Uma comparação entre as revistas Veja, Época, Istoé e Carta Capital

21 jun

3-capa

Curta o Blog do Tarso no Facebook aqui

Alterado no dia 06.04.2015

A velha mídia normalmente divulga as capas das revistas Veja, Época e Istoé e, quando questiono por que de não divulgam a também revista semanal Carta Capital, respondem que a tiragem é menor. Esse é o conceito da velha mídia de democratização da mídia?

Ora, a revista Veja tem tiragem de menos de um milhão de revistas, e vem caindo. A Época tem menos de 400 mil de tiragem e a Istoé menos de 300 mil, e também vêm perdendo leitores. A revista Carta Capital tem tiragem de mais de 100 mil revistas e vem crescendo, sendo que é uma das mais novas das quatro (Veja 44 anos, Época 13 anos, com a força das Organizações Globo, Istoé 35 anos e Carta Capital 16 anos).

Fiz uma análise entre as quatro revistas das edições publicadas na semana dos dias 13 a 15 de junho de 2011.

A Veja e Istoé saem perdendo no preço (R$ 9,90), enquanto Carta Capital e Época custam R$ 8,90.

Praticamente metade da revista Veja é composta por propagandas de página inteira (49% da revista), enquanto que na Istoé 45% é propaganda, a Época 35% e a Carta Capital apenas 14%.

Ou seja, a Veja, além de ser a mais cara, metade do preço o leitor está pagando em propaganda. A revista fatura, e muito, duplamente.

Sobre a linha editorial, a capa da Veja trata de matéria irrelevante, sobre longevidade das pessoas. A entrevista é com o grande Ministro do STF Joaquim Barbosa, mas foram feitas apenas perguntas infantis e tendenciosas a ele. Por exemplo, sobre o caso Battisti, que ele respondeu, acertadamente, de forma seca, que o que ele tem a dizer sobre o caso está em seu voto. Os colunistas da Veja são inexpressivos. Talvez o que salve é o ex-Ministro Mailson da Nóbrega. No restante propaganda, propaganda e propaganda, divulgação de cartas dos leitores mais conservadores possíveis, ataques normalmente exagerados ao Governo Dilma e defesa de políticos tucanos. Para fechar, a parte cultural da revista é a mais fraca das quatro.

A revista Época, das Organizações Globo, concorre com a Veja para o prêmio de pior revista semanal do Brasil. A Época trata sobre o tamanho do Estado em sua capa, e a matéria faz uma defesa cega das privatizações do Governo do tucano Fernando Henrique Cardoso, esquecendo de vários absurdos que ocorreram na década de 90 no Brasil. Faz uma apologia ao Estado Mínimo, esquecendo que nossa Constituição de 1988 prevê que busquemos um Estado do Bem-Estar Social. A revista ainda faz uma matéria/entrevista sobre o Partido “Novo“, uma partido “apolítico“ que não pretende ter políticos, o que até parece piada. Além de querer transformar o Brasil numa grande empresa, o que é um absurdo. Seus colunistas são tão ruins que o melhor é um professor que dá dicas de ginástica. Também com muita propaganda, a parte cultural da revista é ruim.

A revista Istoé também é muito fraca. Nem vou tratar do seu apelido (Quanto é), mas é um revista que tenta trazer questões pessoais da nova Ministra Gleisi Hoffmann a público, trata os bombeiros do Rio como marginais, trás uma entrevista patética com a irmã do Abilio Diniz, tem colunistas abaixo da crítica, e também com um setor cultural fraco.

A revista Carta Capital é uma exceção. É a mais barata, com menos propagandas, não tem o poder por trás de grandes impérios da mídia, mas conta com competentes colunistas, como seu editor Mino Carta, Celso Amorim, Luiz Gonzaga Belluzzo, Marcos Coimbra, Delfim Netto (sim, a revista é pluralista), e o melhor comentarista esportivo do Brasil, o Doutor Sócrates. Ainda é ótima e divertida a seção Blog do Além, e seu setor cultural é o melhor das quatro revista de forma disparada.

Recomendo, portanto, que o leitor gaste seu estimado dinheirinho na revista Carta Capital, que vem crescendo, é a de melhor qualidade e não tem o discurso adesista ao grande capital.

Tarso Cabral Violin é advogado e Professor de Direito Administrativo, autor do Blog do Tarso, advogado do Bueno & Grande Advogados Associados, Mestre e Doutorando (UFPR) e Presidente da Associação dos Blogueiros e Ativistas Digitais do Paraná – ParanáBlogs

Curta o Blog do Tarso no Facebook aqui

152 Respostas to “Uma comparação entre as revistas Veja, Época, Istoé e Carta Capital”

  1. Wilber 23/02/2014 às 14:27 #

    Apenas a opinião de um esquerdopata.

    Curtir

  2. Dimas 07/03/2014 às 19:19 #

    Tarso, sinceramente não entendo a razão de publicar tantos comentários de pessoas que querem apenas desqualificá-lo. Na maioria dos blogues direitistas nenhum comentário que vá contra a opinião do dono é publicado. Não há porquê dar espaço a esses tipos.
    Quem quiser esbravejar contra o PT, a esquerda, que faça na seção de comentários da Folha.

    Curtir

    • Tarso Cabral Violin 07/03/2014 às 20:53 #

      Acho legal o debate…

      Curtir

    • Lucas 26/03/2014 às 11:30 #

      Como o blog do Paulo Henrique Amorim por exemplo que é um blog democrático de esquerda kkkkkkkkkkkkkk tá parei

      Curtir

  3. Lucas 03/04/2014 às 6:32 #

    A Carta Capital não precisa ter muitas paginas de publicidade, pois ja tem todo o apoio das estatais né? Que piada! Mas concordo que ela poderia entrar nas comparações de capa, na semana da condenação dos mensaleiros teriamos uma ótima capa sobre a extinção de uma espécie de perereca!

    Curtir

    • Tarso Cabral Violin 03/04/2014 às 8:09 #

      A Veja ganha mais dinheiro das estatais…

      Curtir

      • Lucas 03/04/2014 às 9:38 #

        Em valores absolutos pode ser que sim, mas com certeza ganha mto menos dinheiro por exemplar vendido, já que a Carta Capital recebe muito pro pouco que vende. O que justifica tanta publicidade estatal na CC não é a quantidade de exemplares vendidos ou a quantidade de público que ela atinge pois esses numeros são irrisórios, mas sim pelo peleguismo com o governo da Presidenta Lula (como diria a ministra Miriam Belchior).
        Ah, gostaria do seu comentário sobre a importante e histórica capa das pererecas na semana em que aconteceu algo pouco relevante que foi a condenação dos mensaleiros governistas.

        Curtir

      • Lucas 03/04/2014 às 9:43 #

        E a Veja recebe sim propaganda de estatal como qualquer veículo de imprensa com bom retorno publicitário, mas não apenas estatais mas sim qualquer empresa privada que quer ter sua marca exposta para um grande público. Já a sua Carta capital como tem vendas minguadas, não atrai nenhuma publicidade de empresa privada sendo sustentada quase que exclusivamente por Petrobrás, Caixa e Correios da vida.

        Curtir

      • Tarso Cabral Violin 03/04/2014 às 10:45 #

        Muito achismo, se informe melhor. Recomendo parar de ver TV

        Curtir

  4. Ton Santos 13/04/2014 às 10:24 #

    Muito bom o artigo, me ajudou a não assinar a revista “carta capital”

    Faz muito tempo que não leio tanta “baboseira”,

    De fato, não possui muitas propagandas de empresas, afinal a revista por inteiro é uma clara explanação de assuntos com viés tendenciosos e zeladores do interesses da ideologia esquerdista, ou seja, do governo vigente, logo todo seu conteúdo é uma propaganda!!!!!!

    É hilário um senhor afirmar que longevidade não é importante. Recentemente a “ONU” divulgou que o Brasil é uma das nações que mais envelhecem, e não estamos preparados para isto. Idoso aqui é descartado…

    Sem incentivo para mais velhos ficarem no mercado, Brasil vê idade da população avançar (Estado de Minas)

    FONTE:http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2014/04/13/internas_economia,518562/sem-incentivo-para-mais-velhos-ficarem-no-mercado-brasil-ve-idade-da-populacao-avancar.shtml

    Curtir

  5. Rogério Castellano 28/04/2014 às 22:14 #

    Cada um com a sua opinião e a revista até pode ser boa (não a li), mas Celso Amorim, Luiz Gonzaga Belluzzo e Delfim Netto declaradamente apoiam o governo atual, então parece existir uma tendência.

    Curtir

  6. Fernando 13/05/2014 às 9:31 #

    Tendenciosíssimo!!! Esquerdista!!

    Curtir

  7. Juliana 27/06/2014 às 15:55 #

    Tarso, você saberia me indicar alguma Revista como a Carta Capital só que mensal? Muito obrigada.

    Curtir

  8. JOSE R. N. DAMICO 09/07/2014 às 4:08 #

    Só que a Carta Capital, é a mídia oficial do governo. Só tende a crescer. OK???

    Curtir

  9. ascas 20/08/2014 às 18:01 #

    Vai se fuder

    Curtir

  10. GIULLIANNO 23/08/2014 às 7:29 #

    BOM MESMO É LER A BÍBLIA É DE GRAÇA,TRAZ VERDADEIRA SABEDORIA,NÃO É DE DIREITA,NEM DE ESQUERDA,MAS ESTÁ À FRENTE.

    Curtir

    • Lucas 26/11/2014 às 10:15 #

      PQP, que comentário lixo. Se mate por favor.

      Curtir

  11. Duta Machado 06/09/2014 às 10:38 #

    Além do envolvimento com o Carlinhos Cachoeiras, a maior gafe da revista Veja até hoje foi a malfadada e paupérrima indagação que recheou os argumentos petistas e principalmente do Lula: “ELE SABIA?”. Quando eu li aquilo na 6f anterior, não acreditei. Lamentei muito em não trabalhar em sua redação e não ter acesso à elaboração das manchetes. Teria perguntado: vocês estão malucos em sugerir um título ridículo como esse? ÀQUELA ALTURA, A MANCHETE MAIS LÓGICA DEVERIA SER: “QUANTO O CHEFE LEVA?”

    Curtir

  12. Luiz Ossian 13/09/2014 às 15:59 #

    Fraco e tendencioso é esse BLOG Petista Roxo de meia tigela. Falta so ele pedir pra essa FRAQUESIMA CARTA CAPITAL contratar o Dirceu, Genoino, Delúbio, e quem sabe o Guimarães pra trazer dinheiro na cueca. Cria vergonha e compra oleo de Peroba pra passar nessa cara de pau.

    Curtir

  13. Fernando Diego DA Silva 21/09/2014 às 23:37 #

    A VEJA NÃO TRATA SOMENTE DE POLITICA. TAMBÉM TRAZ OUTRAS BOAS MATÉRIAS. E PARA QUEM AINDA GOSTA DE RECEBER A MÍDIA FÍSICA EM PAPEL TODA SEMANA PARA LER EM HORÁRIO DE DESCANSO E NÃO FICAR TECLANDO COM UM DEDO EM UMA TELA DE 7 8 OU 10 POLEGADAS E NERVOSO QUANDO NÃO CONSEGUE CONECTAR A VEJA APESAR DE CARA AINDA É UMA BOA. TARSO GOSTO MUITO DO BLOG MAS NESTA MATÉRIA VOCÊ FOI TOTALMENTE TENDENCIAL A CARTA CAPITAL QUE TÃO ARROGANTEMENTE TEM O NOME DE SEU FUNDADOR OU SEJA UM EXEMPLO MOR DE COMO SER ARROGANTE E PREPOTENTE DO Sr CARTA.

    Curtir

  14. Ney Damacena 26/10/2014 às 4:01 #

    Por isso que eu prefiro ler um livro.

    Curtir

  15. Obama 31/10/2014 às 23:02 #

    Vc é um petralhão, não tem representatividade e nem a mínima condição para comparar estas revistas!! Carta Capital é completamente petralha e bolivariana!! Obviamente a Veja tem beneficiado e muito o PSDB!! Fora PT!! Impeachment já!!
    Derrubado decretão bolivariano da Dilma. A economia vai de mal a pior, inflação acima da meta, tesouro deficitário pela primeira vez desde o plano real. Iniciam os aumentos de combustíveis, energia elétrica, preços públicos represados. Só agora, após as eleições, a verdade sobre a economia surge! (canalhice quie só os bandidos petralhas sabem muito bem fazer!). 39 ministérios e mais de 40 mil cargos comissionados! Não irão enxugar a máquina, irão elevar impostos!! Canalhas!! Nós iremos pagar a conta do rombo!! E ainda houve fraude na apuração das eleições! Observe o horário na página do PT em que declaram que Dilma está reeleita – algo em torno de 19:30h ??????
    DE VOLTA ÀS RUAS!!! IMPEACHMENT AGORA!! E VAMOS MANTER O JUIZ SERGIO MORO NO PROCESSO DO PETROLÃO (PILANTRAS DO PT MANOBRAM PARA TIRÁ-LO DO CASO)

    Curtir

  16. naruhinabrasil 07/11/2014 às 22:48 #

    De todas as revistas citadas eu só não li a isto é. Não é dificil entender porque a veja tá a mesma pilha de lixo a anos. Por tras das cortinas com certeza devem ter amantes da ditadura e do governo collor.
    Nao concordo que a época é ruim. As matérias são em sua maioria bem escritas. Julgar a revista pela capa e matéria dessa semana é brincadeira.
    Por outro lado a Carta capital é realmente muito boa. Ela anda de mãos dadas com a época em qualidade. Mas as matérias da carta capital são meio babacas e pedantes. Eles usam muitas palavras estranhas e pouco usadas, em vez de manter um linguajar mais comum. muitas vezes tenho que olhar no dicionario as palavras estranhas.
    Um problema gravissimo de todas essas revistas são as muralhas de textos com letras pequenas, MUITO pequenas. Eu nao leio muito essas revistas pq eu nao enxergo muito bem mesmo com óculos. Poderia ter uma tiragem separada dessa revista com letras maiores, o preço mais alto e um maior número de páginas. Algo apenas para assinantes.

    Curtir

  17. Nelio Souto 18/11/2014 às 19:06 #

    Puts! Mas o autor nem se dá ao trabalho de explicar o que quer dizer com “ruim, pior, péssimo…” Compro (e leio) todas mas sou minimamente imparcial, ao contrário do caro colega autor do texto. Esperava um texto menos “achista” porque com o “achismo” não há argumento.

    Curtir

  18. Marcelo 06/12/2014 às 17:35 #

    Quanta bobagem num blog… Entrei pra dar risada…
    Patético…

    Curtir

  19. Carlos 25/01/2015 às 20:38 #

    Isso é ridículo! Não existe comparação. A Veja é uma revista, a Carta Capital é um panfleto do governo!!!

    Curtir

  20. Cícero 05/02/2015 às 12:52 #

    Texto totalmente tendencioso. Carta Capital é revista petista, partido e ideologias de controle estatal comunista/socialista defendidas discaradamente por esse Tarson.

    Curtir

  21. Mike 11/02/2015 às 13:38 #

    O escritor deste blog é que é totalmente tendencioso e esquerdista, dizer que a revista Carta Capital conta com os mais competentes colunistas, aí é forçar a situação. Não obstante deixar as 3 revistas de maiores circulação nesse segmento, como sendo as piores e dizer que os leitores devem optar pela Carta Capital, é no mínimo hilário. Esse comparativo tá mais para campanha publicitária em prol da revista Carta Capital, que para muitos leitores é totalmente tendenciosa a favor do governo da Sra. Dilma e também do Lulismo nesse país, do que realmente um artigo comparativo de forma profissional e anti-partidária. Lamentável.

    Curtir

  22. arthur donavann 17/02/2015 às 10:23 #

    E esse blogueiro recebe dinheiro de quem será? Provavelmente a Veja em seus 49% de propaganda fatura menos do que a carta caPiTal com seus 15% estatizado.

    Curtir

    • Tarso Cabral Violin 17/02/2015 às 18:41 #

      Apenas um imbecil pode achar que todos se vendem

      Curtir

    • Roger 08/03/2015 às 22:13 #

      Arthur, você é um tapado. A editora Abril, da sua querida latrina Veja, recebe milhões dos governos, notadamente do paulista, para incutir suas asneiras aos jovens nas escolas estaduais.

      Curtir

  23. Marcus Teixeira 17/02/2015 às 20:32 #

    Por que perdeu tanto tempo nas comparações e foi direto ao assunto, Tarso? Vc defende o governo e ponto.

    Curtir

  24. Francisco 19/02/2015 às 20:38 #

    Nossa, que texto ridículo! Carta Capital é uma revista cheia de propagandas de estatais, totalmente tendenciosa a este partido/quadrilha que está no governo! Já deu várias vezes motivos para desacreditar em suas reportagens. Já foi desmentida várias vezes! A qualidade das reportagens deixa a desejar.
    As revistas Isto é e Época são muitas parecidas no estilo de reportagem, a meu ver.
    Quanto a Veja, ainda é a melhor sim, não tem todas estas propagandas que este autor do blog diz que tem, ou seja, blog que falta com a verdade! Se não gosta de política, as reportagens variadas são de excelente qualidade!

    Curtir

  25. Roger 08/03/2015 às 22:11 #

    Veja colocou o editorial impresso brasileiro na latrina. Falar que Carta Capital é mais tendenciosa que o folhetim “tucano”, digo, da Abril é ser totalmente alheio à realidade. Péssimos articulistas – todos de rabo preso, parte cultural realmente vergonhosa, capas mentirosas, notícias inventadas e uma história de apoio e puxa-saquismo aos crimes da Ditadura Militar. Isto É e Época vão pelo mesmo (mau) caminho. Carta salva a pátria.

    Curtir

    • Lucas 09/03/2015 às 15:29 #

      Esse Tarso é um dos caras mais risiveis e patéticos da blogosfera governista. Como querer que alguem leve a sério essa tal Carta Capital, revista que publica tudo o que o governo quer em troca de verba de estatal. Veja recebe dinheiro de estatal? Recebe também, mas vende milhões de exemplares e recebe por que divulga para um grande publico de fato, e não deixa essa verba influenciar sua linha editorial, que historicamente sempre foi oposicionista, diferente da Carta Capital que tem meia duzia de assinante militante do PT e que deixa seu patrocinador maior influenciar na sua linha editorial tendenciosa e pelega.

      Curtir

  26. leo 14/03/2015 às 16:29 #

    Bom, o Sr. me desculpe sr Tarso, mas claro que vc e a referida revista são os os veiculos de comunicação que eu já li de 50 anos. vai puxar o saco do governo la na esquina.

    Curtir

  27. ledolodo 25/03/2015 às 19:16 #

    Obrigado pela informação. Li o assunto para saber sobre a tendência da revista EPOCA e é esta mesma que vou assinar.

    Curtir

  28. Marcos Alexandre B Lisbôa 26/03/2015 às 20:01 #

    Que texto é esse? Não sei se li uma análise das revistas semanais ou uma peça de publicidade. Durante a leitura, tive a impressão de ter ouvido um locutor dizendo: “Assine Carta Capital”! Foi a análise mais ridícula que já li.Acho que o autor deveria fundamentar os seus argumentos.

    Curtir

  29. Lucas 27/03/2015 às 9:04 #

    Esse pessoal de esquerda que cobra imparcialidade da Veja ou de qualquer outra revista é muito hipócrita. Não existe nenhum veículo de comunicação no mundo que seja imparcial, a própria Carta Capital que vocês veneram como ícone da imparcialidade, nunca foi, é uma revista de esquerda totalmente pró-PT. Isso vcs chamam de imparcialidade? Deixem a Veja ser parcial como todas as outras revistas do mercado brasileiro e mundial, nunca entendi essa perseguição à Veja. Se ela é a mais lida do mercado brasileiro, é pq conquistou essa credibilidade durante anos. Corram atrás. Quem sabe se a Carta Capital deixar de ser pelega do governo consegue algum sucesso.

    Curtir

  30. Ana Carolina 06/04/2015 às 14:59 #

    Olá Tarso, gostaria de saber de onde foram tiradas as informações que constam no texto, as porcentagens das comparações entre as 3 revistas.

    Curtir

    • Tarso Cabral Violin 06/04/2015 às 19:28 #

      Os números das tiragens da internet na época. As percentagens eu que fiz a análise e as contas, ou seja, eu sou a fonte das percentagens, com base na análise das revistas de uma determinada semana de 2011.

      Curtir

  31. Romeu Arcanjo 08/04/2015 às 10:47 #

    Historicamente, a Veja tem algumas matérias que são claramente tendenciosas. Contudo, mudou a história do país (para melhor) com outras tantas reportagens. Doa em quem doer, o PT é formado por bandidos e cabe à imprensa divulgar as mazelas dessa gangue. A Carta Capital esconde a roubalheira dos amigos do Lula. A Época é limitada. A Isto É é a segunda colocada em qualidade (só perde para a Veja). O artigo acima parece que foi feito por um petista doente..

    Curtir

    • Lucas 08/04/2015 às 14:07 #

      Parece?? Tenho certeza que foi

      Curtir

  32. Eriks 14/04/2015 às 14:34 #

    Defender a revista chapa branca do governo com “ares” de análise editorial imparcial passou bem longe deste texto, caso ainda não reste dúvidas…rsss

    Curtir

Trackbacks/Pingbacks

  1. Veja continua em decadência « - 11/07/2011

    […] algumas semanas fiz uma comparação entre as revistas Veja, Época, Istoé e Carta Capital. Hoje, analisando novamente a revista Veja da semana, percebo que as coisas não mudam. Continua […]

    Curtir

  2. Desafio final: Veja X Carta Capital « Blog do Tarso - 14/12/2011

    […] post Uma comparação entre as revistas Veja, Época, Istoé e Carta Capital, dos dias 13 a 15 de junho de 2011, demonstrou que metade da revista Veja era composta por […]

    Curtir

  3. CAPA HISTÓRICA: PELA PRIMEIRA VEZ NESTE PAÍS, UMA PUBLICAÇÃO NACIONAL DESAFIA O CARTEL DA MÍDIA PARA INFORMAR O LEITOR « Educação Política - 04/05/2012

    […] As revistas semanais Época (da Globo) e IstoÉ (Editora Três) e Carta Capital são as principais concorrentes da revista Veja, mas as três juntas não dão a tiragem da revista Veja.  A Época tem cerca de 400 mil; Istoé, 300 mil e Carta Capital, 100 mil (Blog do Tarso). […]

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 15.688 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: