A briga pelo Senado em 2014 já começou

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni, acabou de dizer que é pré-candidato ao Senado em 2014. Além disso ele criticou o atual senador tucano Alvaro Dias.

Ou seja, a eleição para a única vaga do Paraná ao senado já começou, lembrando que as outras duas foram preenchidas em 2010 por Roberto Requião (PMDB) e Gleisi Hoffmann (PT), que está licenciada por ser Ministra da Casa Civil, e em seu lugar está seu suplente, o advogado Sergio Souza (PMDB).

A briga será boa dentro do PSDB. Se bem que é bem possível que Alvaro Dias saia do PSDB antes disso, caso ele não se torne o presidente nacional da sigla.

Ratinho Junior (PSC) não será candidato ao senado, pois ainda não terá 35 anos em 2014, idade constitucional mínima para o cargo de senador. Provavelmente será candidato a vice-governador. E para ele tanto faz ser vice de Gleisi, Roberto Requião (PMDB) ou Beto Richa (PSDB). Com um pouco mais de chances para Requião, por ele ter apoiado Ratinho no segundo turno em Curitiba.

Osmar Dias (PDT), só concorrerá ao senado se Alvaro, seu irmão, não for candidato. Mas é forte candidato.

Caso o PT tenha candidato ao senado, os nomes podem ser Paulo Bernardo, Jorge Samek ou André Vargas. Mas é difícil que o PT tenha candidato ao senado, já que precisará de uma ampla aliança para eleger Gleisi Hoffmann como governadora. O mais provável é que Osmar Dias seja o candidato de uma aliança PT-PDT em 2014, apoiada pelo prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT).

Minhas apostas?

Alvaro Dias não será candidato, pois provavelmente será o presidente nacional do PSDB, não vai querer passar pelo constrangimento de perder internamente para Rossoni e nem vai concorrer contra seu irmão, Osmar.

Beto Richa governador, Flavio Arns vice e Rossoni senador. Chapa pura tucana que tende ao fracasso total. Apoiará Aécio Neves para presidente.

Roberto Requião governador, Ratinho Junior vice e Orlando Pessuti senador, que promete levar Requião para o segundo turno. Apoiará Dilma ou Lula para presidente, franco favoritos.

Gleisi governadora, um vice de partido da base de apoio de Dilma como PT, PV ou PSD e Osmar Dias senador. Promete levar Gleisi para o segundo turno e eleger Osmar Dias senador. Apoiará Lula ou Dilma para presidente, franco favoritos.

Anúncios

5 comentários sobre “A briga pelo Senado em 2014 já começou

  1. Gleisi tinha que deixar essa ambição de Governo do Paraná em 2014 pra lá, e focar 2018… No Palácio Iguaçu ou no da Alvorada. Richa vai se reeleger, é algo natural infelizmente… e o Requião ainda tem base de eleitores forte. Seria perda de tempo pra curitibana..

    Curtir

  2. nossa… nunca vi tanta besteira escrita em um lugar só… meu deus…agora posso dizer com toda certeza: você nao entende nada de politica

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s