Dilma escolhe Prof. Dr. Luiz Edson Fachin do Paraná como novo Ministro do STF

tn_280_651_Luiz_Edson_Fachin_novo_ministro_STF_18-06

O jurista paranaense Luiz Edson Fachin foi indicado pela presidenta Dilma Rousseff (PT) para ocupar a vaga aberta do ministro Joaquim Barbosa, já aposentado.

O professor é progressista no Direito e politicamente, com diálogo com os movimentos sociais.

Fachin é professor titular de Direito Civil da Universidade Federal do Paraná, um dos maiores juristas do Paraná e um dos maiores civilistas do Brasil.

É advogado, e também professor visitante do King’s College (Londres) e presidente da Academia Paranaense de Letras Jurídicas, já foi Conselheiro da EBC – Empresa Brasileira de Comunicação, professor da Pontifícia Universidade do Paraná, mestre (1986) e doutor (1991) em Direito das Relações Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUCSP e graduou-se em Direito na UFPR em 1980. Pós-doutor no Canadá, professor visitante de vários cursos de pós-graduação no Brasil e no exterior; autor de diversos livros e artigos publicados no Brasil e no exterior; pesquisador convidado do Instituto Max Planck, de Hamburg (DE). Veja o seu currículo Lattes.

Ele é gaúcho de nascimento mas sua formação jurídica e profissional foi no Paraná e é o segundo paranaense no STF, depois de Ubaldino do Amaral.

O autor do Blog do Tarso, Tarso Cabral Violin, teve a honra de ser apoiado por Fachin quando se candidatou para a vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná, em 2013.

Parabéns professor!

8 comentários sobre “Dilma escolhe Prof. Dr. Luiz Edson Fachin do Paraná como novo Ministro do STF

  1. Pingback: De Clèmerson para Fachin: “é o mais preparado jurista paranaense de sua geração” | Blog do Tarso
      • Triste indicação…
        Facchin vai fazer inveja para o Toffoli e o Barrozo no quesito lulapetismo…
        ELEIÇÃO NO STF JÁ!!

        Curtir

      • Então vai. Quer dizer duas coisas: ou você acha que se o tesoureiro do PSDB for preso significa que o do PT é inocente, ou você acha que a prisão foi feita pela veja, pela mídia golpista e mi mi mi….acorda. A prisão ordenada por juiz impecável e inatacável, fundamentada, com provas, sendo que as demais que ele fez já foram mantidas pelo STJ, então vai dormir e para de defender ladrão em blog, não fica bem pra professor e jurista……

        Curtir

Deixe um comentário