB), cujo partido é da base de Beto, se negou em apoiá-lo.
Geonisio Marinho (PRTB) é nascido em Curitiba e tem 56 anos. É o único candidato que confessa que é de direita e quer privatizar até os presídios. Foi bem no debate ao mostrar que não é candidato laranja. Vai votar em Levy Fidelix (PRTB) para presidente.
Gleisi Hoffmann (PT) nasceu em Curitiba em 1965, é advogada, senadora e ex-Ministra da Casa Civil da Presidenta Dilma Rousseff, e foi muito bem no debate, ao chamar o Beto Richa de candidato Kinder Ovo, que se surpreende com tudo, e é o candidato das surpresas. Mostrou que tem muitas propostas boas para o estado. Errou apenas ao bater em Requião, pois eles estarão juntos contra Beto no segundo turno. Fez um belo discurso final.Vai votar em Dilma Rousseff (PT) para presidenta.
Ogier Buchi (PRP), que já apoiou o Fernando Collor de Mello, é empregado na Rede Massa de Ratinho Pai e Ratinho Jr, mostra a cada dia que é o candidato laranja de Beto Richa. Foi motivo de piada nas redes sociais. Vai votar em Marina Silva (PSB), o que acaba tirando votos da candidata.
Roberto Requião (PMDB) nasceu em Curitiba em 1941, é formado em Direito pela UFPR, ex-governador do Paraná e atual senador pela segunda vez. É o favorito nas pesquisas para ir ao segundo turno e derrotar Beto Richa. No debate não foi tão bem com relação ao tempo curto das perguntas, mas colocou Beto Richa em seu devido lugar, como pior governador de todos os tempos. Fez um belo discurso final. Vai votar em Dilma Rousseff (PT) para presidenta.
Rodrigo Tomazini (PSTU) nasceu em Botucatu/SP e tem 36 anos. Acertou ao criticar as privatizações mas exagera nas críticas ao Partido dos Trabalhadores. E errou feio ao querer comparar a tentativa de privatização da Copel com o repasse da gestão do HC-UFPR para uma empresa 100% estatal, a Ebserh. Vai votar em Zé Maria (PSTU) para presidente.
Túlio Bandeira (PTC) é nascido em Santo Antonio do Sudoeste, tem 41 anos e é advogado. Foi o que mais entrou em baixaria no debate e mostrou que é o maior candidato laranja do Beto Richa. Gleisi informou que ele já foi preso e responde vários inquéritos. É o candidato que apoia Marina Silva (PSB) no Paraná, por puro oportunismo, pois seu partido é da coligação de Aécio Neves (PSDB), em baixa.

Será que vimos o mesmo debate? Gleise foi bem??? Requião foi bem???e achar que Beto Richa foi mal e que está fazendo o pior governo??? Porque você acha que o Paraná esta quebrado? Se tem coisa quebrada é com certeza onde é governado pela incompetência dos PETISTAS.
CurtirCurtir
BETO RICHA APANHOU FEIO, LEVOU BORDOADA DE TODOS OS LADOS. É CONSIDERADO POR MUITOS O PIOR GOVERNADOR DE TODOS OS TEMPOS. NÃO CUMPRIU NEM 40% DO SEU CHOQUE DE INDIGESTÃO.
CurtirCurtir
Miriam,
vou fazer uma pergunta:
Qual foi dos candidatos que mentiu descaradamente de forma sínica e dissimulada, vive de propaganda enganosa e milionária financiada pelo dinheiro público, seu mandato a frente do governo do estado se configurou como o pior de toda a História do Paraná???
Todo mundo sabe a resposta!
CurtirCurtir
Pior da história o governador o Beto Richa? Conheço o Sr Roberto Requião a muito tempo para ficar indignada assim, como também conheço o Beto Richa e sabemos bem que esta fazendo um bom governo, muito melhor que o anterior. Conheci o governo do pai dele, José Richa integro e excelente governador, Já o Requião não foi aquele que juntamente com a ex-ministra Gleise votaram contra as verbas para o Paraná?
CurtirCurtir
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), teve a melhor aprovação entre os governadores avaliados pela pesquisa Datafolha divulgada ontem e hoje. Beto Richa teve 48% de conceitos ótimo/bom e nota de 6,2 para sua gestão. Em segundo lugar ficou Geraldo Alckmin (PSDB), de São Paulo, com 47% de ótimo e bom e mesma nota. Beto e Alckmin tiveram aprovação muito superior aos demais. Em terceiro ficou Tarso Genro (PT), do Rio Grande do Sul, com 30% de ótimo/bom e nota 5,7.
A pesquisa foi feita entre os dias 12 e 14 de agosto e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) com o número 00014/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com número BR-00358/2014. Foram ouvidos 1.226 eleitores em 46 municípios. Na intenção de voto, o Datafolha mostrou Beto Richa com 39%, Requião (PMDB) com 33% e Gleisi (PT) com 11%.
Datafolha: aprovação de governadores
Beto Richa (PDSB-PR): 48% de ótimo/bom – Nota 6,2
Alckmin (PSDB-SP): 47% de ótimo/bom – Nota 6,2
Tarso Genro (PT-RS): 30% de ótimo/bom – Nota 5,7
Alberto Coelho (PP-MG): 26% de ótimo/bom – Nota 5,6
João Lyra (PSB-PE): 24% de ótimo/bom – Nota 6
Pezão (PMDB-RJ): 19% de ótimo/bom – Nota 5
Agnelo Queiroz (PT-DF): 15% de ótimo/bom – Nota 4,2
http://g1.globo.com/pr/parana/eleicoes/2014/noticia/2014/08/avaliacao-positiva-do-governo-beto-richa-e-de-48-indica-datafolha.html
Ta bom para você?
Mostre a pesquisa da avaliação de pior da história do Paraná
CurtirCurtir
Miriam, o fato do desgovernador Beto Richa mentir descaradamente de forma sínica e dissimulada no debate não o faz o pior governador da História do Paraná, porém, a sua gestão SIM! Antes do pior governador da História do Paraná assumir não havia calotes generalizados, as viaturas públicas não ficavam paradas por falta de combustível e manutenção, policiais não precisavam fazer prisões deslocando-se sem viaturas, os cães da PM não passavam fome por falta de ração, os depósitos judiciais não eram utilizados irregularmente, os empréstimos não eram utilizados no custeio (folha de pagamentos dos servidores públicos), as dívidas do governo para com os servidores, fornecedores e prestadores de serviço não se avolumavam como uma gigantesca bola de neve, as sedes da Polícia Civil não eram requisitadas pelos proprietários por falta de pagamento do aluguel, o telefone da PM não era cortado por falta de pagamento, a nota do ENEM do Paraná não despencava, Secretários de Estados condenados pela justiça e respondendo processos judiciais não eram nomeados nem acusados de receber propina, projetos absurdos tipo Tudo Aqui Paraná ou Conta Única não eram apresentados na Assembleia Legislativa, não ocorriam os mega tarifaços Copel/Detran/Sanepar/Cartórios, o estado não investia menos do mínimo imposto por Lei em Saúde Pública, o limite de Responsabilidade Fiscal não era desrespeitado, não se propunha a renovação dos pedágios mais caros do Mundo, não se utilizava como desculpa para o fracasso a inviabilidade de empréstimos (obs: empréstimo não é doação, alguém vai ter que pagar com juros e correção, no caso: o povo). Volta Requião, PELO AMOR DE DEUS!
CurtirCurtir
Votar em Requião???? só pode ser brincadeira.
CurtirCurtir
Curioso é que tanto o “Jamil Oliveira”, quanto o “Marcelo” escreveram a mesma frase com o mesmo erro !!
(mentiu descaradamente de forma sínica e dissimulada)
Seriam a mesma pessoa? Ou estudaram na mesma escola ?
CurtirCurtir
Com exceção da palavra sínico com s, acredito que o texto produzido pelo Marcelo está perfeito, pois retrata com exatidão o desgoverno Richa!
CurtirCurtir
Miriam,
quem compara qualquer um dos três mandatos do ex-governador Roberto Requião, com atual trágica administração do desgoverno Beto Richa, sem dúvida nenhuma vota em Requião.
Sob Richa, Paraná teve “pibinho” se comparado ao governo Requião
O Blog do Esmael teve acesso a um detalhado estudo sobre o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) do Paraná nos últimos três anos do governo Beto Richa (PSDB). Segundo as análises, sob a gestão do tucano o estado teve um “pibinho” acumulado real de 12,53% ao passo que a arrecadação cresceu 25,25%. “A arrecadação cresceu duas vezes mais rápido do que a produção”, observa o documento vazado por membros das secretarias da Fazenda e do Planejamento.
A título de comparação, o crescimento acumulado real no governo Requião (2007-2010) foi de 20,83%, ainda que afetado negativamente pela crise mundial de 2009. No período, a arrecadação de ICMS cresceu 24,04%.
As despesas do governo Richa, no entanto, subiram em ritmo mais acelerado do que a arrecadação: crescimento real dos gastos de 28,55% acumulados contra 25,25% de arrecadação. Portanto, chega-se à conclusão de que aumentou a apropriação, pelo governo do estado, da parcela da riqueza produzida sem que isso significasse melhora nos serviços para a população
CurtirCurtir
Antonio Grando,
utilizei parte do comentário feito pelo Jamil de Oliveira, pois gostei do seu raciocínio ao ler em outro site e, ao utilizar o Ctrl c e Ctrl v, copiei o erro na grafia, porém, não usei de falsidade no que postei.
CurtirCurtir
Miriam, não perca o seu tempo defendendo político incompetente, o qual não merece de jeito nenhum seu esforço.
CurtirCurtir
Miriam,
enquanto você de forma alienada defende este político mentiroso e incompetente, nosso querido estado está sendo destruído pelo choque de gestão, na realidade deveria se chamar caos administrativo.
CurtirCurtir
Acho que o debate foi fraco os tres principais candidatos nao tiveram tempo de expor suas propostas.ja os candidatos do psol e do pstu pareciam duas comadres ninguem aguentava mais os dois falarem sobre a privatizaçao do HC.fato que nao aconteceu.se faziam de vitima dizendo que a policia federal comandada pela presidenta Dilma e a policia militar comandada pelo gov.Beto Richa reprimiram a manifestaçao com violencia fato que nao aconteceu,ambas as forças so tentaram manter a ordem publica.acho que os dois depois do debate foram jantar juntos e dormiram de conchinha.elegante mesmo foi a atitude do candidato do Ogie Buch que pedia calma aos candidatos e exautava a importancia do nosso estado.Na minha opiniao o debate nao teve ganhador tao pouco perdedor.espero que o proximo seja com menos agressao e com mais propostas.
CurtirCurtir
a matéria acima só por ter sido encomendada. Jornalismo limpo é jornalismo descomprometido e imparcial VERGONHA ABSOLUTA ESSE BLOG. NÃO É ISSO O QUE O POVO QUER
CurtirCurtir
Marina minha filha!!! Deixa te falar!!! Aqui não tem jornalismo!!! Aqui não tem imparcialidade!!! Vide todas as “matérias” que possui no site!!! O Tarso é PT declarado, nunca escreveu uma linha dos erros que o PT comete no Governo, e nunca escreveu os acertos que algum governo do PSDB fez!!! Se quer jornalismo com imparcialidade, terá que montar um jornal, pois não há imparcialidade em local algum. VEJA=psdb, CARTA CAPITAL = PT, FOLHA = PSDB (mas as vezes tbm bate) Não existe um meio de comunicação que voce verá os dois lados da moeda.
CurtirCurtir
Me simpatizei com o Geonisio, não tem a mesma lábia dos concorrentes, mas parece ser muito técnico.
CurtirCurtir
Desde o ano de 2002, quando Roberto Requião foi eleito, tem tido uma luta incansável para reverter os contratos das concessionárias que exploram os pedágios no Paraná, cujas tarifas são as mais altas do país.
Recentemente verifiquei no sítio eletrônico do senador Roberto Requião uma petição em que a PGE – Procuradoria Geral do Estado solicitava a intimação das concessionárias propondo a extinção dos diversos processos que tratavam dos reajustes dos pedágios. Lembrando reajuste dos pedágios que tem as maiores tarifas do Brasil. Exemplificando para irmos de Curitiba a Itapema/SC, 235km de distância, passamos em duas praças de pedágios e pagamos R$ 1,80 (um real e oitenta centavos) em cada uma. Para irmos a Ponta Grossa, 119km de distância CCR Rodo Norte também passamos em duas praças de pedágios e pagamos R$ 9,70 (nove reais e setenta centavos) e R$ 6,80 (seis reais e oitenta centavos). Logo nosso pedágio e estratosfericamente mais elevado. Contratos realizados no final da década de 90, na onda do estado mínimo e como diz nosso Senado Marcelo Almeida necessários, mas nunca com esta remuneração!!
Voltando, na mesma petição apresentavam-se as condições das ações em trâmite e nos chama a atenção:
Na página 08: A partir de 2003 o governo passou a tomar ações visando retomar o serviço concedido (Governo Requião).
Posteriormente, se faz uma explanação jurídica a respeito da diferença de termos técnicos quando a revisão tarifária e reajuste, porém lembrando que para o usuário da rodovia ambos os termos significam que vai pagar mais. De nada adianta um discurso eloquente se o resultado final será majoração de valor.
A partir da página 23 são elencados os diversos processos onde se requer a extinção dos processos que pretendiam a majoração pelo fato de já estarem sendo realizados acordos na seara administrativa e judicial.
Ontem, no debate o atual Governador Carlos Alberto afirmou que o Senador Requião não poderia mais dizer que ele pediu a extinção dos pedágios, sim não pediu porque chegou a imprensa suas ações e recuou, mas não poderá dizer que não autorizou os reajustes, ou dirá que a Procuradoria Geral do Estado agiu autonomamente sem a sua orientação?
Desta forma chega-se a conclusão que a assinatura do atual Governador Carlos Alberto autorizando a extinção não ocorreu, pois foi divulgada tal intenção em período anterior pelo Senador Roberto Requião, que fez serviço público, defendeu o cidadão e continuará a defendê-lo.
CurtirCurtir
Gostaria de saber quais as fontes da informação: ¨Beto Richa é considerado o pior governador do estado de todos os tempos.¨ Se vem de algum estudo ou pesquisa de algum instituto de renome. Pq se for apenas opinião de alguém, não tem valor nenhum. Na minha opinião e de várias outras pessoas que eu conheço, o pior governador de todos os tempos foi o Requião. Então, se for só opinião, não tem valor algum, pq cada um tem a sua né.
CurtirCurtir
kkkk acho que quem escreveu essas besteiras não viu o debate, tão pouco se informou antes de falar estas asneiras.
CurtirCurtir
Aquilo sequer pode ser chamado de debate. Um bando de gente falando besteira, um ofendendo o outro, sem discussões que valham a pena.
CurtirCurtir
Provavelmente Petista comentando em seu blog, lamentável. Só digo algumas palavras; Requião encheu Curitiba de favelas, monopolizou o canal 9 a seu favor em detrimento da Constituição Federal que proíbe propaganda para si próprio com dinheiro público; Denegriu a imagem de Jaime Lerner, o politico mais íntegro do Paraná e, principalmente de Curitiba, que fez ambas surgirem e tornarem-se potência no cenário nacional e internacional; junto com a Gleisi trancaram recursos ao Paraná, só para prejudicar o Beto Richa em detrimento do povo Paranaense. Requião Ditador, Gleisi fantoche de um partido bolivariano!
CurtirCurtir