Filmes sobre o golpe e ditadura militar-empresarial no Brasil (1964-1985)

ditadura.jpg?w=1181&h=827

Uma lista elaborada por mim de filmes sobre o golpe e sobre a ditadura militar-empresarial que ocorreu no Brasil entre 1964 e 1985. Alguns deles têm a ver com a ditadura porque foram feitos durante o período. Vários em sua versão completa, outros apenas os trailers. Há uma enormidade de outros filmes sobre as ditaduras da América Latina, mas isso fica para uma outra lista. Esqueci algum? Favor informar nos comentários.

Tarso Cabral Violin – autor do Blog do Tarso

Filmes completos:

O dia que durou 21 anos

Cidadão Boilesen

Jango

Lamarca

Marighella

Batismo de Sangue

Pra frente Brasil

O que é isso, companheiro?

Zuzu Angel

Eles não usam black-tie

Cabra Cega

Lula o filho do Brasil

Peões

Brizola – tempos de luta

Ditadura – tempo de resistência

Perdão Mr. Fiel

Condor

Paula – A história de uma subversiva

O bom burguês

Araguaia: Campo Sagrado

Araguaya conspiração do silêncio

Kuarup

Documentário chileno

Oitenta anos de Resistência – A História da UFPR

Corpo em delito

O ano em que meus pais saíram de férias

Hércules 56

Nunca fomos tão felizes

Quase dois irmãos

O casamento

Vlado – 30 anos depois

Os fuzis

Manhã cinzenta

Libertários

Cabra marcado para morrer

O fio da memória

O caso dos Irmãos Naves

Que bom te ver viva

Dossiê Jango

Barra 68

Trailer:

Repare Bem

Ação entre amigos

Dois córregos

Cara ou coroa

Topografia de um desnudo

Uma longa viagem

Diário de uma busca

Tatuagem

A memória que me contam

Hoje

Sem link:

O profeta das águas

Os anos passaram (curta-metragem)

E agora, José? Tortura do sexo

13 comentários sobre “Filmes sobre o golpe e ditadura militar-empresarial no Brasil (1964-1985)

  1. COMO MILITAR DA ATIVA DESDE 1961 ATÉ 1990, ( EU ESTAVA LÁ, NO RIO DE JANEIRO, EM MARÇO DE 1964) MUITO ME AGRADARIA ASSISTIR FILMES SÔBRE AS ATROCIDADES ACONTECIDAS PÓS MILITARES ATÉ OS DIAS DE HOJE! TORNA-SE COMUM QUE OS DITADORES ATUAIS CUJO SOCIALISMO COMPRA PRINCIPALMENTE A MÍDIA, VENHAM A COMPRAR A POBREZA COM MIGALHAS, NÃO DEIXANDO QUE A INTELIGENCIA PREDOMINE POIS SERIA O FINAL DA COMPRA DE VOTOS!
    O FILME DO LULA PODE TER FEITO SUCESSO PARA A MIZÉRIA, COLOCANDO UMA REALIDADE EM FOCO E ESCONDENTO A REALIDADE LULA DA ATUALIDADE!
    SOU MILITAR, GRAÇAS A DEUS E ODEIO A TAL COMISSÃO ( $$$ ) PTRALHA DA VERDADE QUE NÃO SÃO NADA MAIS DO QUE REVANCHISTAS ANARQUISTAS QUERENDO GRANA DO GOVERNO REVANCHISTA QUE ESCONDENDO SEUS ATOS DE ROUBALHEIRA DO ERARIO PÚBLICO COM NEGOCIATAS COMUNAS FERE OS MILITARES PELA DÚZIA DE ERROS FATAIS COM ÓBITOS COMETIDOS, ; ENQUANTO ESCONDE OS MILHÕES DE ÓBITOS DA ATUALIDADE ACONTECIDOS GRAÇAS AS SUAS ADMINISTRAÇÕES CORRUPTAS QUE EVAPORAM A SEGURANÇA, A SAÚDE E A EDUCAÇÃO TENDO NAS MÃOS O VIRÚS DA CORRUPÇAO INFILTRADOS NA JUSTIÇA!
    NRHMueller

    Curtir

  2. TARSO, NÃO LEVE COMO UMA OFENSA! MAIS VOCÊ NÃO PASSA DE UM MEMBRO DA ESQUERDA CAVIAR! ANTES A “DITADURA” NÃO TIVESSE ACABADO E VOCÊS ESQUERDISTAS AINDA ESTIVESSEM CALADOS, HOJE VOCÊS PREGAM A DITADURA, SOCIALISTA, MARXISTA, COMUNISTA – COMO PREFERIR ! O SOCIALISMO É LINDO NA VIDA DOS OUTROS, MAS PRA VOCÊS NÃO! AGRADEÇA AO CAPITALISMO POR SEU BELO IPHONE, E TODO CONFORTO QUE VOCÊ VIVE! OU ENTÃO VÁ PARA CUBA, MAS VÁ MORAR COM OS ESCRAVOS DE FIDEL, PRA VOCÊ SENTIR O SOCIALISMO NO COURO!

    Curtir

  3. Interessante! Isso explica em partes a atual perseguição política aos empresários propiciada pela Gleisi e o Gustavinho. Quem sabe estão de revanchismo pela ditadura? A generalização é tão burra que beira o racismo. Querem criar uma nova lenda a de que empresário financiou a dita e ainda se beneficiou com isso, imagino que seja difícil acreditar que não foram só os ditos “comunistas” que foram perseguidos mas toda uma população, independente da classe social, tipo de trabalho ou forma. Pensem só um pouquinho mais, não vai doer

    Curtir

  4. Pingback: Filmes sobre o golpe e ditadura militar-empresarial no Brasil (1964-1985) | O LADO ESCURO DA LUA
  5. Pingback: 50 anos do golpe militar-empresarial de 1964 | Blog do Tarso

Deixe um comentário