Sugestões de temas para monografias de Direito Administrativo

direito-administrativo

Muitos leitores do Blog do Tarso solicitam sugestões de temas para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Direito Administrativo. Os temas que mais gosto de orientar na Universidade Positivo e em cursos de especialização no Paraná são os relativos às licitações, contratos administrativos, convênios e demais parcerias. Temas interessantes:

1. Regime Diferenciado de Contratações (RDC) para a Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos de 2016;

2. Desenvolvimento Nacional Sustentável e Lei de Licitações e Contratos Administrativos;

3. Terceiro Setor e as Parcerias com a Administração Pública;

4. Parcerias Públic0-Privadas (PPP).

Há, claro, outros temas interessantes, como Regime Jurídico-Administrativo, Tribunais de Contas, Responsabilidade Civil do Estado, Organização Administrativa (fundações estatais de direito privado, agências reguladoras), controle popular da Administração Pública, nepotismo, Pregão, processo e atos administrativos, etc.

Qualquer que seja o tema é interessante levar em conta os paradigmas que influenciam o tema a ser estudado, como o Estado do Bem-Estar Social e neoliberalismo, a Administração Pública Burocrática, Gerencial e o patrimonialismo, etc.

Boa pesquisa!

16 comentários sobre “Sugestões de temas para monografias de Direito Administrativo

  1. Que tal: “A Independência Dependente do Legislativo e do Judiciário” , “O Descontrole dos Órgãos de Controle e Reguladores” ou ainda “Concessões: Amizade ou Apenas Corrupção”

    Curtir

  2. presado amigo concordo com você.Estou no ultimo período do curso de direito.Meu professor orientador não aceitou o meu tema para o T C C :CONCURSO PÚBICO PARA ADVOGADOS COMANDAR AS CCJS,QUAL a sua opinião sobre o assunto.

    Curtir

  3. “presado” amigo,
    acho que você deveria refazer toda a faculdade de direito! quem sabe refazer até o ensino fundamental!
    “abrassos”

    Curtir

  4. Olá, quero um tema sobre licitações mais não seu bem o que pensei em falar sobre o despreparo de algum integrantes da comissão licitatória. Seria um bom tema?

    Curtir

  5. O que acha do tema para TCC sobre as exigências editalícias para habilitação de capacidade técnica , abordando a diferença de capacidade técnica profissional e operacional, principalmente para elaboração de projetos arquitetônicos.

    Curtir

  6. Bom dia.
    Irei começar a minha esse semestre. Quero falar sobre modalidade pregão. (PRESENCIAL E ELETRÔNICO) Algo sobre exigências editalícias para concorrência. Pois em várias licitações muitas empresas participam, mesmo sem ser do ramo do objeto especificado. .

    Curtir

  7. Boa tarde Doutor.
    Estive nos últimos dias pesquisando sobre o tema que discorre sobre a contratação de Sociedade de Advogados pela administração Pública, enquadrado no art. 25 da Lei 8.666/93. Logo, me deparei com a assentada da AGU, no Despacho do Consultor – Geral n°. 00664/2016, na Ação Declaratória de Constitucionalidade n°. 45.
    Enfim, pensei em desenvolver o meu TCC nesse assunto com enfoque nos institutos tratados como requisitos para tal contratação, quais sejam:
    a) Existência de Procedimento Adm. Formal;
    b) Notória Especialização Profissional;
    c) Natureza singular do Serviço;
    d) Inadequação da prestação do serviço pelos próprios profissionais da Adm. Pública;
    e) Preço compatível com o do mercado
    Desculpa pela extensão, mas gostaria muito de sua opinião.
    Desde já, agradeço.

    Eliézer Moreira

    Curtir

Deixe um comentário