Uma comparação entre as revistas Veja, Época, Istoé e Carta Capital

21 jun

Toda segunda-feira pela manhã o Jornal da Massa (Rede Massa/SBT) divulga as capas das revistas Veja, Época e Istoé. Já os questionei várias vezes sobre o motivo de não divulgarem a também revista semanal Carta Capital. Resposta: tiragem menor. Esse é o conceito deles de democratização da mídia?

Ora, a revista Veja tem tiragem de menos de um milhão de revistas, e vem caindo. A Época tem menos de 400 mil de tiragem e a Istoé menos de 300 mil, e também vêm perdendo leitores. A revista Carta Capital tem tiragem de mais de 100 mil revistas e vem crescendo, sendo que é uma das mais novas das quatro (Veja 44 anos, Época 13 anos, com a força das Organizações Globo, Istoé 35 anos e Carta Capital 16 anos).

Fiz uma análise entre as quatro revistas das edições publicadas na semana dos dias 13 a 15 de junho de 2011.

A Veja e Istoé saem perdendo no preço (R$ 9,90), enquanto Carta Capital e Época custam R$ 8,90.

Praticamente metade da revista Veja é composta por propagandas de página inteira (49% da revista), enquanto que na Istoé 45% é propaganda, a Época 35% e a Carta Capital apenas 14%.

Ou seja, a Veja, além de ser a mais cara, metade do preço o leitor está pagando em propaganda. A revista fatura, e muito, duplamente.

Sobre a linha editorial, a capa da Veja trata de matéria irrelevante, sobre longevidade das pessoas. A entrevista é com o grande Ministro do STF Joaquim Barbosa, mas foram feitas apenas perguntas infantis e tendenciosas a ele. Por exemplo, sobre o caso Battisti, que ele respondeu, acertadamente, de forma seca, que o que ele tem a dizer sobre o caso está em seu voto. Os colunistas da Veja são inexpressivos. Talvez o que salve é o ex-Ministro Mailson da Nóbrega. No restante propaganda, propaganda e propaganda, divulgação de cartas dos leitores mais conservadores possíveis, ataques normalmente exagerados ao Governo Dilma e defesa de políticos tucanos. Para fechar, a parte cultural da revista é a mais fraca das quatro.

A revista Época, das Organizações Globo, concorre com a Veja para o prêmio de pior revista semanal do Brasil. A Época trata sobre o tamanho do Estado em sua capa, e a matéria faz uma defesa cega das privatizações do Governo do tucano Fernando Henrique Cardoso, esquecendo de vários absurdos que ocorreram na década de 90 no Brasil. Faz uma apologia ao Estado Mínimo, esquecendo que nossa Constituição de 1988 prevê que busquemos um Estado do Bem-Estar Social. A revista ainda faz uma matéria/entrevista sobre o Partido “Novo“, uma partido “apolítico“ que não pretende ter políticos, o que até parece piada. Além de querer transformar o Brasil numa grande empresa, o que é um absurdo. Seus colunistas são tão ruins que o melhor é um professor que dá dicas de ginástica. Também com muita propaganda, a parte cultural da revista é ruim.

A revista Istoé também é muito fraca. Nem vou tratar do seu apelido (Quanto é), mas é um revista que tenta trazer questões pessoais da nova Ministra Gleisi Hoffmann a público, trata os bombeiros do Rio como marginais, trás uma entrevista patética com a irmã do Abilio Diniz, tem colunistas abaixo da crítica, e também com um setor cultural fraco.

A revista Carta Capital é uma exceção. É a mais barata, com menos propagandas, não tem o poder por trás de grandes impérios da mídia, mas conta com competentes colunistas, como seu editor Mino Carta, Celso Amorim, Luiz Gonzaga Belluzzo, Marcos Coimbra, Delfim Netto (sim, a revista é pluralista), e o melhor comentarista esportivo do Brasil, o Doutor Sócrates. Ainda é ótima e divertida a seção Blog do Além, e seu setor cultural é o melhor das quatro revista de forma disparada.

Recomendo, portanto, que o leitor gaste seu estimado dinheirinho na revista Carta Capital, que vem crescendo, é a de melhor qualidade e não tem o discurso adesista ao grande capital.

Tarso Cabral Violin é blogueiro (blogdotarso.com), advogado do Bueno & Grande Advogados Associados, Professor de Direito Administrativo da Universidade Positivo e Mestre em Direito do Estado pela UFPR.

About these ads

109 Respostas to “Uma comparação entre as revistas Veja, Época, Istoé e Carta Capital”

  1. John 21/06/2011 at 10:30 #

    Nada contra, mas achei esse post bem tendencioso. Como leitor dessas e outras, concordo em alguns pontos, mas a Carta também possui a sua quantidade de tendenciosidade.

    • Carolina 19/11/2012 at 14:12 #

      exato! concordo. este post eh tão tendencioso quanto a Veja. A carta capital apenas expressa abertamente sua linha editorial de esquerda. e não tem muita propaganda justamente por isso.

    • raimundo santos mendes 02/12/2012 at 23:36 #

      comentar que a longevidade não é importante so mostrar a profunda falta de conhecimento desse senhor,que pensando dessa maneira tenta jogar todo o esforço da ciência para prolongar a vida das pessoas no lixo o que é uma pena por que ate o momento não foi descoberto ainda nada mais importante que a vida.

    • Antonio Pereira 28/05/2013 at 8:37 #

      A Carta Capital, tem quase todas as propagandas de órgãos de governo como Banco do Brasil, Petrobras etc… constituindo-se claramente numa linha editorial de apoio ao governo que a subvenciona através das propagandas governamentais ( quase todas repito) de suas paginas. Nada contra expressar claramente sua linha porem a Carta Capital se coloca como “isenta”, como sendo a dona da “verdade factual” e todo o resto da mídia como com interesses escusos. O bom numa democracia ( por pior que seja) é o acesso as diversas posições que permitam ao leitor e só ao leitor o acesso ao que ele deseja. sem censura de espécie alguma.

      • Mauricio 09/06/2013 at 13:20 #

        Excelente argumentação Antônio Pereira.

      • fjones9 09/03/2014 at 11:09 #

        Discordo do Antonio e do Maurício. Pois, o Grupo Abril é o que mais recebe verba e na avaliação de dois anos atrás a Carta Capital nem entra nesta lista.

        Revistas

        Editora Abril – 1.296.649,00

        Editora Globo – 479.060,00

        Três Editorial (Isto É) – 266.201,00

        Editora Confiança (CartaCapital) – 118.794,00

        Editora Escala – 99.444,00

        Editora Brasil 21 – 70.889,00

        Elifas Andreato Comunicação Visual – 66.666,00

        AS Pedreira – Agência Jornalística – 66.528,00

        Padrão Editorial – 55.575,00

        Editora Alvinegra (Piauí) – 55.110,00

    • Iuri Braz 04/04/2014 at 23:54 #

      Tendenciosíssimo!!!

  2. ricardopereira@hotmail.com 21/06/2011 at 11:18 #

    “Coincidentemente”, a Carta Capital defende com unhas e dentes os partidos da situação e, especialmente, o governo Lula. Por que será que o Tarso prefere a Carta Capital?

  3. Fabio 21/06/2011 at 12:05 #

    KKKK, eu sei o por quê!! Simplesmente por quê o dr. Tarso, era funcionário comissionado da CELEPAR… provavelmente ele é membro do PCdo B.

    Sem esquecer, que pelo Dr. Tarso, teríamos Cuba e a Ex-URSS , como vitrines e doutrina para nosso país

    • Tarso Cabral Violin 21/06/2011 at 12:15 #

      Para pessoas mal informadas defender nossa Constituição Social é defender o socialismo. Ignorância ou má-fé?

      • Andresa Martins da Silva 12/11/2012 at 11:35 #

        Má-fé é o que se vê neste seu artigo. E pensar que resolvi lê-lo antes de tomar minha decisão de assinar a Época. Ao invés de você ter se dado ao “trabalho” de digitar tantas linhas, podia ter apenas escrito “para mim todas são ruins, exceto a Carta Capital” que daria no mesmo.

      • andresamartins 12/11/2012 at 11:36 #

        Má-fé é o que se vê neste seu artigo. E pensar que resolvi lê-lo antes de tomar minha decisão de assinar a Época. Ao invés de você ter se dado ao “trabalho” de digitar tantas linhas, podia ter apenas escrito “para mim todas são ruins, exceto a Carta Capital” que daria no mesmo.

  4. Botecoterapia 21/06/2011 at 18:58 #

    Tarso tenho a impressão de que “preferência” pelas revistas “fofoquentas” e exatamente por que os “donos” da Rede Massa vivem da massificação. Dificilmente a Carta Capital vai falar do programa do Ratinho ou do Jornal da Massa ao passo que a veja e istoé vira e mexe estão citando o “roedor pai”.

  5. Andre passos 22/06/2011 at 7:50 #

    Tarso a analise feita me parece quase perfeita, mas não posso afirmar totalmente porque a mais de 10 anos não leio veja, alem da revista ser um partido é mentiroso, como muito bem provou o dossiê do Luis Nassif.
    Sobre a carta capital que faço questão de ir ate a banca comprar desde do forum mundial social, recomendo a coluna Brasilianas que é ótima.

  6. Celso Brasil 22/06/2011 at 9:16 #

    Só não foi dito que a Carta Capital é cega em relação ao PT. Defende o governo atual cegamente e não coloca em manchete os escândalos (diários) do poder vermelho que se apoderou do Brasil.

    • antonio barbosa filho 24/10/2011 at 10:05 #

      “Poder vermelho”! Pelo jargão já se vê que o comentarista é mais uma viúva da Guerra Fria, nos tempos em que o Capitalismo ainda funcionava (para poucos, é claro) e os eram sempre os perigosos comunistas.
      Estamos no século 21, amigo, acorda!

      • Denis 13/04/2012 at 4:33 #

        Como se o socialismo nao fosse coisa ultrapassada TAMBEM tsc tsc

    • João Vieira Filho 04/01/2013 at 16:59 #

      Tem que lembrar que quem pauta a Veja, é o bicheiro cachoeira.

      • latc 14/08/2013 at 8:08 #

        Quanta besteira…até rima…

  7. DEIVIDI 22/06/2011 at 11:58 #

    Já passei por todas estas revistas quando novo. Meu pai vendia assinaturas de revistas e me ajudou muito na formação. Quando deparei com a Carta Capital e comecei a ler a parte de economia, fiquei extasiado. Mas de lá para cá coisas mudaram. Foi melhor quando o PT não era governo. Melhor ainda quando era oposição ao neoliberal. A qualidade técnica é indiscutível e seus colunistas não precisam de maior destaque, visto que suas qualidades explicam por si só!
    Concordo com o Sr Tarso, porém as revistas estão caindo da média para baixo. Os jornais e revistas precisam mudar a forma de fazer notícia. Não gasto dinheiro com informação atrasada e que já assisti na TV. Prefiro os debates de idéias e novas posições.

  8. Thiago 27/06/2011 at 1:24 #

    Concordo plenamente com o autor da comparação entre as revistas.

  9. Gabriel Birkhann 16/08/2011 at 15:28 #

    Leio ambas.Comprei uma edição da Carta e tenho um monte da VEJA,inclusive as edições de 2003-04-05-06 que ganhei.ÉPOCA e ISTOÉ pego na Biblioteca e com o Bibliotecário,que assina particularmente,também.

  10. MillTurn 29/08/2011 at 2:48 #

    Putz… ainda ta com o PT na cabeça hein…

    Esqueçe os caras… vc foi muito tendencioso nessa ai Tarsinho…

  11. Sidnei 31/08/2011 at 9:29 #

    Mentiras e tendencias, este deveria ser o título do texto.
    Mentiras quanto às circulações pois carta capital não tem nem 40 mil de circulação, tendencia nos argumentos e até na foto maior da carta capital, que não deixa de ser uma boa leitura, porém o blogueiro foi infeliz em publicar os dados achando que os leitores engoliriam.

    • Tarso Cabral Violin 31/08/2011 at 11:02 #

      Esse deve adorar a Veja!

      • Barnabé 23/11/2011 at 9:49 #

        Deprecio as demais revistas, leio carta capital, mas concordo com muitos. Tarso, vc foi abertamente tendencioso e parcial.

      • Sergio 18/10/2012 at 11:08 #

        Não é porque as outras revistas falam de modo mais aberto da realidade nacional que os leitores,logo se conclui,pessoas politizadas vão passar a ler Carta Capital,uma revista nitidamente de esquerda revanchista e mentirosa,somente lerão essa revista aqueles que não tem cultura,mas,nunca,aqueles que já eram acostumados a ler de modo crítico as outras revista,enfim,esse jornalismo de Carta Capital,é tendencioso e hipócrita.

  12. Daniel Silveira 02/09/2011 at 21:52 #

    Nossa, muito tendencioso esse “artigo”. Mesmo porque comparar só um exemplar de cada revista é como provar que um time de futebol é horrível ou ótimo, analisando somente um único jogo. E, desculpe-me me intrometer, mas Dr. Socrates não é o melhor comentarista esportivo do Brasil, prefiro o Paulo Vinícius Coelho, vulgo FVC… rsrs

  13. Paulo 10/09/2011 at 17:03 #

    Tá de brincadeira. A revista Veja vende mais de 1.200.000 revistas por semana.
    Carta Capital nem 50.000 porque será. Graças a Deus até Cuba já se tocou que o comunismo não serve. Senão Graças ao Tarso ele teria mais esse argumento…

  14. Renato Mocellin 10/09/2011 at 23:05 #

    Muito bom o artigo. Pena que os filhotes da Guerra Fria continuem opinando de forma fascista e tendenciosa, aliás característica essencial das revista que eles defendem. O que esta pseudo-elite não suporta é que Lula foi o melhor e o mais popular Presidente da História do Brasil. Carisma e inteligência não se adquire em Universidades, aliás existem muitos doutores que não passam de uns debilóides. O PT ficará no poder mais oito anos, no mínimo, portanto esperem sentados…. A Internet é maravilhosa, pena ter que ler comentários idiotas. Estou opinando apenas para defender o blogeiro das acusações de meia dúzia de energumenos. Infelizmente para muitos ” a internet é a cloaca dos ressentimentos, inveja, calúnias, impotência existencial, fracasssos profissionais”(Carlos Heitor Cony)

    • Tarso Cabral Violin 11/09/2011 at 18:18 #

      Obrigado!

    • Sergio 18/10/2012 at 11:13 #

      Se dependesse de vc não teríamos INTERNET e só agora conseguiríamos sair do país sem ter de implorar a anuência dos Castros,continue lendo só o que te interessa,assim vc ficará cada vez mais inteligente

  15. Nelson Fco Müller Jr 21/10/2011 at 10:40 #

    Excelente dia para todos.
    Parabéns ao Dr. Tarso por manter este Blog, sempre necessária a mídia para nossa comunicação.
    Desacreditei na grande mídia há muito tempo, quem financia dirige a opinião. Quando aparecer alguma grande mídia sem propaganda em anexa, talvez volte a acreditar
    Sinto que os debates em nosso país desandam facilmente para as velhas ideologias e o baixo nível nas rotulações momentâneas.
    Precisamos pensar o novo, esquecer ideologias, não há boas e ruins, apenas a conveniente para o momento.
    Imploro para os responsáveis dos comntários para que se apeguem aos fatos. Quando somos responsáveis à ensinar outros a pensarem temos grande responsabilidade.
    Provavelmente não haja a melhor ou pior revista, talvez haja o momento de cada uma, o possível para determinado fato.
    Devemos analisar a complexidade e a transdisciplinaridade que orienta a questão.
    Fraterno abraço.
    Nelson Francisco Müller Junior

  16. vicky 24/10/2011 at 22:10 #

    Olha, pode até ser que as revistas sejam tendenciosas e manipuladoras, concordo com tudo isso, mas esse artigo também é.

    Veja, Época e IstoÉ têm seus defeitos, porém não são intrumentos de lavagem cerebral pública como isso fez parecer. Apesar de concordar em certos pontos (principalmente no excesso de propagandas), achei esse artigo BEM parcial.

    • ana luiza 26/02/2013 at 18:46 #

      Exato! A Veja está longe de fazer lavagem cerebral. Agora esse BLOG… Pra quem estava comparando, o modo de se expressar desse Tarso foi ridículo. Melhor seria se ele fizesse um artigo com o título “A melhor revista: Carta Capital” ou “A única revista que presta: Carta Capital”. Assim eu não teria perdido o tempo que eu queria usar pra saber a opinião de alguém que não fosse parcial sobre as revistas Veja e Época

  17. Pedro 17/01/2012 at 16:30 #

    A revista Veja é a única que tem cara e coragem pra denunciar toda e qualquer barbaridade que acontece em nosso país. Pode ser “tendenciosa”, mas sem ela o Brasil estaria muito pior do que está agora.

    • rodolfo 19/01/2012 at 13:08 #

      Acho incrível que pessoas acreditem em imparcialidade, isso não existem, qualquer historiador sabe que o ato de se escolher um objeto já indica um certo gosto, como muito bem disse o autor Carlo Ginzburg. Mais indo direto aos fatos, toda parcialidade de Tarso, somente serve para mostrar sua opinião, pois todos, pelo menos quase todos, concordaram com o excesso de propaganda e a baixa qualidade das revistas Veja, Isto é, e Época.
      Pelo menos, a parcialidade de Tarso mostra quem ele é, ao contrário da Veja, principalmente, que pinta a sí mesmo como espelho de uma revista democrática, mais por outro lado é de propriedade do grup Naspers, cujo um dos donos, Daneil Malan, participou ativamente do Aprthaid.

    • Machado 02/02/2012 at 14:06 #

      Meu caro, eu discordo de você nesse ponto de achar que a Veja seja a iluminadora dos caminhos diante dos absurdos que vimos nas últimas gestões onde o Governo Lula atuou. As pessoas viram porque todo mundo que tinha uma emissora vagabunda de rádio que pega lá em Itapipoca da Serra, divulgou as MANCHETES! As pessoas em sua grande maioria não tem tanto tempo ou entusiasmo para adquirir exemplares literários ou informativos de papel (esqueceu da inclusão digital que está nos fazendo aparecer e discutir aqui?). As pessoas hoje não querem se dar o trabalho de tentar entender e procurar as razões do porque isso ou aquilo é escrito, por conta do próprio vício que aos poucos vão adquirindo, de querer obter informações de rápida assimilação e acesso da “rede mundial de computadores”. Independente do que que você por em uma revista ou em um jornal, as pessoas não vão se aprofundar nisso em sua maioria, vão querer imagens, manchetes, coisas que chocam, que dão na lata, entende? É isso que a compulsão digital silenciosa, que estamos vendo hoje se disseminar, faz com a cabeça das pessoas. Temos também o Analfebismo Funcional, que limita mais ainda a capacidade de estruturação de idéias e busca de mais conhecimento das pessoas. Então meu amigo, o problema não é a Veja, a Isto É, a Carta, Época ou qualquer meio de comunicação, pois eles te dão aquilo que você pede, através das tendências que você demonstra na sociedade. O problema está comigo, com você, e com todo mundo que perde tempo escrevendo aqui como se fosse um muro das lamentações, só esperando alguém que pensa diferente de você, para malhar como um Judas. Devíamos sim escrever, mas também abrir a boca para exigir os nossos direitos como brasileiros e “contribuintes” (engraçado esse termo para quem paga “contribuições” de forma mandatória). Você fica aí enjaulado em sua empresa sem poder sair e fazer um protesto contra isso tudo, e enquanto isso o teu patrão, fica rico por custa de um sistema que não pega ele, só você. E você empregador, fica dentro da sua redoma de vidro achando que nada vai destruir o seu império, só que se esquece que a cada ano você paga mais imposto, tem menos incentivo e acaba por uma tendência natural, se privando de crescimento, ou crescendo sozinho, ou virando alvo da Fazenda. Acordem, brasileiros e reinvidiquem o direito de terem suas “bolas” de volta, ao invés do “politicamente conformados” que essa geração progenitora da linha “calça colorida e coraçãozinho e amor para tudo” desenvolveu. Podem me bater os ofendidos. Abraço.

  18. Paulo Soares 04/02/2012 at 19:03 #

    Acho que basta dar Educação de qualidade para a população para que ela mesma saiba distinguir o tipo de imprensa que ela quer. Enquanto tratarmos a Educação como algo inatingível, vamos ter sempre essa lenga-lenga de uns poucos ensinando qual revista é a “detentora da verdade”.

    • Iuri Braz 05/04/2014 at 0:13 #

      Enfim um sinal de lucidez!

  19. Marcelo 18/03/2012 at 10:38 #

    Tarso , com todo respeito , isso e uma propaganda governista descarada . Carta Capital, como se sabe, é a Veja da esquerda. Ambas vivem de ideologias e de adjetivos. Ambas sabem tudo o que é bom para a nação e até para a humanidade . Em prol do senso critico eu recomendo que o leitor nao se atenha ou leve a serio nenhuma delas , leia ambas e tirem suas proprias conclusoes . A verdade vai estar ali no meio do caminho pois cada uma faz questao de distorcer am prol do lado que lhe e favoravel . Se nao for se informar e sim ler o que lhe agrada baseado em ideologia partidaria ai sim pode-se optar por A ou B .

    • Bia 31/03/2013 at 19:13 #

      Enfim, um comentario que vale… tudo tera seu bom e seu mal, melhor seja que cada individuo possa aproveitar o que ha de bom em cada (ja que nada eh absoluto), colocar de lado o que de mal ha, chegando, assim, a suas proprias conclusoes.. e parabens por ser capaz de registrar uma opiniao sem com isso ter de ofender o autor do texto.

    • Mauricio 09/06/2013 at 13:44 #

      Marcelo, finalmente uma opinião “iluminada”. Vamos combinar, todos somos tendenciosos, manipuladores, interesseiros. Isto é (sem trocadilho) o modus operandi da raça humana. Nos juntamos em guetos, tribos e nos achamos os reis da cocada. Quem tá fora de nosso cercadinho é idiota e merece 50 chibatadas na lomba. A esquerda usa os escritos de Marx (o Karl, não o Grouxo) como um crente citando a Bíblia. A vantagem do crente é que a Bíblia é um livro eterno. O Capital (sem trocadilho) é uma ideologia que fracassou. Sobraram duas ruínas: Cuba e a aprazível Coreia do Norte. A direita como é burrinha não sabe o que dizer. É capaz de votar no Lula pra presidente e no Malafaia pra deputado. Concordo com você. Leia tudo e tire suas próprias conclusões.

  20. Alguém 28/04/2012 at 19:03 #

    Afff recebeu quanto para fazer essa propaganda?
    Analise muito subjetiva e infantil…
    ah e “traz” (de trazer) é com “z” e não com “s”…

  21. Lucas 11/05/2012 at 9:57 #

    A Carta tem menos propaganda pq sua tiragem é ridicula e só quem compra é esquerdista, por isso a maior parte das propagandas da revista são de estatais que financiam a divulgação de mentiras e lavagem cerebral de esquerda. E o dono desse blog comunga com as idéias retrógradas e decadentes da Carta Capital e dos comunistas. Sabe onde o comunismo deu certo?? Só no livro de Marx.

  22. Paulo Cardoso 15/05/2012 at 18:51 #

    O petista e blogueiro Tarso, ganhou quanto de carta Capital pela matéria?

  23. bruno falce 22/05/2012 at 22:47 #

    quem se presta a um papel ridiculo deste…sinceramente……..tome vergonha…..

  24. Merano 09/06/2012 at 14:02 #

    Resumindo, não há nenhuma com opiniões isentas, inclusive os comentários do blogueiro Tarso…

  25. Lucas Novaes 09/08/2012 at 13:23 #

    Texto totalmente tendencioso. Carta Capital é propaganda socialista. Porquê deve ser tratada como uma revista especial, mesmo tendo tiragens bem menores que as outras?

  26. italobf 17/08/2012 at 12:38 #

    Texto totalmente tendencioso. Todas essas revistas são tendenciosas. Veja é a revista da direita, Carta Capital é a revista da esquerda…

  27. Lucas 18/10/2012 at 12:49 #

    A diferença da Veja e da Carta Capital é que a Veja é parcial por ideologia, e nao pq recebeu dinheiro de propaganda de alguma empresa (no caso da CC, de estatais) para falar o que o dono dessa empresa manda. A Veja tem anuncios pq é bastante lida, a Carta Capital que quase ninguem lê tem anuncio para fazer propaganda pro governo. Lixo por lixo, prefiro um lixo liberal do que um lixo governista.

  28. José Ramos Coelho 28/10/2012 at 22:05 #

    A imprensa no Brasil, com raras exceções, está do lado dos partidos conservadores. O mesmo se dá com a TVs. Num país que legou imensas desigualdades históricas, ser a favor do conservadorismo chega a ser acintoso e antiético. Eu não fico do lado do poder do capital, eu fico do lado do povo. Viva a Carta Capital! Parabéns Tarso, pelo seu blog!

    • latc 14/08/2013 at 8:07 #

      E fica ao lado do povo em Miami ou em Paris…? tem muita gente de esquerda riquissima lá…vai junto…

  29. Dimas da Cruz Oliveira 05/12/2012 at 17:18 #

    Olá Tarso! Meus parabéns por sua profunda análise crítica acerca das conhecidas revistas nacionais; você foi muito corajoso! Gostei particularmente do seu ponto de vista sobre o tema “cultura” em cada uma daquelas publicações.

  30. Leandro Souza 13/12/2012 at 14:17 #

    “Eu sou petista e leio a oficialíssima Carta Capital, que é maravilhosa.”

    E isso porcaria de blog ainda aparece no google!

    A tiragem é pouca porque é para circulação interna no partido. Se os esquerdistas não leem nem mesmo os textos dos autores que defendem vão ler revista?!

    • José Lopes Marques 26/12/2012 at 22:38 #

      A revista Veja se especializou em perseguir Lula e o PT,assim como Época,ambas da Abril.A Veja,através do seu diretor Policarpo Junior
      conforme gravações da Policia Federal,plantou um reportagem para
      prejudicar Zé Dirceu,atendendo um pedido de Cachoeira.Revista que
      atende pedido de contraventor,merece algum crédito?

    • Eduardo 24/01/2013 at 18:42 #

      tambem sou petista e acho que a Carta Capital e a unica revista que ficou contra as injustiças que as elites estão fazendo com o nosso amado companheiro José Dirceu. A Veja persegue o companheiro Lula e o seu governo e esquece que apesar de toda a corrupção e dos escandalos (caso Lulinha e telemar, Rosimery, Renan Calheiros, etc) foi o governo que mais deu dinheiro pro povo. Logo se eles roubaram eles roubaram dos ricos por que pobre não paga imposto. Esse papo que o Brasil tem uma das mais altas cargas tributária do mundo é papo furado da revista Veja e conspiração das elites golpistas.
      Chega de privatizações. Queremos empresas estatais que são historicamente mais eficientes e não estão sujeitas ao aparelhamento dos companheiros do partido…viva o poder do estado na economia e nas nossas vidas!
      Por isso da-lhe Dilma, Lula, Hugo Chaves, Fidel Castro!!!
      Viva o socialismo do seculo XXI!
      Parabens blogueiro Tarso. Você provou como é boa sua formação academica fazendo uma análise isenta, representativa. Não ligue se te disser que voce foi parcial e não teve nenhum rigor metodológico, isso tudo é frescura!!
      Afinal o PT está com tudo agora e o Brasil é a bola da vez. Nós somos o primeiro mundo…

      • ronaldo 14/04/2013 at 17:17 #

        PT e mensalão: eterno amor. PT e esconder 2005 no painel: coração a pique. PT e cotas em universidades, sem investir em educação para nao gastar dinheiro público e serrem reeleitos: forever.

      • Mariana Carvalho 08/06/2013 at 17:36 #

        “Logo se eles roubaram eles roubaram dos ricos por que pobre não paga imposto”.Que raciocínio de merda! Roubar é errado em qualquer situação. “Esse papo que o Brasil tem uma das mais altas cargas tributária do mundo é papo furado da revista Veja e conspiração das elites golpistas”. Certo em parte. Tem países europeus em que a carga tributária também é altíssima, mas a diferença é que aqui não vemos o retorno dos nossos impostos. Não acredito que Hugo Chavez foi um ditador e tal, pois é visível que a vida de muitos venezuelanos melhorou muito em sua gestão. Agora, dizer que Lula e sua trupe são ‘cumpanheiros’ ilibados é pra vomitar! E, supondo que o Brasil fosse socialista, você não acha que também haveria uma elite socialista detonando o país? O negócio não é ideologia x ou y, é a essência ruim do ser humano.

      • marcelo 24/11/2013 at 16:40 #

        Somos o primeiro mundo em homicídios, mortes no trânsito, saúde precária, presídios precários, educação precária, corrupção.
        Viva o socialismo do século XXI.

  31. Anderson Souzason 12/02/2013 at 23:12 #

    Muito bom! Comparação desnecessária, mas vale mais a Esquerda forte do que o hegemônico PIG com suas besteiras.

    • latc 14/08/2013 at 8:06 #

      Esquerda forte e cheia de corruptos…

    • Lucas 08/11/2013 at 10:56 #

      Comentário lixo… “PIG” é uma sigla inventada pelo retardado mental Paulo Henrique Amorim pra classificar toda a imprensa livre que não se enquadra na imprensa chapa branca pelega do PT do qual ele e a Carta Capital fazem parte. Da “imprensa” que em troca de uns trocados sujos em patrocinio do BB, Caixa, Correios, só vivem de bajular o governo Dilma.

  32. Elisa 21/02/2013 at 16:24 #

    Carta Capital na veia
    Veja na cadeia!

    • latc 14/08/2013 at 8:06 #

      Ha ha ha….

  33. ana luiza 26/02/2013 at 18:35 #

    Pensei que eu era a única, mas vi que muita gente percebeu o quão tendencioso é esse artigo. Pesquisei no Googlo “ÉPOCA X VEJA” querendo uma opinião imparcial sobre os acertos e erros de ambas (sou assinante da VEJA) e me deparei com um texto totalmente parcial. Não conheço bem esse Tarso, mas não perderei meu tempo lendo uma linha mais que for desse blog!

    • Leticia 23/10/2013 at 10:57 #

      continue então pesquisando no google… só não sei se seu cérebro vai atrofiar mais ou menos do que já está… meus pêsames a todos que leem comentários toscos como esse, inclusive a mim mesma por ler esse. Esse é o mundo do conhecimento Google. quáquáquá

  34. James 27/02/2013 at 18:26 #

    perdi meu tempo vindo aqui. Não me acrescentou nada, tomei foi antipatia da Carta Capital sem nem mesmo tê-la lido.

    • Rodrigo Costa 12/03/2013 at 16:24 #

      Os petralhas e sua eterna briga com a zelite!! kkkkkkk

  35. ronaldo 14/04/2013 at 17:10 #

    a carta capital eh revista carta-branca do governo, o mino carta elogiou a ditadura e esse post eh apenas opinativo, nao eh lá grande coisa a opinião do seu autor, generalizou que a veja n tem colunistas significantes, fez seu joguinho emocional esquerdista à cartacapital etc.

  36. Nelson Cunha 23/05/2013 at 22:03 #

    A Carta está cheia de publicidade estatal. Defende sempre o ponto vista do governo. Como chamar um revista assim de independente?

  37. Alvaro Carvalho de Cerqueira 01/06/2013 at 20:36 #

    Leio a Veja, Época e Isto É. Li Carta Capital algumas vezes, achei péssima. Além de tendenciosa, os textos não são muito claros, as vezes é preciso lê alguns parágrafos várias vezes para entender o que se estar querendo dizer. A revista Veja tem muito mais qualidade.

  38. nilo 05/06/2013 at 23:59 #

    Olha “companheiro” acho que só você não sabe que a carta capital é Petista desde criancinha, me ajuda aí.

  39. Nelson Cunha 13/08/2013 at 14:24 #

    Recomendação maculada pelo posição ideológica do autor. A revista brasileira mais dependente do Estado é justamente Carta Capital. Não há nada mais corrupto do que este governo, e como esperar qualquer condenação partindo de uma revista que deve a sua exstência ao PT?

  40. latc 14/08/2013 at 8:05 #

    A esquerda não tem competencia nem para ter uma revista que as pessoas leiam…

    • jaysonrex 02/09/2013 at 10:34 #

      Isto é mais de que comprovado. A Carta Capital mal e mal sobrevive. No que tange a revista veja, o campeão, ela consegue a façanha de “decair” (conforme a mentira invejosa deste blog) subindo de mês a mês a sua tiragem a ponto de ser hoje uma das revistas mais lidas no mundo. Sim, no mundo. Será que os esquerdopatas brasileiros e seus colegas latino-americanos aprenderão um dia falar e escrever a verdade? Provavelmente, não – nunca!

  41. Andre Al-Qaras 03/09/2013 at 0:08 #

    A verdade é que todas as revistas, jornais, etc..tem sua parcela de tendenciosidade.
    Não temos que formar nossas opiniões a partir das informações dos repórteres e textos dos colunistas. Um exemplo: A Carta Capital de 28/08/13, na reportagem sobre os ataques de armas químicas na Síria, levantou dúvidas sobre as informações da autoria e principalmente da veracidade sobre o uso de armas químicas…ficou muito claro que a revista era cética em relação as informações…Já a Veja, da mesma semana, não pontuou essa questão. Ficou bem claro que a revista acreditava naquilo sobre autoria e veracidade inclusive dos números de vítimas…o que ninguém ainda tinha certeza. Então nunca vamos saber da verdade absoluta dos fatos. O que temos que fazer é nos preparar para não sermos manipulados pela mídia. Temos que estudar muito sobre os diversos temas para detectarmos as informações tendenciosas, falsas e ignorantes, e não apenas engolir as notícias e lindos textos de grande colunistas de uma ou outra revista ou jornal. NÃO EXISTE REVISTA 100% COMPROMETIDA COM A VERDADE

  42. Henrique Sebastião 03/09/2013 at 19:36 #

    Na realidade, a que tem mais propaganda é a Carta Capital: pura propaganda comunista.

    Todos os esquerdopatas odeiam a Veja, a única que fala a verdade sem medo e não se enquadra no esquema politicamente correto…

  43. mauricio 27/09/2013 at 11:33 #

    Vai ser tendencioso assim lá na p.q.p.!!!!rsrsrsrsr

    As quatro revistas são fraquinhas

  44. svsfilho 07/11/2013 at 15:53 #

    Qual das quatro revistas é verdadeiramente independente? Veja. Qual das quatro revistas é financiada por estatal? Carta Capital. Qual delas tem maior credibilidade? Veja. Qual das quatro tem menor credibilidade? Carta Capital. Faça uma pesquisa e comprove isso. Qual é a mais lida? Veja. Qual a menos lida? Carta Capital. O número de anunciantes de veja é grande, sim claro, você prefere anunciar na Veja ou na Carta Capital? Veja. E isso é o que faz Veja poder criticar o governo, poder expor as besteiras que o governo faz, porque nao tem medo de perder os anúncios de estatais. Quem tem medo de perder anúncios de estatais? Carta Capital. Expus aqui com menos besteiras escritas qual das quatro é a melhor e qual delas é a pior, Já você, falou besteira meu caro. Agora desafio a você argumentar contra a lógica. Você falaria mal de quem te sustenta? Carta Capital é obrigada a falar bem do governo ele seja bom ou não. Afinal o Cão não morde a mão que o alimenta.

    • Lucas 26/03/2014 at 11:29 #

      Perfeito seu comentário, com a palavra Tarso que vai te xingar através do seu iPhone burguês e reacionário.

  45. Nelson Dantas 19/11/2013 at 8:16 #

    Sem brilhantismo, fico com Época e Carta Capital com nota 6 para as duas. Leitor do JB dos áureos tempos tenho dificuldade de ler nossos jornais também. Pouco acima do medíocre 6 o Le Monde Diplomatique a Revista Piaui conseguem manter reportagens inteligentes a despeito dos ataques ao fígado pelo engajamento “partidário”.

  46. marcelo 24/11/2013 at 16:35 #

    Essa carta capital é lixo.
    Cega em relação aos petralhas.
    Defensora de governo autoritário e ladrão de dinheiro público.
    Lixo.

  47. marcos 30/11/2013 at 13:07 #

    a melhor de todas é a VEJA,
    depois a ISTOE,EPOCA…
    precisamos de revista que exponha
    as falcatruas do partido do governo…
    isso é o que importa
    parabéns VEJA

  48. Alex 24/12/2013 at 11:35 #

    Kkk sério? Carta capital a melhor, mais completa e isenta? Tenho a impressão que o PT comprou a revista!

    • glauco 05/02/2014 at 10:12 #

      Carta CaPTal seria mais apropriada!!!!

  49. Marcelo 15/01/2014 at 20:32 #

    Que matéria tendenciosa. Se você fosse dono de uma revista não teria propagandas, igual a Revista Carta Cspital que é partocinada pelo Governo Lula/Dilma. Ademais, o crescimento da Carta Capital está ligado a administração petista. Acho que é perda de tempo questionar isso para você, no entanto a imprensa séria deve necessariamente ser patrocinada por anunciantes e não pelo estado.

  50. Lucas 06/02/2014 at 8:52 #

    Fala que a Época faz uma defesa cega das privatizações…. parece a defesa cega que vc faz da Carta CaPTal. E chamar Mino Carta de competente é pra rir mesmo, o cara é totalmente sem noção no que escreve.

  51. Wilber 23/02/2014 at 14:27 #

    Apenas a opinião de um esquerdopata.

  52. Dimas 07/03/2014 at 19:19 #

    Tarso, sinceramente não entendo a razão de publicar tantos comentários de pessoas que querem apenas desqualificá-lo. Na maioria dos blogues direitistas nenhum comentário que vá contra a opinião do dono é publicado. Não há porquê dar espaço a esses tipos.
    Quem quiser esbravejar contra o PT, a esquerda, que faça na seção de comentários da Folha.

    • Tarso Cabral Violin 07/03/2014 at 20:53 #

      Acho legal o debate…

    • Lucas 26/03/2014 at 11:30 #

      Como o blog do Paulo Henrique Amorim por exemplo que é um blog democrático de esquerda kkkkkkkkkkkkkk tá parei

  53. Lucas 03/04/2014 at 6:32 #

    A Carta Capital não precisa ter muitas paginas de publicidade, pois ja tem todo o apoio das estatais né? Que piada! Mas concordo que ela poderia entrar nas comparações de capa, na semana da condenação dos mensaleiros teriamos uma ótima capa sobre a extinção de uma espécie de perereca!

    • Tarso Cabral Violin 03/04/2014 at 8:09 #

      A Veja ganha mais dinheiro das estatais…

      • Lucas 03/04/2014 at 9:38 #

        Em valores absolutos pode ser que sim, mas com certeza ganha mto menos dinheiro por exemplar vendido, já que a Carta Capital recebe muito pro pouco que vende. O que justifica tanta publicidade estatal na CC não é a quantidade de exemplares vendidos ou a quantidade de público que ela atinge pois esses numeros são irrisórios, mas sim pelo peleguismo com o governo da Presidenta Lula (como diria a ministra Miriam Belchior).
        Ah, gostaria do seu comentário sobre a importante e histórica capa das pererecas na semana em que aconteceu algo pouco relevante que foi a condenação dos mensaleiros governistas.

      • Lucas 03/04/2014 at 9:43 #

        E a Veja recebe sim propaganda de estatal como qualquer veículo de imprensa com bom retorno publicitário, mas não apenas estatais mas sim qualquer empresa privada que quer ter sua marca exposta para um grande público. Já a sua Carta capital como tem vendas minguadas, não atrai nenhuma publicidade de empresa privada sendo sustentada quase que exclusivamente por Petrobrás, Caixa e Correios da vida.

      • Tarso Cabral Violin 03/04/2014 at 10:45 #

        Muito achismo, se informe melhor. Recomendo parar de ver TV

  54. Ton Santos 13/04/2014 at 10:24 #

    Muito bom o artigo, me ajudou a não assinar a revista “carta capital”

    Faz muito tempo que não leio tanta “baboseira”,

    De fato, não possui muitas propagandas de empresas, afinal a revista por inteiro é uma clara explanação de assuntos com viés tendenciosos e zeladores do interesses da ideologia esquerdista, ou seja, do governo vigente, logo todo seu conteúdo é uma propaganda!!!!!!

    É hilário um senhor afirmar que longevidade não é importante. Recentemente a “ONU” divulgou que o Brasil é uma das nações que mais envelhecem, e não estamos preparados para isto. Idoso aqui é descartado…

    Sem incentivo para mais velhos ficarem no mercado, Brasil vê idade da população avançar (Estado de Minas)

    FONTE:http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2014/04/13/internas_economia,518562/sem-incentivo-para-mais-velhos-ficarem-no-mercado-brasil-ve-idade-da-populacao-avancar.shtml

  55. Rogério Castellano 28/04/2014 at 22:14 #

    Cada um com a sua opinião e a revista até pode ser boa (não a li), mas Celso Amorim, Luiz Gonzaga Belluzzo e Delfim Netto declaradamente apoiam o governo atual, então parece existir uma tendência.

  56. Fernando 13/05/2014 at 9:31 #

    Tendenciosíssimo!!! Esquerdista!!

  57. Juliana 27/06/2014 at 15:55 #

    Tarso, você saberia me indicar alguma Revista como a Carta Capital só que mensal? Muito obrigada.

  58. JOSE R. N. DAMICO 09/07/2014 at 4:08 #

    Só que a Carta Capital, é a mídia oficial do governo. Só tende a crescer. OK???

Trackbacks/Pingbacks

  1. Veja continua em decadência « - 11/07/2011

    [...] algumas semanas fiz uma comparação entre as revistas Veja, Época, Istoé e Carta Capital. Hoje, analisando novamente a revista Veja da semana, percebo que as coisas não mudam. Continua [...]

  2. Desafio final: Veja X Carta Capital « Blog do Tarso - 14/12/2011

    [...] post Uma comparação entre as revistas Veja, Época, Istoé e Carta Capital, dos dias 13 a 15 de junho de 2011, demonstrou que metade da revista Veja era composta por [...]

  3. CAPA HISTÓRICA: PELA PRIMEIRA VEZ NESTE PAÍS, UMA PUBLICAÇÃO NACIONAL DESAFIA O CARTEL DA MÍDIA PARA INFORMAR O LEITOR « Educação Política - 04/05/2012

    [...] As revistas semanais Época (da Globo) e IstoÉ (Editora Três) e Carta Capital são as principais concorrentes da revista Veja, mas as três juntas não dão a tiragem da revista Veja.  A Época tem cerca de 400 mil; Istoé, 300 mil e Carta Capital, 100 mil (Blog do Tarso). [...]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 10.804 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: