As eleições para governador do Paraná em 2014

8 ago

Já estão definidos os três candidatos com chances de vitória para o governo do Paraná em 2014: o atual governador Beto Richa (PSDB), a senadora licenciada e atual Ministra da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT) e o senador e ex-governadsor Roberto Requião (PMDB).

Beto Richa está fazendo um péssimo governo e terá dificuldades em se reeleger. Ele está na briga se é ou não é o pior governador do Paraná de todos os tempos (veja a enquete ao lado). Alguns leitores entendem que ele é muito ruim, mas Jaime Lerner (PFL) e Moysés Lupion podem ter sido piores.

Se Beto perceber que não se reelege e com medo de entrar para o limbo da política, como ocorreu com o ex-prefeito de Curitiba derrotado na tentativa de reeleição, Luciano Ducci (PSB), pode ser que Richa saia candidato ao senado e Alvaro Dias (PSDB) entre na disputa para o governo.

Gleisi não será candidata apenas se não quiser. Não será candidata só se a presidenta Dilma Rousseff (PT) estiver mal nas pesquisas, o que é improvável, pois sua aprovação começa a melhorar. Nesse caso pode Osmar Dias (PDT) deixar de ser candidato ao senado e tentar o governo.

Requião quer a candidatura e não será apenas se o PMDB não deixar, o que seria um equívoco do partido. Há três correntes no PMDB do Paraná. A corrente da maioria dos deputados estaduais, que quer que o PMDB apoie Beto Richa em 2014, com a indicação do vice-governador no lugar de Flávio Arns (PSDB). A segunda corrente é a de Orlando Pessuti, que pretende apoiar Gleisi ou Beto, dependendo das conversas e das pesquisas. A terceira corrente é a que quer Requião candidato, composta pelo deputado federal João Arruda, pelo ex-prefeito de Curitiba Rafael Greca e por militantes do velho MDB de guerra. Requião no páreo é a garantia de segundo turno, o que é desesperador para Beto Richa, que vai fazer de tudo para deixar Requião de lado.

Beto fará dobradinha com Aécio Neves (PSDB). Gleisi com Dilma. Requião provavelmente também estará no palanque de Dilma, mas pode ainda ser o candidato de Marina Silva (PV ou Rede), caso Marina venho com um discurso de esquerda ou centro-esquerda, e não apolítico como fez em 2010.

2014 promete!

About these ads

12 Respostas to “As eleições para governador do Paraná em 2014”

  1. wilson costa 26/09/2013 at 13:42 #

    dos tres ruim o melhor e o requiao

  2. Helio 25/10/2013 at 9:31 #

    Beto Richa pior governador?? Não da nem pra responder uma patifaria dessas… O governo requião ACABOU com o Paraná e agora querem dizer que o Richa é o pior governador? Acho que quem escreveu esta matéria nao anda lendo os jornais pelo estado.. :/

    • Gih Mitxy 10/04/2014 at 3:40 #

      Acorda Hélio….quem não está a par da situação do Paraná é você.

  3. Leocadio Kurecke 14/12/2013 at 18:37 #

    Ter lado é importante, expressar um lado para receber vantagens é coisa de pilantra. Devias colocar os fatos como são. O Lerner é um dos homens mais respeitados do mundo, as inovações implantadas em Curitiba ainda são de vanguarda hoje. Porto Alegre agora esta copiando o sistema de corredores de Curitiba numa versão piorada. Isso em Curitiba foi feito a 30 anos atraz…..Lerner só aqui no Rio Grande do Sul tem 8 projetos inovadores em implantação. .

    • Tarso Cabral Violin 15/12/2013 at 16:06 #

      O governador Jaime Lerner foi o pior de todos os tempos, junto com o atual Governador Beto Richa

      • eliezer 19/01/2014 at 11:27 #

        JAIME LERNER ERA INTELIGENTE, POREM NO FIM DE SEU GOVERNO TENTOU PRIVATIZAR A COPEL E A SANEPAR SEM SUCESSO, POREM PRIVATIZOU O BANESTADO E IMPLANTOU O PEDAGIO NO PARANA, POIS A BR 277 QUE SAI PRAS PRAIAS PARANAENSES COBRA EM TORNO DE 16 REAIS DE PEDAGIO POR CARRO DE PASSEIO PARA RODAR EM TORNO DE 100 KILOMETROS GRAÇAS A JAIME LERNER E VOCE CARO LEOCADIO VEM ME DIZER QUE ELE FOI BOM GOVERNADOR, NO CASO EU GOSTARIA QUE VOCE PESQUISASSE A OPINIAO DOS PARANAENSES E COMO REALMENTE FOI O GOVERNO DE LERNER NO PARANA, É CLARO QUE ELE FOI BOM PREFEITO DE CURITIBA E FEZ COISAS BOAS, MAIS ALGUNS DE SEUS FEITOS DEIXARAM ONUS PARA OS PARANAENSES ATE HOJE…

      • Leocadio Kurecke 20/01/2014 at 0:26 #

        Sem discussão, apenas fiz um comentário sobre a politização das administrações. Na realidade as realizações deixaram de ser o objetivo, na luta pela hegemonia politica vale tudo. Apenas no comparativo de trajetória, de legado vejo que o do Lerner é infinitamente mais consistente que o do Requião. O do Lerner como profissional fora da politica todos conhecem o mundo conhece e reconhece. Me responda qual a profissão do sr. Roberto Requiao? O que ele fez fora da Politica? Você falou em pesquisar sobre o governo Lerner.. Pedágio, corrupção e privatização são ações de todos os governos lamentavelmente. Olha o que o PT está fazendo a nível Federal? Engoliu a ética que sempre pregou, tudo em nome da falsa governabilidade. Vão quebrar a Petrobras. Mas segue a vida, ou você acha que existe politico serio?

      • Tarso Cabral Violin 20/01/2014 at 16:07 #

        Pare de ver apenas a velha mídia…

      • Leocadio Kurecke 20/01/2014 at 19:32 #

        Velha Midea? Nínguem sabe quem é Requião fora do Paraná. fora dos meios políticos. Cita sem pesquisar um projeto dele como Senador, Você fala em velha Midea, mas defende a velha politica. Aqui no Rio Grande do Sul tem o Pedro SImom e o Pain, senadores que baseiam sua atuação apenas na retórica, no discurso. Pain embora seja do PT não assume posição de governo, dá discurso de oposição e vota com o governo…..nem nova, nem velha midea escondem isso. .O Fortunati prefeito de Porto Alegre, trouxe o Lerner para dois projetos apresentados como grandes novidades (aí em Ctba. são projetos da década de 80 – ÔNIBUS EXPRESSO 0 Ligeirão E A BILHETAGEM AUTOMÁTICA) ganhou a eleição no primeiro turno. Vemos a carência de bons projetos. Outra coisa o Governo Tarso Genro, retomou os pedágios, criou mais uma estatal (EGR) para cuidar dos pegadios. Moral, o valor está igual, só que sem guinchos, sem ambulâncias e o mato toma conta das rodovias.

    • eliezer 19/01/2014 at 11:29 #

      JAIME LERNER ERA INTELIGENTE, POREM NO FIM DE SEU GOVERNO TENTOU PRIVATIZAR A COPEL E A SANEPAR SEM SUCESSO, POREM PRIVATIZOU O BANESTADO E IMPLANTOU O PEDAGIO NO PARANA, POIS A BR 277 QUE SAI PRAS PRAIAS PARANAENSES COBRA EM TORNO DE 16 REAIS DE PEDAGIO POR CARRO DE PASSEIO PARA RODAR EM TORNO DE 100 KILOMETROS GRAÇAS A JAIME LERNER E VOCE CARO LEOCADIO VEM ME DIZER QUE ELE FOI BOM GOVERNADOR, NO CASO EU GOSTARIA QUE VOCE PESQUISASSE A OPINIAO DOS PARANAENSES E COMO REALMENTE FOI O GOVERNO DE LERNER NO PARANA, É CLARO QUE ELE FOI BOM PREFEITO DE CURITIBA E FEZ COISAS BOAS, MAIS ALGUNS DE SEUS FEITOS DEIXARAM ONUS PARA OS PARANAENSES ATE HOJE…

  4. Nathanyel Sandi 18/07/2014 at 8:42 #

    Acho engraçado que sua opinião Tarso não condiz com a opinião e a opção do povo do Paraná nas pesquisas, e ainda mais, a Gleisi só conseguiu se envolver em escândalos como ministra da casa civil.
    Seja mais auto-critico a Gleisi é uma péssima candidata!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 11.156 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: